Intertextualidade
Olá, estudantes dos terceiros anos,
Caminhamos para o fechamento do bimestre! Não deixem de estudar e realizar as atividades de cada matéria.
Para esta aula, usaremos o caderno do aluno Aprender Sempre, videoaula do centro de mídias de São Paulo e outros textos para ampliação do repertório e conhecimento.
Assista à aula do CMSP,:
https://www.youtube.com/watch?v=CiPJYlWpX6Y
Se você acompanhou a aula, utilizando o caderno do aluno citado na mesma, já tem noção do que é intertextualidade.
Exercícios:
1. Analise os dois textos a seguir:
Texto 1:
Amor é fogo que arde sem se ver Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer; É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder; É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si é o mesmo Amor? Luís de Camões
Texto 2:
Monte Castelo
Legião Urbana
Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja ou se envaidece
O amor é o fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer
Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria
É um não querer mais que bem querer
É solitário andar por entre a gente
É um não contentar-se de contente
É cuidar que se ganha em se perderÉ estar-se preso por vontadeÉ servir a quem vence, o vencedor
É um ter com quem nos mata a lealdade
Tão contrario a si é o mesmo amor
Estou acordado e todos dormem
Todos dormem, todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade
Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria
Compositor: Renato Russo
Responda:
a) Que semelhanças há entre os textos?
b) Pesquisando sobre a vida dos dois autores, quem você acha que se aprofundou na ideia do outro (quem escreveu por último) ?
2. Nas propagandas, podemos ver muito a intertextualidade. Observe neste pequeno vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=BJZx9hRujfc&feature=emb_logo
Dê exemplo de alguma propaganda em que tenha intertextualidade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma