Página dedicada para publicações de atividades, roteiros de estudos e conteúdo direcionado aos alunos da Escola Estadual Herbert Baldus.
CRONOGRAMA DE POSTAGENS
7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
|
6 ANOS e 7 ANOS
|
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS,
3 ANOS |
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA
QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
|
PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS:
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE
|
domingo, 9 de agosto de 2020
Leitura e estudo de texto
Leia atentamente o texto abaixo e responda as questões:
Poema
O cio da terra
Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra a propicia estação
De fecundar o chão
Milton Nascimento
01) Observe a estrutura do poema. São três estrofes.
a) Que palavras se repetem na primeira estrofe?
____________________________________________________________
b) Que palavras se repetem na segunda estrofe?
____________________________________________________________
c) E na terceira estrofe, que palavra se repete?
____________________________________________________________
02) Veja os significados fortes dos verbos da primeira e da segunda estrofe: debulhar - extrair os grãos ou as sementes, desmanchar: decepar - cortar separando do tronco, truncar, amputar. Depois de "aparentemente" machucar o trigo e a cana, o que o poema sugere que seja feito com a terra?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03) Por que foi usada a expressão "mel da cana"? Comente.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04) Observe a terceira estrofe do poem. "Afagar a terra / Conhecer os desejos da terra". De que maneira pessoas que trabalham a terra, como agricultores e jardineiros, afagam a terra, conhecem is desejos dela?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05) Faça uma ilustração para o poema, que reflita bem a ideia desenvolvida pelo autor.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06) Por que a ecologia é alvo de tanta atenção hoje em dia?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07) O que é uma queimada criminosa?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08) Quais as consequências para as pessoas e para os animais da devastação de seu habitat pelo fogo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
09) Qual a importância da água para a natureza, para a vida? Como ela tem sido tratada pelo homem?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Por que o descaso humano pode provocar tragédias para as pessoas e para a natureza?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma