Olá pessoal , espero que esteja tudo bem , nesta semana nós vamos estudar sobre a Grécia Antiga , suas origens e questões culturais .
Seria a Grécia o berço da civilização ocidental ? Entendo que não . a América do sul , o Brasil estão mais voltados para outras culturas , sobretudo as locais , nativas , originários , voltadas e enraizadas num processo hibrido com a África , do que propriamente com a Grécia , ou seja Europa. Tudo que os Gregos vivenciaram em seu esplendor , outros povos , outras culturas em diferentes regiões do mundo já haviam construído e vivenciado. Teatro , filosofia, arquitetura , engenharia, matemática, disputa em jogos lúdicos , tudo isso os Egipicios , os povos da mesopotâmia antiga como os babilônios, dentre outros já haviam desenvolvido muito antes dos gregos.
A Grécia , também chamada de Hélade , está localizada no mar mediterrânico, seu território montanhoso de solo árido , num litoral recortado pouco propicio a agricultura, é formado por centenas de ilhas, na região da península balcânica, na Europa. Os gregos eram chamados de Helenos , essa região passa por uma colonização dos povos indo - europeus chamados de Dórios, Eólios, Jônios , estes povos vão contribuir para a formação da Grécia , este período é chamado de Pré-Homérico que vai de 2000 A.c - 1200 A.c.
O período posterior é chamado de Homérico, XII- VIII A.c, nome dado em homenagem ao grande poeta autor das obras Ilíada - que narra a guerra dos gregos contra Tróia e Odisséia- que narra o retorno de Ulisses da guerra , a sua casa , o chamado Oikós, ( casa grande ).
É bom dizer que a escrita neste momento desapareceu, ou seja não existe, e tudo que se sabe sobre estes períodos e por meio destas obras escritas no século VIII A.c. Portanto a História dos Deus e Semi- deuses está contada nestas obras.
O período posterior é chamado de Arcaico VIII- neste período a Hélade é marcada pelo domínio da Oligarquia- poucos aristocratas , nobres, governam a Pólis - cidade- que são independentes, autônomas , cada uma possui o seu próprio modo de governar e se organizar.
O período Clássico é marcado por uma eferverscência cultural , com os grandes festivais teatrais, os jogos olímpicos, a polis , a democracia em Atenas funcionando com toda força, grandes monumentos são construídos .
No geral os Helenos contribuíram em diversos campos do saber e da cultura , desda engenharia , arquitetura , o teatro , literatura e filosofia.
Para tanto é necessário que vocês busquem entender o significado do termo Diáspora , na Grécia ocorreram duas , sendo a primeira caracterizada pela chegada dos Dórios , povo indo -europeu a ilha de Creta na região do mar mediterrâneo, promovendo a destruição da civilização Minóica, no século XII a.c . Neste processo os povos que lá estavam se dispersão em decorrência do fato dos Dórios serem extremamente violentos. Daí surge a civilização Micênica caracterizada pelo seu intenso comercio e navegação e seus palácios.
A organização política se caracterizava pelas comunidades Gentílicas , nelas a terra é de todos , e o Pater , ( ancião ),é o líder , porém com o crescimento populacional os Genos se unem a outros formando Fratrias. Nas Fratrias ocorre uma divisão social e as pessoas próximas por nascimento aos Pater tinham acesso as melhores terras e eram chamadas de Eufratrias, bem nascidos.
Neste novo contexto muitas pessoas ficaram sem terra formando tribos , e posteriormente formando as Pólis - cidades estados soberanas , independentes.
A Grécia nos legou uma série de instituições e conhecimentos, desda Democracia, poder do povo , a filosofia , o teatro ,aos jogos olímpicos que eram uma homenagem a Zeus e contava somente com a participação dos homens , acontecendo num intervalo de 4 a 4 anos . É interessante saber que quando os gregos estavam guerreando , ela cessava em função do evento, das préticas esportivas.
A mitologia grega estava associada a religião , que era politeísta ou seja possuíam vários deuses , que intervinham diretamente nas relações humanas .
As cidades - estados possuíam seu próprio governo e autonomia para tomarem suas decisões , a exemplo temos Esparta e Atenas , irmãs e rivais , nelas existia uma praça central chamada de Ágora , local de encontro para troca de ideias e experiências, celebrações religiosas, onde decisões sobre a cidade eram tomadas. Possuíam a mesma religião e falavam a mesma língua isso dava unidade a cultura Helena embora fossem governados por diferentes aristocracias. Suas principais atividades comerciais estavam ligadas ao Mar , portanto trocas , comercio marítimo. A Acrópole estava situada nas partes mais altas da cidade para proteger dos ataques e invasões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma