CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quinta-feira, 24 de setembro de 2020

 



     Olá pessoal tudo certo , espero que sim . Tivemos um intervalo pois fiquei sem computador e celular mas agora já está tudo certo . 


     Neste final de setembro , nesta aula iremos estudar sobre a Era Vargas, ( 1930-1945), e posteriormente faremos uma revisão sobre conteúdos ministrados em aulas anteriores. 


     Como vocês sabem a Era Vargas dura exatamente 15 anos que foram ininterruptos com a presença de Vargas no poder . No período que antecede Getúlio , temos a chamada República Velha 1889-1930, nela políticos de São Paulo e Minas Gerais se alternavam no poder num processo que ficou conhecido como política do café com leite, contexto no qual as Oligarquias agrárias dominavam o processo político, vale lembrar que a população brasileira vivia no campo neste período, algumas características marcam este processo político, quais sejam : 


- O Coronelismo : Lideres políticos locais exercem o controle social e político das populações rurais, ´sobretudo com o voto do cabresto que era o controle dos votos dos cidadãos nas eleições o voto não era secreto , portanto os coronéis , políticos locais definiam , pela força, em quem a população tinha que votar .


-  Politica dos governadores , em troca de apoio na escolha dos deputados estaduais que eram diplomados pelo governo federal , os governadores davam apoio irrestrito ao presidente.


- Politica do café com leite , políticos de São Paulo , café, e Minas  leite, -se alternavam no poder federal, voltando as politicas econômicas para atender os interesses dessas oligarquias.


- Crise de 1929 abala as estruturas de poder, irrompe uma nova ordem .  


     Bom sabendo que Getúlio Vargas a principio fica 15 anos no poder fica a pergunta como ele fez para alcança-lo e como fez para permanecer por tanto tempo . 

     Nas eleições de 1929 Vargas vinha encabeçando a Aliança Liberal , um conjunto de instituições e grupos sociais que representavam anseios pela modernização do Estado brasileiro e diversificação econômica , e se opunha as velhas oligarquias agrárias que dominavam a máquina pública ,eram jovens tenentes do exercito ,industriais , profissionais liberais , de maneira geral camadas urbanas querendo a modernização do Estado , incluindo uma constituição moderna com o sufrágio universal e o voto secreto . Julio Preste vence a eleição , indicação do presidente Washington Luis derrotando Vargas, rompendo com a politica do café com leite . O vice de Vargas , João Pessoal é assassinado em 1930 na Paraíba . Com o apoio de diferentes camadas sociais com destaque para os industriais e o exercito , Vargas marcha de São Borja RS,para a capital do Brasil , á época Rio de Janeiro , e da um golpe civil militar dando inicio ao seu governo . 

     De início as promessas de modernização política e a construção de uma nova constituição não aconteceram , não foram cumpridas : passou a governar por decretos , nomeou interventores nos Estados pondo fim a eleições regionais , tudo isso com um único objetivo a concentração de poder , Descontentes os paulistas , ( Frente Única Paulista ), se revoltam e num levante declaram guerra as tropas federais , exigindo uma nova constituição e a nomeação de interventores paulistas . Este processo ficou conhecido pela Revolução Constitucionalista de 1932 , 9 de Julho , as tropas paulistas foram organizadas com a polícia militar e os voluntários .  São Paulo sai derrotado . Aqui na capital Santo Amaro, que era um município independente,  é anexado por Vargas a cidade de São Paulo como punição já que o contingente das tropas paulista era preenchido em parte com soldados desta região. Como resultado  Vargas nomea um interventor Paulista , convoca uma assembléia constituinte .

      Em 1934 uma nova  constituição é inaugurada , destaque para leis que regulamentam direitos trabalhista como jornada de 8 horas , férias , décimo terceiro , sufrágio universal , ensino primário gratuito , nacionalização de recursos do subsolo. Nesta constituição o presidente foi eleito pela assembléia e Vargas permanece no posto,, com eleições previstas ´para 1938 .

     Em 1937 Getúlio promove um golpe político inaugurando o Estado Novo , aqui há uma aproximação as claras com o regime fascista . O discurso oficial dizia que era para combater os comunistas e o chamado Plano Cohen , uma fantasia criada para embasar as repressões e o controle sobre os trabalhadores e grupos políticos oposicionistas ao seu governo . Vários pessoas são presas arbitrariamente, sindicatos e partidos políticos são postos na ilegalidade , simplesmente por fazerem criticas ao governo. Em destaque o escritor Graciliano Ramos que durante seu exílio no presidio da Ilha Grande escreveu Memórias do Carcere.  Por forças Nacionais e internacionais o Governo Vargas chega ao fim e o militar Eurico Eurico é eleito e fica no cargo de 1945 a 1961.    




  


A Era Vargas é um dos assuntos mais pedidos nas provas de história dos principais vestibulares. Resolva os exercícios abaixo . 



1- (Fuvest-SP/2000) “São Paulo não está apenas descontente. Está ferido na sua sensibilidade. O que a Revolução lhe pediu ele lho deu... Por que a Revolução tarda em restaurá-lo na sua autonomia e no governo direto de seus filhos? Cansado de viver como terra conquistada, São Paulo... pede apenas, à frente da administração de seus negócios, um de seus filhos que lhe compreenda o espírito e não lhe golpeie o coração”. (O Estado de S. Paulo, 27 de janeiro de 1932)

Explique os impasses políticos discutidos por esse jornal e indique seus desdobramentos.



2 -(UFRRJ-RJ/1999)

"Foi em 1930

que à frente da Revolução

Getúlio Vargas assumiu

a Presidência do Brasil.

Era um tempo novo que se abria

o desenvolvimento industrial

as leis trabalhistas ele cria

é a Previdência Social

Eram anos de conquista

e de grande agitação pelo poder

de 32 a 37,

aquele estadista

reprimiu os paulistas

comunistas e integralistas.

Mas não há quem esconda

seu valor de idealista,

basta falar em Volta Redonda, (...) "

(Gomes, Dias e Gullar, Ferreira. Dr. Getúlio: sua vida e sua glória. São Paulo, Civilização Brasileira, 1968. pp. 10 e 11)

a) Indique duas características do governo de Getúlio Vargas, no período entre 1930 e 1937.

b) Explique uma característica do Estado Novo.


3- (Mackenzie-SP/2004) Getúlio Vargas pôde, em 1937, inaugurar um novo governo, conhecido como Estado Novo. Sobre esse período, é correto afirmar que:

a) era caracterizado pelo exercício da democracia e das liberdades civis, em repúdio às idéias comunistas que ameaçavam a nação, dada a intenção desses grupos revolucionários de chegar ao poder por meio de um golpe.

b) diante da ameaça comunista, o Parlamento, as Assembléias Estaduais, assim como as Câmaras Municipais, passaram a legislar e a intervir em diversos assuntos da política nacional.

c) ocorreu a imposição de uma Constituição autoritária, influenciada pelas doutrinas fascistas que vigoravam em algumas nações européias, o que representou o início de um período de ditadura.

d) dentro do novo regime, graças à subordinação das corporações sindicais ao Estado, que passou a controlar a ação dos trabalhadores, houve a conquista de direitos trabalhistas, resultado da boa vontade das elites empresariais.

e) a conjuntura econômica internacional contribuiu para a consolidação do Estado Novo, que, diante da crise que ainda persistia no setor cafeeiro, aumentou o seu papel interventor, buscando solucionar o problema das exportações nacionais.



4- (FGV-SP/2004) Em 21 de dezembro de 1941, Getúlio Vargas recebeu Osvaldo Aranha, seu ministro das Relações Exteriores, para uma reunião. Leia alguns trechos do diário do presidente: "À noite, recebi o Osvaldo. Disse-me que o governo americano não nos daria auxílio, porque não confiava em elementos do meu governo, que eu deveria substituir. Respondi que não tinha motivos para desconfiar dos meus auxiliares, que as facilidades que estávamos dando aos americanos não autorizavam essas desconfianças, e que eu não substituiria esses auxiliares por imposições estranhas."

(Vargas, Getúlio, Diário. São Paulo/Rio de Janeiro, Siciliano/Fundação Getúlio Vargas, 1995, vol. II, p. 443)

A respeito desse período, podemos afirmar:

a) As desconfianças norte-americanas eram completamente infundadas porque não havia nenhum simpatizante do nazi-fascismo entre os integrantes do governo brasileiro.

b) Com sua política pragmática, Vargas negociou vantagens econômicas com o governo americano e manteve em seu governo simpatizantes dos regimes nazi-fascistas.

c) Apesar das semelhanças entre o Estado Novo e os regimes fascistas, Vargas não permitiu nenhum tipo de relacionamento diplomático entre o Brasil e os países do Eixo.

d) No alto escalão do governo Vargas havia uma série de simpatizantes do regime comunista da União Soviética e de seu líder Joseph Stalin.

e) As pressões do governo norte-americano levaram Vargas a demitir seu ministro da Guerra, o general Eurico Gaspar Outra, admirador dos regimes nazi-fascistas.


5-(Mackenzie-SP/2000) Sobre a política trabalhista do Estado Novo é correto afirmar que:

a) autorizava a greve e não se inspirava na Carta Del Lavoro, vigente na Itália fascista.

b) embora sendo reconhecidos os benefícios sociais do salário mínimo, da Justiça do Trabalho e da CLT, Vargas manipulava as lideranças sindicais e as relações com o Estado eram caracterizadas pelo paternalismo e pelo intervencionismo.

c) nesse período vigorou um sindicalismo autêntico, livre da figura do “pelego” ou líder sindical manipulado pelo Estado.

d) a criação do imposto sindical trouxe enormes vantagens sociais, não representando um instrumento de subordinação ao Estado.

e) Vargas procurou manter uma postura liberal, não interferindo nas relações capital e trabalho.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma