CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 12 de maio de 2020



     Olá pessoal tudo bem ?  Espero que sim . Nossa atividades no blog estão de acordo com as aulas do Centro de Mídias.

    Na atividade anterior fora solicitado que vocês fizessem uma breve pesquisa sobre o termo Modernidade assunto das nossas próximas aulas .
    Saber o significado desse termo é preponderante para Nós entendermos o que foi o Renascimento Cultural e Urbano. O mundo medievo entra em colapso no final do século XV e um novo mundo surge com valores , ideias voltadas a cultura Greca-Romana Clássica .
     Na Idade Média, ( V-XV) a Igreja Romana controlava todo o saber , controlava também a economia e condicionava os valores aceitos ou reprovados naquela sociedade . A terra representava e correspondia a riqueza , o sistema econômico era o Feudalismo , títulos nobiliárquicos marcavam as relações sociais , lealdade, fidelidade, proteção correspondiam os ideias do Homem medievo. Uma sociedade marcadamente Teocentrista e politicamente descentralizada.
     No começo do século XI surge uma nova classe social , instalada no entorno dos muros dos castelos , os chamados burgos , viajam para longe trazendo mercadorias de diferentes lugares , de diferentes valores . Aos poucos essa classe social foi sendo ampliada, as práticas comerciais voltaram a funcionar e na Baixa Idade Média , surge a Burguesia , evidente dentro deste contexto está marginalizada e alijada dos processos políticos e distante dos Reis.
   Aos poucos a burguesia vai enriquecendo vertiginosamente e exigindo maior participação política e reconhecimento do status -quo, ( titulos nobiliárquicos ), esse enriquecimento vai permiti que os burgueses façam investimentos em novas tecnologias para navegação, no intuito de comerciar, surge a figura do Mecenas para financiar projetos tecnológicos e artísticos  Isso cria uma nova situação na qual os pensadores vão buscar os conhecimentos naqueles pensadores Gregos Romanos Clássicos. É preciso dizer que o Burguês representa a antítese em todos os aspectos do Nobre, ligado intrinsecamente aos valores Cristãos ,figura política que domina as instâncias de poder na idade média.
     O Renascimento é marcado pelo Antropocentrismo , pelo Heliocentrismo, pelo Racionalismo , a ideia é fazer aflora esses valores clássico que a igreja medial escondeu nos livros em seus monastérios , não permitindo o acesso a população de maneira geral .
    Neste processo, com o desenvolvimento de mapas com maior precisão e navios velozes e mais duradouros, se da o início das chamadas Grandes Navegações , o Renascimento Urbano , o surgimento da Perspectiva nas representações artísticas expressão de maneira intensa o que foi este processo histórico.
      Personagem marcante neste processo foi Leonardo Da Vinci, 1492-1519, produziu obras como o quadro Monalisa- A Santa Seia. O Homem Vitruviano, dentre inúmeras outras invenções. Outro foi Copérnico e o Heliocentrismo. Galileu Galilei com o seu método científico. E por fim a grande obra de Miguel de Cervantes : O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de la Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pancha.






Veja o Vídeo :






Música para descontrair :  Engenheiros do Havai, Dom Quixote.




Responda as questões:

1 (ENEM) (...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. (COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium) Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas. (VINCI, Leonardo da. Carnets) O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é :                                                                                            
                                                                                    
a) a fé como guia das descobertas.                                                                                                 
b) o senso crítico para se chegar a Deus.                                                                                         
 c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.                                                                          
d) a importância da experiência e da observação.                                                                           
e) o princípio da autoridade e da tradição                                                                                      
                                                                                    

 
2 O Renascimento foi o período de renovação de idéias. Teve início na Itália e depois se espalhou pelo Europa. O Renascimento foi também uma época de grandes artistas e escritores, como Leonardo da Vinci, Michelângelo e Shakespeare. A vida cultural deixou de ser controlada pela Igreja Católica e foi influenciada por estudiosos da Antiguidade grego-romana chamados de humanistas. SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica. 6ª série. São Paulo: Nova Geração, 1999, p. 112 O Renascimento teve como características, EXCETO
a) inspiração na Antiguidade Clássica
b) valorização do homem
c) desejo de romper com a cultura Medieval
d) valorização da cultura teocêntrica

 3. Ousados foram os artistas do Renascimento, que inventaram novas formas, cores e idéias e que nos legaram obras maravilhosas. “Mona Lisa”, “Pietá” e “Primavera” são, respectivamente, obras de: a) Leonardo da Vinci – Michelângelo – Botticelli
b) Michelângelo – Rafael – Leonardo da Vinci
 c) Botticelli – Michelângelo – Rafael
 d) Leonardo da Vinci – Donatelo – Michelângelo

4. Leia este trecho, em que se faz referência à construção do mundo moderno: “... os modernos são os primeiros a demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do trabalho interior realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem aceitar dogmas religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados imediatos fornecidos pelos sentidos”. CHAUÍ, Marilena. "Primeira filosofia". 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 80.

 A leitura do trecho nos permite identificar características do Renascimento. Assinale a afirmativa que contém essas características.
 a) Deismo e ceticismo.
 b) Teocentrismo e Racionalismo.
c) Racionalismo e Antropocentrismo.
d) Classicismo e Ceticismo.

5. “O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.” (François Rabelais) "O bom pintor é aquele capaz de representar duas coisas principais, chamadas ‘homem’ e ‘os trabalhos da mente do homem'." (Leonardo Da Vinci)
As frases acima expressam um dos princípios fundamentais do renascimento cultural que é o:
a) Hedonismo, valorizando o prazer do homem.
b) Teocentrismo em contraposição a visão estática do mundo medieval.
c) Antropocentrismo, valorizando o homem em contraposição as idéias católicas medievais.
d) Humanismo, valorizando a o pensamento racional.
e) pensamento empírico como forma de valorização do homem.

6. O Renascimento Cultural é visto, pelo senso comum, como um movimento artístico. Sabemos, no entanto, que esse movimento é muito mais abrangente.

Sobre o Renascimento, é correto afirmar:
a) O Renascimento foi um movimento de mudança de mentalidade da sociedade européia e repercutiu nas mais diversas áreas.
b) A força das idéias humanistas combateram o cristianismo e impôs o pensamento ateu.
c) As ciências em geral não tiveram grande desenvolvimento, porque no período renascentista não havia uma preocupação com a questão empírica.
d) O Renascimento resgatou o pensamento humanista que se manteve forte durante a Idade Média no combate às heresias.
e) A busca por valores perdidos na Antiguidade recebeu amplo apoio da Igreja Católica, que compartilhava do ideal antropocentrista dos gregos. 6. "Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grand



Observação para entregar no 19/05

klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br


 

Um comentário:

  1. O email para envio esta dando como incorreto na hora de enviar as atividades, consegue rever se o mesmo esta esta correto pfv?

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma