Olá pessoal , nesta semana nós vamos continuar estudando os primeiros momentos da ocupação européia aqui na América , em especifico o Brasil .
Num primeiro momento sabemos que os portugueses queriam encontrar ouro e prata neste território mas isto não foi possível , somente no século XVII em minas gerais é que eles vão encontrar. Então o que fora feito , extrair o Pau-Brasil para produção de movéis e pintura de tecidos . Está arvore produz uma tinta vermelha e foi extraída em larga escala , para exportação européia. Esse modelo de exploração predatória não previa a ocupação e foa feito com mão de obra escravizada indigena , portanto de 1500-1533 , o pau- Brasil foi explorado sem que houvesse um projeto de ocupação do território . Isto vai acontecer somente depois de 1533 porque os portugueses entenderam os ricos que eles corriam de perder estas terras, para outras potências europeias, como a França aliada de algumas nações como os Tupinampas, da época se não a ocupassem de fato .
O objetivo era sim encontrar metais preciosos nesse primeiro momento da ocupação , nessa nova terra que no imaginário dos colonos era o Eldorado , ainda mais quando pensamos que logo de início estes metais são encontrados na América espanhola. Portugal decide então montar uma empresa exploratória com vistas a ocupar o território , num esquema triangular comercial , as plantation são implantadas ao longo do litoral brasileiro , sobretudo na região do nordeste , dada sua proximidade com a europa .
Na relação Brasil - Portugal , respectivamente ,colônia - metrópole , tudo que era produzido aqui serve para a exportação , com os lucros ficando com a metrópole . Esse modelo colonial é o chamado colonia de exploração, as pessoas não viam para cá com interesses em desenvolver uma nova sociedade mas o único interesse é o da exploração . Nas plantantion temos fazendas monocultoras, latifúndios, e mão de obra escravizada, num primeiro momento indígena e depois africana , esse é o model de produção açucareira de exportação . E por que o açúcar ? Porque o açúcar era sim um gênero alimentício supervalorizado na Europa e escasso.
O modelo de ocupação se deu com as Capitanias Hereditárias , foram 13 sendo que a prosperidade foi alcançada num primeiro momento por São Vicente , depois pela capitania de Pernambuco e Bahia , e eram extensões de terras doadas aos exploradores, nobre europeus que prestavam serviços a coroa portuguesa , que não pagavam impostos e podiam arrendar suas terras nas chamadas sesmaria , extensões de terras transferida a um outro explorador com objetos exploratórios que lhe devia uma série de impostos. Para atrair a população portuguesa as viagens eram financiadas e terras eram doadas neste processo. Que possuíam por objetivo ocupar o novo território.
Em 1548 foi criado um novo cargo o de governo geral , ligado diretamente ao Rei de Portugal que controlava toda a produção e impunha a religião cristã como a unica possível a ser praticada. é sempre importante lembrar, dizer , que todo esse processo , a instalação de uma empresa exploratória na colonia foi de intensa e abrangente violência contra as nações indígenas e posteriormente contra a população negra . Aos poucos os indigenas são substituídos pela mão de obra escravizada africana , meramente para atender interesses comerciais com objetivos de acumulação de capital . Portanto dizer que o nativo é menos adaptavel a esse regime de trabalho intensamente violento é uma inverdade.
Para próxima semana faremos uma série de questões , tenham uma boa semana .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma