Olá,
pessoal do 2ºE! Espero que estejam bem :)
A
atividade a seguir é sobre o Romantismo na Europa. Por favor, enviem suas respostas para o seguinte
e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br
até o dia 25/05/2020.
Assunto: Romantismo
europeu – pintura e conto para analisar.
I.
A pintura a seguir é conhecida como A
jangada de Medusa (ou A balsa de Medusa), do pintor Théodore Géricault e faz parte do romantismo francês. Nesta tela
encontraremos várias características que marcaram este período. Observe bem a
pintura – você pode buscar informações a respeito da obra e de seu pintor no
link: https://www.youtube.com/watch?v=OrhCyu9wedQ – e depois
responda às questões do item a ao
item f.
a)
A
jangada seguia com excesso de tripulantes. Veja os gestos e a posição dos
personagens no quadro e descreva o drama das pessoas.
b)
Como
a natureza se manifesta, intensificando a imagem da tragédia no mar?
c)
No
quadro observa-se a alternância do claro e do escuro. O que cada tom pode
representar?
d)
Por
que o artista usou de preferência tons escuros nessa obra?
e)
Como
o pintor conseguiu transmitir a ideia de que o destino dos náufragos já estava
determinado?
f)
A
jangada da Medusa é considerada uma obra-prima do romantismo francês. Que
traços do estilo romântico se observam nesse trabalho?
II.
Você vai ler os três primeiros
parágrafos de A morte amorosa,
famoso conto fantástico de Théophile Gautier. Nele é relatada a tentação
sofrida por Romuald, um sacerdote recém-ordenado, quando encontra a misteriosa
Clarimonde. Para saber mais sobre o autor e a obra veja o vídeo no link:
https://www.youtube.com/watch?v=rk6juhrg6fM.
A morte amorosa
Você me pergunta,
irmão, se amei; respondo que sim. É uma história singular e terrível, e, embora
tenha sessenta e seis anos, mal ouso tocar nas cinzas dessa lembrança. Não
quero lhe negar nada, mas não contaria tal história a alguém menos experiente.
São acontecimentos tão estranhos que custo a acreditar que tenham ocorrido.
Durante mais de três anos fui vítima de uma ilusão singular e diabólica. Eu,
pobre pároco de aldeia, vivi em sonhos (Deus queira que tenha sido um sonho!),
durante todas as noites, uma vida de danado, uma vida de mundano, de
Saradanapalo. Um único olhar demasiado complacente lançado sobre uma mulher
quase me custou a perda da minha alma; mas, finalmente, com a ajuda de Deus e
do meu santo padroeiro, consegui expulsar o espírito maligno que havia se apossado
de mim. Minha vida confundira-se com uma existência noturna completamente
diferente. De dia, eu era um sacerdote do Senhor, casto, ocupado com a oração e
com as coisas santas; à noite, mal fechava os olhos, transformava-me num jovem
senhor, grande conhecedor de mulheres, vinhos, cães e cavalos, que jogava dados
e blasfemava; e quando me acordava, ao nascer do sol, parecia ao contrário que
adormecia, e que sonhava ser padre.
Dessa vida sonâmbula
restou-me a lembrança de objetos e palavras contra as quais não posso me
defender, e, apesar de jamais ter transposto as paredes do meu presbitério,
quem me ouvisse, diria que sou um homem que experimentou de tudo e que,
voltando do mundo, tomou o hábito para terminar uma existência demasiado
agitada no seio de Deus, e não um humilde seminarista que envelheceu numa
paróquia ignorada, escondida no fundo de um bosque, sem nenhum contato com as
coisas do mundo.
Sim, amei como ninguém amou neste mundo, com um amor insensato e
furioso, tão violento que me espantei que o meu coração não tenha explodido.
Ah! que noites! Que noites!
Gautier, Théophile. A morte amorosa. In: Ítalo (org.). Contos fantásticos do século XIX: o
fantástico visionário e o fantástico cotidiano. São Paulo: Companhia das
Letras, 2004. p. 214.
a)
A história é narrada em qual pessoa?
b)
O narrador explica que durante três anos viveu uma experiência muito
estranha. O que lhe acontecia? Explique a expressão “joguete de uma ilusão
singular e diabólica”.
c)
A opção por fugir do racional faz do Romantismo uma arte de extremos,
por vezes maniqueísta, já que apresenta poderes opostos e incompatíveis. Como isso
aparece em A morte amorosa?
d)
O amor de Clarimonde é responsável pela alma torturada de Romuald. Localize,
no primeiro parágrafo, passagens que explicitem a natureza da primeira reação a
Clariminde e, no último, as que revelam a proporção alcançada pelo sentimento.
e)
A partir do Romantismo, o livro passou a ser uma mercadoria. Leia novamente
o primeiro período do conto e responda que estratégia usou Gautier para cativar
seus leitores.
f)
Assinale as características da linguagem romântica que encontramos no
trecho do conto que você leu:
( ) Subjetivismo
( ) Egocentrismo
( ) Sentimentalismo
( ) Saudosismo
( ) Nacionalismo
( ) Idealização da mulher e do
amor
( ) Medievalismo
( ) Indianismo
( ) Religiosidade
( ) Byronismo
( ) Condoreirismo
Bibliografia
SARMENTO,
Leila Lauar. Oficina de redação. São
Paulo: Moderna, 2006.
BARRETO,
Ricardo Gonçalves. Português, 2º ano:
ensino médio. São Paulo: Edições, SM, 2010.
CEREJA,
William Roberto. Português: linguagem:
literatura: gramática e redação; 2ºgrau. São Paulo: Atual, 1994.
Khaldovahs Chanel. Théodore
Géricault: A Balsa De Medusa (Pinceladas de Arte)
(04:05). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YkKwNfH6thI. Acesso em: 17.05.2020
Observação: assistam aos vídeos indicados, eles podem ajudar na compreensão da atividade.
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