CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 8 de novembro de 2020

O apagão da leitura

 

Olá turma!

Semana de: 09/11 à 13/11/2020

Leia o texto e responda as questões a seguir, envie essa atividade pelo e-mail: jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov


O apagão da Leitura


Ler e não entender é chaga que afeta até a elite bem formada do país: o que você pode fazer para interpretar melhor os textos que lê?


O Brasil vive prosperidade mendiga na leitura. A escolaridade média do brasileiro melhorou como nunca na última década, assim como a inclusão no sistema de ensino. O brasileiro comprou mais de 469 milhões de exemplares de livros em 2011. O Plano Nacional do Livro e Leitura mapeou 900 atividades listadas pelo Estado para incentivo à leitura . Entretanto os sintomas do avanço parecem a ponta do iceberg do atraso se é verdade que nunca se leu tanto no país como na era da internet, também é fato que nossa qualidade de leitura, historicamente ruim, ganhou agora precisão de pesquisa.

O indicador do Alfabetismo Funcional 2011-2012, do Instituto Paulo Montenegro, em parceria com a ONG Ação Educativa, mostra que só 1 em cada 3 brasileiros com ensino médio completo é de fato alfabetizado (35%) e 2 em cada 5 com formação superior (38%) têm nível insuficiente em leitura . É gente que ocupa o refinado nicho das pessoas qualificadas do país – parcela significante da população, mas que , simplesmente, não entendem o que leem (…)


Adriana Natali


1_ Com base na leitura do texto, depreende-se que a autora, predominantemente,

a)_defende um ponto de vista sobre um assunto com argumentos convincentes.

b)_explica uma ideia que já foi comprovada por instituição de pesquisa.

c)_narra um episódio que exemplifica o problema citado.

d)_ descreve um problema no Brasil, sem defender nenhum ponto de vista.

e)_indica comandos que devem ser seguidos para minimizar o problema em questão.


2_Para substituir a palavra “chaga” em ler e não entender é chaga que afeta até a elite bem formada do país:...”, pode-se utilizar, mantendo o mesmo sentido, o termo:

a)_ferida

b)_problema

c)_questão

d)_desafio

e)_insatisfação.


3_Com base na interpretação do período “O Brasil vive Prosperidade mendiga na leitura”, pode-se reconhecer que a autora defende a tese de que

a)_O povo brasileiro está praticando uma leitura diversificada e com mais qualidade.

b)_Não houve nenhum avanço com relação à leitura dos brasileiros.

c)_O brasileiro não adquire , em sua formação acadêmica, as habilidades leitoras necessárias.

d)_O nível de leitura dos brasileiros está prosperando a cada dia devido à presença da internet.

e)_O brasileiro está lendo mais , porém ainda apresenta dificuldades em compreender e interpretar o

que lê.


4_Para comprovar a ideia de que o brasileiro está lendo mais, a autora fez uso de quais informações?

a)_Opção de especialistas

b)_Referências históricas.

c)_Dados estatísticos.

d)_Citação de livros ou filmes.

e)_Exemplos de casos reais.

5 _“ Entretanto os sintomas do avanço parecem a ponta do iceberg do atraso:...”. A conjunção “entretanto”, ao introduzir a oração destacada, estabelece uma ideia de

a)_Contrariedade em relação à informação que será mencionada posteriormente.

b)_Acréscimo de informação que complementa a ideia da oração anterior.

c)_Conclusão de um pensamento que foi mencionado anteriormente.

d)_Contrariedade em relação à informação mencionada anteriormente.

e)_Comparação entre dois problemas que persistem na educação dos brasileiros.


6_ “ Entretanto os sintomas do avanço parecem à ponta do iceberg do atraso:...”. A expressão em destaque quer dizer que

a)_o problema discutido é simples e de fácil resolução.

b)_não houve avanços no nível de leitura dos brasileiros , somente atraso.

c)_o problema em questão é bem maior e mais sério do que aparenta ser.

d)_o atraso na leitura dos brasileiros é devido à falta de estudo.

e)_houve muitos avanços na questão da leitura e os problemas que persistem são irrisórios.


7_ “É gente que ocupa o refinado nicho das pessoas qualificadas do país...”. A expressão destacada tem o mesmo sentido de

a)_posição social.

b)_espaço natural.

c)_lugar de destaque.

d)_minoria letrada.

e)_grupo majoritário.


8_ Qual é o Gênero textual deste texto?

a)_Notícia.

b)_Artigo de opinião.

c)_Fábula.

d)_Reportagem.

e)_Crônica.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma