Olá turma !
Semana de:23/11a 27/11/2020
leia o texto e responda as questões, depois envie através do e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br
Tênis
Antigamente o tênis era um calçado modesto, de desenho tão simples, que passava despercebido. Mas então o tênis mudou: nova tecnologia, novo design (só a Nike tem 300modelos),formas e cores arrojadas, pregos correspondente elevados. Símbolo de status, inclusive, o tênis cresceu em importância. Até o trágico: Já se mata por um par de tênis, como aconteceu com o garoto Fábio Comune, 14 anos, baleado por um marginal em São Bernardo, porque não quis entregar seu tênis.
A Primeira reação diante de um caso destes é pedir a pena de morte. É o que faria qualquer pai ou mãe principalmente tendo filhos nesta idade. Isto se não pensasse em fazer justiça com as próprias mãos. Mas, depois desta primeira reação, que é automática, convém pensar um pouco, com menos automatismo.
O caso do infeliz Fábio não é o único. O roubo de tênis é um evento muito frequente, assim como é o roubo de mochilas, de relógios, de roupas. Ao redor das escolas, privadas ou públicas, gravitam bandos de pivetes, que, nessa terra de ninguém, se iniciam na criminalidade. A reação de pais responsáveis tem sido uniforme: mas guardas, mais muros, mais grades, mais advertências aos filhos. Que assim estão verdadeiramente sitiados e amedrontados.
Mas será que não está na hora de pensar em outro tipo de solução? Será que não é tempo de pensar nos pivetes como crianças , que querem exatamente o que outras crianças querem, só que sem a esperança de consegui-lo? Lembro-me da frase de um amigo, o microbiologista Jorge. Os sanai, referindo-se às bactérias que causam intoxicação alimentar, ele dizia : o problema é que esses micróbios gostam dos mesmos alimentos que nós. A questão é partir do problema para a solução. Por que não falar com os pivetes? Por que não convidá-los, eventualmente, para a escola? Por que não lhes oferecer os tênis – e os brinquedos, e as revistas em quadrinhos – que as crianças de classe média tantas vezes jogam fora?
Esta ideia pode ainda não ter chegado a seu tempo. Mas, no conflito com o outro, o jeito é se colocar nos sapatos – ou tênis – do outro. O que só poderá acontecer se o outro tem sapatos. Ou tênis.
Moacyr Scliar
Vocabulário:
gravitam – giram em torno de;
sitiados - presos em um determinado espaço
1_A crônica de opinião de Moacyr Scliar baseia-se em um fato ocorrido no cotidiano. Qual é esse fato?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2_O texto trata de assunto atual?--------------------------------------------------------------------------------
3_O texto sugere que o fato de os filhos estarem “verdadeiramente sitiados e amedrontados”:
a)_ é a condição para acabar com a violência.
b)-é uma consequência das providências tomadas pelos pais para protegê-los.
c)-é uma consequência esperada pelos marginais.
d)-é um meio de eliminar a criminalidade.
4_Assinale a alternativa que melhor apresenta o tema do texto:
a)-O assassinato do garoto Fábio Comune por um marginal .
b)_A reação dos pais diante da violência.
c)_A violência cometida por pivetes e sua possível solução.
d)-a defesa da sociedade contra os pivetes.
5_Como é possível, segundo o texto, relacionar bactérias ao problema dos pivetes?---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6_ Uma das alternativas abaixo não corresponde às soluções propostas pelo autor para resolver o problema abordado no texto . Assinale-a.
a)_Pensar nos pivetes como crianças, que querem exatamente o que outras crianças.
b)_Adotar a punição dos pivetes como primeira reação.
c)_Convidar os pivetes, eventualmente para frequentarem a escola.
d)_Oferecer aos pivetes os tênis , os brinquedos e as revistas em quadrinhos que as crianças jogam fora.
7_Caso uma pessoa presenciasse o roubo do tênis do garoto Fábio, citado no texto, ela denunciaria o roubo, imediatamente, pronunciando uma oração com sujeito indeterminado. Qual seria essa frase?
8_ A oração: Lembro da frase de um amigo, apresenta:
a)_sujeito inexistente.
b)_sujeito indeterminado
c)_sujeito desinencial
d)-sujeito simples.
9_ Marque com um x as orações sem sujeito:
a)_( ) Eles faziam o possível para ficarem em segurança.
b _ ( ) Fazia 15 dias que o fato ocorreu.
c_ ( ) Os garotos hão de vencer o preconceito.
d_ ( ) Há 10 anos perdi meu melhor amigo.
10_Complete a frase com a língua padrão:
a)_ ----------------------------assaltos naquela área . ( Choveu/ Choveram)
b)_ ----------------muitos pivetes naquela área. ( Havia/ Haviam)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma