CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 22 de novembro de 2020

Crônica

 

Olá turma !

Semana de:23/11a 27/11/2020

leia o texto e responda as questões, depois envie através do e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br

Tênis


Antigamente o tênis era um calçado modesto, de desenho tão simples, que passava despercebido. Mas então o tênis mudou: nova tecnologia, novo design (só a Nike tem 300modelos),formas e cores arrojadas, pregos correspondente elevados. Símbolo de status, inclusive, o tênis cresceu em importância. Até o trágico: Já se mata por um par de tênis, como aconteceu com o garoto Fábio Comune, 14 anos, baleado por um marginal em São Bernardo, porque não quis entregar seu tênis.

A Primeira reação diante de um caso destes é pedir a pena de morte. É o que faria qualquer pai ou mãe principalmente tendo filhos nesta idade. Isto se não pensasse em fazer justiça com as próprias mãos. Mas, depois desta primeira reação, que é automática, convém pensar um pouco, com menos automatismo.

O caso do infeliz Fábio não é o único. O roubo de tênis é um evento muito frequente, assim como é o roubo de mochilas, de relógios, de roupas. Ao redor das escolas, privadas ou públicas, gravitam bandos de pivetes, que, nessa terra de ninguém, se iniciam na criminalidade. A reação de pais responsáveis tem sido uniforme: mas guardas, mais muros, mais grades, mais advertências aos filhos. Que assim estão verdadeiramente sitiados e amedrontados.

Mas será que não está na hora de pensar em outro tipo de solução? Será que não é tempo de pensar nos pivetes como crianças , que querem exatamente o que outras crianças querem, só que sem a esperança de consegui-lo? Lembro-me da frase de um amigo, o microbiologista Jorge. Os sanai, referindo-se às bactérias que causam intoxicação alimentar, ele dizia : o problema é que esses micróbios gostam dos mesmos alimentos que nós. A questão é partir do problema para a solução. Por que não falar com os pivetes? Por que não convidá-los, eventualmente, para a escola? Por que não lhes oferecer os tênis – e os brinquedos, e as revistas em quadrinhos – que as crianças de classe média tantas vezes jogam fora?

Esta ideia pode ainda não ter chegado a seu tempo. Mas, no conflito com o outro, o jeito é se colocar nos sapatos – ou tênis – do outro. O que só poderá acontecer se o outro tem sapatos. Ou tênis.

Moacyr Scliar


Vocabulário:

gravitam – giram em torno de;

sitiados - presos em um determinado espaço


1_A crônica de opinião de Moacyr Scliar baseia-se em um fato ocorrido no cotidiano. Qual é esse fato?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2_O texto trata de assunto atual?--------------------------------------------------------------------------------

3_O texto sugere que o fato de os filhos estarem “verdadeiramente sitiados e amedrontados”:

a)_ é a condição para acabar com a violência.

b)-é uma consequência das providências tomadas pelos pais para protegê-los.

c)-é uma consequência esperada pelos marginais.

d)-é um meio de eliminar a criminalidade.


4_Assinale a alternativa que melhor apresenta o tema do texto:

a)-O assassinato do garoto Fábio Comune por um marginal .

b)_A reação dos pais diante da violência.

c)_A violência cometida por pivetes e sua possível solução.

d)-a defesa da sociedade contra os pivetes.


5_Como é possível, segundo o texto, relacionar bactérias ao problema dos pivetes?---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6_ Uma das alternativas abaixo não corresponde às soluções propostas pelo autor para resolver o problema abordado no texto . Assinale-a.

a)_Pensar nos pivetes como crianças, que querem exatamente o que outras crianças.

b)_Adotar a punição dos pivetes como primeira reação.

c)_Convidar os pivetes, eventualmente para frequentarem a escola.

d)_Oferecer aos pivetes os tênis , os brinquedos e as revistas em quadrinhos que as crianças jogam fora.


7_Caso uma pessoa presenciasse o roubo do tênis do garoto Fábio, citado no texto, ela denunciaria o roubo, imediatamente, pronunciando uma oração com sujeito indeterminado. Qual seria essa frase?

8_ A oração: Lembro da frase de um amigo, apresenta:

a)_sujeito inexistente.

b)_sujeito indeterminado

c)_sujeito desinencial

d)-sujeito simples.


9_ Marque com um x as orações sem sujeito:

a)_( ) Eles faziam o possível para ficarem em segurança.

b _ ( ) Fazia 15 dias que o fato ocorreu.

c_ ( ) Os garotos hão de vencer o preconceito.

d_ ( ) Há 10 anos perdi meu melhor amigo.


10_Complete a frase com a língua padrão:

a)_ ----------------------------assaltos naquela área . ( Choveu/ Choveram)

b)_ ----------------muitos pivetes naquela área. ( Havia/ Haviam)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma