CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 9 de agosto de 2020

Leitura e estudo de texto



Leia atentamente o texto abaixo e responda as questões:

                                                             Poema

                                                      O cio da terra


                                         Debulhar o trigo
                                         Recolher cada bago do trigo
                                         Forjar no trigo o milagre do pão
                                         E se fartar

                                         Decepar a cana
                                         Recolher a garapa da cana
                                         Roubar da cana a doçura do mel
                                         Se lambuzar de mel

                                         Afagar a terra
                                        Conhecer os desejos da terra
                                        Cio da terra a propicia estação
                                        De fecundar o chão

                                                                                 Milton Nascimento               


01) Observe a estrutura do poema. São três estrofes.

   a) Que palavras se repetem na primeira estrofe?
____________________________________________________________

   b) Que palavras se repetem na segunda estrofe?
____________________________________________________________
 
   c) E na terceira estrofe, que palavra se repete?
____________________________________________________________


02) Veja os significados fortes dos verbos da primeira e da segunda estrofe: debulhar - extrair os grãos ou as sementes, desmanchar: decepar - cortar separando do tronco, truncar, amputar. Depois de "aparentemente" machucar o trigo e a cana, o que o poema sugere que seja feito com a terra?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03) Por que foi usada a expressão "mel da cana"? Comente.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04) Observe a terceira estrofe do poem. "Afagar a terra / Conhecer os desejos da terra". De que maneira pessoas que trabalham a terra, como agricultores e jardineiros, afagam a terra, conhecem is desejos dela?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05) Faça uma ilustração para o poema, que reflita bem a ideia desenvolvida pelo autor.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

06) Por que a ecologia é alvo de tanta atenção hoje em dia?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

07) O que é uma queimada criminosa?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

08) Quais as consequências para as pessoas e para os animais da devastação de seu habitat pelo fogo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

09) Qual a importância da água para a natureza, para a vida? Como ela tem sido tratada pelo homem?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10) Por que o descaso humano pode provocar tragédias para as pessoas e para a natureza?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


       Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma