SEMANA DE ESTUDOS DE
13 A 17 DE JULHO
“A
leitura traz ao homem plenitude; o discurso, segurança; e a escrita, precisão.”
Nas
atividades da semana passada, falamos sobre tese e argumentos.
Assista
ao vídeo do centro de mídias para aprofundar sobre introdução, desenvolvimento
e conclusão:
Chegou a hora de pôr a mão na massa.
No caderno do aluno, página 116, temos uma proposta de produção
textual:
PRODUÇÃO TEXTUAL
A
chegada dos portugueses ao Brasil introduziu uma nova cultura e,
principalmente, uma nova
língua. O estranhamento entre a língua utilizada pelos nativos e a falada pelos
portugueses configurou,
historicamente, as primeiras questões relacionadas ao preconceito linguístico. Desde
então, outros modos de comunicar surgiram e se adaptaram, favorecendo tanto à construção
de uma identidade linguística nacional quanto à fomentação ao bullying.
O quê,
onde, como, quando e com quem falar é primordial para nos adequarmos às múltiplas situações
do cotidiano. Portanto, se a língua é viva, gradual, dinâmica e complexa, por
que muitos
ainda discriminam uma pessoa por ela se comunicar de forma diferente,
rotulando-a por“falar
errado” e não seguir às regras gramaticais?Com base
nos estudos realizados sobre os processos histórico, cultural e linguístico,
redija um artigo
de opinião sobre o tema:
PRODUÇÃO TEXTUAL
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: A NORMA-PADRÃO É A ÚNICA FORMA LINGUÍSTICA CORRETA DE ACEITAÇÃO SOCIAL?
Lembre-se
de que seu texto deve conter:
• título
• tema
• tese
• termos
que serão definidos no texto
•
desenvolvimento: (argumentos) o menos convincente, o intermediárioe o mais
convincente
•
exemplo(s) que comprove(m) os argumentos
• conclusão: ênfase ou retomada da tese ou defesa de
posicionamento. Envie sua produção textual para o e-mail de sempre:
Um abraço,
Professora Zuleide
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