Página dedicada para publicações de atividades, roteiros de estudos e conteúdo direcionado aos alunos da Escola Estadual Herbert Baldus.
CRONOGRAMA DE POSTAGENS
7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
|
6 ANOS e 7 ANOS
|
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS,
3 ANOS |
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA
QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
|
PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS:
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE
|
domingo, 28 de junho de 2020
Atividade sobre verbo
O verbo
Verbo é a palavra variável que exprime um processo localizado no tempo.
Esse processo pode ser uma ação, um estado, um fenômeno ou uma mudança de estado.
Observe as frases a seguir.
O goleiro defendeu o pênalti. (Defendeu exprime uma ação no passado).
O operário está cansado. (Está exprime um estado no presente).
O pai ficará agradecido. (Ficará exprime uma mudança de estado no futuro).
Choveu muito ontem. (Choveu exprime um fenômeno da natureza )
.
Modos do verbo
Os modos indicam as diferentes maneiras de um fato se realizar. São três:
*indicativo
Exprime um fato certo, positivo: Vou hoje.
*subjuntivo
Enuncia um fato possível, duvidoso: Se você estudasse, tiraria boas notas.
*imperativo
Exprime uma ordem, solicitação,pedido: Sejam prudentes. Voltem logo.
Atividade sobre modos do verbo
1. Leia a mensagem abaixo e responda em que modo verbal foi escrita.
Viva mais, viva melhor, viva com saúde.
____________________________________________________________
2. Escreva abaixo de cada frase o modo verbal correspondente.
a) Estamos em quarentena.
____________________________________________________________
b) Se ele dormisse cedo,acordaria com disposição.
____________________________________________________________
c) A criança brinca na gangorra.
____________________________________________________________
d) Preste atenção nas aulas.
____________________________________________________________
3. Leia o texto abaixo e observe os verbos sublinhados e responda em que modo foram escritos.
Prato principal: fritada chinesa
4 cebolinhas verdes
1 pimentão vermelho
2 talos de salsão
50 gramas de cogumelos
2 colheres de chá de maisena
2 colheres de sopa de shoyu
1 colher de sopa de purê de tomate
100 gramas de camarão limpo
Modo de fazer
Lave as hortaliças. Retire as sementes do pimentão. Corte os vegetais em fatias.
Ponha a maisena numa jarra de água até completar 150 ml. Mexa bem e misture bem com shoyu e o purê de tomate. Coloque uma frigideira no fogo. Frite por 3 minutos a cebolinha, pimentão e o salsão. Acrescente os camarões e o cogumelo e frite por mais 3 minutos. Despeje o conteúdo da jarra na frigideira e misture. E assim que ferver, sirva.
a) ( ) modo indicativo e modo subjuntivo
b) ( ) modo subjuntivo
c) ( ) modo imperativo
d) ( ) modo indicativo
Obs: Maisena ou maizena - As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Contudo, devem ser usadas em situações diferentes, uma vez que maisena, com s, se refere à farinha de amido de milho usada na culinária e Maizena com z, se refere ao nome de uma marca registrada que comercializa esse produto.
Shoyu - molho de soja japonês
4. Complete as frases com o imperativo. Siga o modelo.
Fale com ele sobre a prova de ontem. (você/falar)
a) __________ a porta com cuidado. (você/abrir)
b) __________ dessa escada perigosa,meu filho. (você/sair)
c) __________ depressa que está atrasado. (tu/andar)
d) __________ cedo no trabalho. (você/chegar)
5. Leia o texto abaixo e responda as questões.
O menino que não queria crescer
Quem era Peter Pan? Nem mesmo Dona Benta conhecia, a avó mal sabia do mundo! Depois de mandar vir um livro da capital, ela finalmente conta para todos no Sítio do Picapau Amarelo a história do menino que não queria crescer. Dá asas a imaginação e parte com a turma do sítio para mil aventuras na Terra do Nunca, na companhia da fada Sininho, Wendy, Capitão Gancho, crocodilos, sereias e piratas nesta deliciosa versão publicada em 1930 por Monteiro Lobato.
a) Grife o verbo na frase: Nem mesmo Dona Benta conhecia.
O verbo grifado está no modo indicativo para exprimir:
( ) uma ordem
( ) uma certeza
( ) uma dúvida
b) Identifique a frase em que o verbo está no modo indicativo.
( ) Quem era Peter Pan ?
( ) Dá asas a sua imaginação.
( ) Mil aventuras na Terra do Nunca.
c) Na frase: Ela finalmente conta para todos.
O verbo está no indicativo e expressa:
( ) uma ação de Dona Benta.
( ) um estado de Dona Benta.
( ) uma característica de Dona Benta.
d) Os verbos no indicativo analisados anteriormente,compõem um texto que objetiva:
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um livro.
( ) contar uma história.
Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma