Os povos pré- históricos brasileiros migraram para cá entre 58 mil á 12 anos atrás não há uma datação correta , nem definitiva . Pois há uma disputa cientifica entre duas correntes que divergem quanto a chegada dos primeiros migrantes. Lembram da aula anterior ? Niede Guidon afirma que tem vestígios e evidências da passagem humana no sítio da pedra furada no Piaui , no município de São Raimundo Nonato que datam por volta de 58 mil anos. estas datações são possíveis com o auxilio de diferentes areas do conhecimento como química e o conhecido teste do carbono 14, da biologia, da odontologia , da arqueologia e da antropologia . todas essas áreas do conhecimento dialogam para a construção dos saber histórico. Valter Neves encontrou um fossil chamado de Luzia em MG, povos de lagoa santa segundo ele esses povos primeiros vieram pelo estreito de Bering entre a sibéria e o alasca.
Os paleoíndios são nossos primeiros habitantes do que, posteriormente a este processo ,ao que foi chamado de Brasil, ocuparam regiões próximas aos rios , litoral, cerrado e caatinga. no geral esses povos viviam de maneira similar ao que os povos pré-históricos europeus praticavam no paleolítico, ou seja, com um modo de vida sempre vinculado a caça, a pesca , a coleta, sempre praticavam o nomadismo, estavam sempre em movimento se deslocando, passavam por cavernas e usavam o fogo , se valiam das ilustrações que ficaram conhecidas por pinturas rupestres.
Os paleoindios são divididos em 4 ;
- Umbu ocuparam a região sul e sudeste, sobretudo caçadores , consumiam muita proteína, ou seja carne.
- Humaitá viviam muito da coleta de raízes e frutos.
- Sambaqui, litoral brasileiro em especial a região de santa catarina. Consumiam muita proteina sobretudo das ostras , moluscos coletadas. Os restos destes alimentos formavam montes que ao longo do tempo se solidificaram numa montanha de conchas. Eles eram semi- sedentários.
-Lagoa Santa , MG. Consumiam muito carboidrato , e pouca proteína . Biotipo relacionado á África e aos Aborígenes australianos.
- Amozônico, Marajoara , norte, região da floresta amazõnica. Tinham na cerâmica seu principal material para fazer arte.
Todos estes povos praticavam ritus funerários ou seja eles enterravam seus mortos ofertando homenagens em cerimônias.
-Zoólitos são adornos esculturais feitos em pedras.
-É possível saber o que esses povos consumiam em função dos exames feitos na arcada dentária dos fósseis encontrados.
klebernatividade@educacao.prof.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma