CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 10 de maio de 2020

Atividades AAP

Queridos alunos!
Atividade de treinamento para as AAPs.
Leia os textos e responda as questões.
Não há necessidade de copiar os textos, copie somente as questões , o meu e-mail é: jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br ,

Exercícios sobre as AAPs.

Leia o texto e responda as questões:
Drácula
Bram Stoker

Capítulo IV – Diário de Jonathan Harker

24 de junho, antes do amanhecer – Na noite passada, o Conde deixou-me bem cedo e trancou-me em meu próprio quarto. Pouco depois, corri para a escada e olhei pela janela que dá para o sul. Estava ali há quase meia hora, quando vi alguma coisa saindo da janela do quarto do Conde. Recuei e vi-o sair. Senti um choque, ao ver que vestira o terno com que eu viajara para o castelo e levava nas costas o horrível saco que eu vira no aposento das mulheres. Não podia haver dúvida sobre sua intenção: queria que os habitantes da região atribuíssem a mim o que ia fazer.
Resolvi guardar a sua volta e deixei-me ficar longo tempo à janela. Depois, comecei a notar que havia pequenas manchas flutuando ao luar. Olhando-as, senti uma espécie de torpor, uma certa calma. Recostei-me. De repente, porém, ouvi uivos de cães, no vale, e as manchas que pareciam de poeira começaram a assumir novas formas, enquanto dançavam ao luar. Pareciam fantasmas. Fugi, horrorizado e refugiei-me em meu quarto, onde me senti mais seguro.
Umas duas horas depois, ouvi um ruído no quarto do Conde, como o de um choro, prontamente abafado. Sentei-me na cama, desesperado, depois de ter tentado, em vão, abrir a porta.
Enquanto estava sentado, ouvi no pátio gritos agoniados de mulher. Corri à janela. Havia, de fato, uma mulher desgrenhada, de braços estendidos, no portão. Ao me ver na janela, gritou-me, ameaçadora:
_Monstro, dê-me meu filho!
E, caindo de joelhos, repetiu as mesmas palavras, de um modo que me cortou o coração. Do alto, provavelmente da torre, veio a voz do Conde, num sussurro duro, metálico. Seu apelo pareceu ser atendido até muito longe pelo uivo dos lobos. Não se passaram muitos minutos e uma matilha deles apareceu e se lançou sobre a pobre mulher, que foi devorada em poucos instantes.
Que farei? Como escapar dessa loucura?
(…)

1_Há marca de dúvida em:

A)_ “Havia, de fato, uma mulher desgrenhada, de braços estirados, no portão.”
B)_ “Do alto, provavelmente da torre, veio a voz do Conde, num sussurro (...)”.
C)_ “(...)_ouvi um ruído no quarto do Conde, como o de um choro, prontamente abafado.”
D)_ “Fugi, horrorizado e refugiei-me em meu quarto, onde me senti mais seguro”.

2_Leia o texto e responda à questão:
A incapacidade de ser verdadeiro
Carlos Drummond de Andrade

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões -da -independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo.
Desta vez paulo não só ficou sem sobremesa, como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico.
Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
_Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.

2_o menino foi levado ao médico porque

a)_ Fazia poesia num tapete voador.
b)_Leu fotonovela com dois dragões.
c)_Provou um pedaço de queijo.
d)_inventava histórias fantásticas.



Leia o texto
Videogames viciam o seu cérebro?
Vinicius Karasinski

Há muito tempo se fala nos males e nos benefícios que os games podem causar para os jovens. Agora, um artigo publicado pela revista Neurology Now revela alguns dados que mostram que os games podem afetar sim a mente dos adolescentes. O texto faz relação com a dopamina, um neurotransmissor ligado diretamente à dependência em jogos, inclusive os eletrônicos.
A dopamina é um estimulante e, segundo o DR. David Greenfield, fundador do Centro de Dependência de Tecnologia e Internet, a estrutura de recompensa dos games é similar ao de uma máquina caça-níqueis: o jogador insiste para bater um recorde, matar um inimigo muito difícil ou encontrar um item raro em um RPG,sem saber exatamente quando (e se) vai conseguir atingir esses objetivos.
De acordo com a neurologista Judy Willis, o modo como os jogos eletrônicos funcionam é genial. Eles alimentam o cérebro com informações em um modo em que o aprendizado é maximizado. Contudo, a maneira como os jogos “recompensam” os jogadores é justamente o que pode causar mudanças no cérebro, tanto positiva quanto negativamente. Alguns jogos possuem características viciantes, que são gratificação instantânea, ritmo acelerado e imprevisibilidade. Tudo o que caracteriza uma dependência está presente nos jogos eletrônicos.
O melhor mesmo é o equilíbrio. O videogame é uma ótima ferramenta de aprendizado o que pode estimular certas áreas do cérebro.
Um exemplo disso são alguns games de estratégia em que os jogadores são obrigados a tomar decisões de curto, médio e longo prazo—tudo ao mesmo tempo.
Claro que esse tipo de estímulo precisa de equilíbrio. Estimular apenas esse tipo de atividades pode fazer com que os jovens tenham dificuldade em se concentrar em apenas uma coisa, como estudos ou leitura, por exemplo.

3_ Em relação aos benefícios dos jogos eletrônicos, o autor utiliza o argumento de que
a)_ O cérebro tem mais facilidade na tomada de decisões.
b)_O modo de funcionamento dos jogos eletrônicos é genial.
c)_As características da dependência estão nos jogos eletrônicos.
d)_A recompensa dos games é similar ao das máquinas caça-níqueis.

4_Identifica se uma marca asseverativa afirmativa em:
A)_ “O videogame é uma ótima ferramenta de aprendizado.”
B)_ “Agora, um artigo publicado pela revista Neurology Now.”
C)_ “Um exemplo disso são alguns games de estratégia.”
D)_ “Claro que esse tipo de estímulo precisa de equilíbrio.”

5_ Segundo a neurologista, Judy Willis,

A) _ A dopamina é um neurotransmissor estimulante ligado à dependência.
B) _ Há presente nos jogos eletrônicos tudo o que caracteriza a dependência.
C) _ O contato excessivo com jogos pode causar mudanças nos jovens.
D) _ Há estímulos que precisam de equilíbrio para trazer benefícios.

Leia o texto e responda às questões 06 e 07.

Vidas Secas
Graciliano Ramos

(…) O Pirralho não se mexeu, e Fabiano desejou matá-lo. Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca aparecia-lhe como um fato necessário—e a obstinação da criança irritava-o. Certamente esse obstáculo miúdo não era culpado, mas dificultava a marcha, e o vaqueiro precisava chegar, não sabia onde.
Tinham deixado os caminhos, cheios de espinho e seixos, fazia horas que pisavam a margem do rio, a lama seca e rachada que escaldava os pés.
Pelo espírito atribulado do sertanejo passou a ideia de abandonar o filho naquele descampado. Pensou nos urubus, nas ossadas, coçou a barba ruiva e suja, irresoluto, examinou os arredores. Sinhá Vitória estirou o beiço indicando vagamente uma direção e afirmou com alguns sons guturais que esta estavam perto. Fabiano meteu a faca na bainha, guardou-a no cinturão, acocorou-se, pegou no pulso do menino, que se encolhia, os joelhos encostados no estômago, frio como um defunto. Aí a cólera desapareceu e Fabiano teve pena. Impossível abandonar o anjinho aos bichos do mato. Entregou a espingarda a Sinhá Vitória, pôs o filho no cangote, levantou-se, agarrou os bracinhos que lhe caíam sobre o peito, moles, finos como cambitos. Sinhá Vitória aprovou esse arranjo, lançou de novo a interjeição gutural, designou os juazeiros invisíveis .(…)

6_ O trecho em destaque, no texto, pode ser considerado como discurso indireto livre que foi utilizado para
a)_ Reforçar que o menino deveria ser abandonado à própria sorte.
b)_Mostrar a Sinhá Vitória que Fabiano tem um coração muito duro.
c)_ Descrever o caminho exposto pela mulher aos juazeiros invisíveis.
d)_ Representar o que Fabiano pensou frente a situação do filho.

7_Em”(…) a ideia de abandonar o filho naquele descampado. Pensou nos urubus, nas ossadas, coçou a barba ruiva e suja, irresoluto(...)”, a ação de pensar refere-se
a)_a Fabiano. c)_ao filho.
b)_ aos urubus. d)_à Vitória.

Leia o texto e responda as questões 8 e 9:
Rei Leão
O Rei Leão, da Disney, dirigido por Jon Favreau, viajava para a savana africana onde nasceu um futuro rei. Simba idolatra seu pai, o Rei Mufasa, e leva a sério seu destino real.
Mas nem todos no reino comemoraram a chegada do novo filhote. Scar, irmão de Mafusa _e ex-herdeiro ao trono __tem seus próprios planos. A batalha pela Pedra do Rei envolve traição, tragédia e drama, e acaba resultando no exílio de simba. Com a ajuda de uma curiosa dupla de novos amigos, simba terá que aprender a crescer e descobrir como recuperar o que é dele por direito.

8_ Há uma ideia de oposição, no seguinte trecho do texto
a)_ “ (…) viajava para a savana africana onde nasceu um futuro rei.”
b)_ A batalha pela Pedra do Rei envolve traição, tragédia.(…)
C)_ “Mas nem todos no reino comemoraram a chegada (...)”
d)_ “(…) e descobrir como recuperar o que é dele por direito.”

9_A finalidade dessa sinopse de filme é

a)- Expor a difícil vida dos caçadores. c)_Descrever os animais da savana africana.
b)_Sintetizar a história do pequeno leão. d)_Informar os leitores sobre os perigos da selva.



Leia o texto e responda à questão 10

Parkinson: saiba como evitar a doença que não tem cura

Uma boa noite de sono e uma alimentação saudável são algumas das práticas aconselhadas pelo neurologista do Hcor para evitar o surgimento do Parkinson.

Receber o diagnóstico de ser portador de Parkinson não é fácil. Sem cura, a enfermidade degenerativa assusta pacientes, familiares e entes queridos. No entanto, é preciso se apegar às boas notícias: embora não haja cura, o Parkinson tem diversos e eficientes tratamentos.

“O tratamento para o mal de Parkinson é feito à base de medicamentos e existem vários que podem reduzir a intensidade dos sintomas. Eles não necessariamente freiam o transtorno, mas aumentam consideravelmente a qualidade de vida. Quando o tratamento é associado à atividade física e alterações no ambiente da pessoa, podem mantê-la funcional por muito e muito tempo”, tranquiliza o neurologista do Hcor, Dr. Denis Bichuetti.

10_O argumento utilizado para frear a evolução do transtorno de Parkinson é o de que

a)_ O mal de Parkinson ainda não tem cura.
b)_O sono e a alimentação podem curar o transtorno.
c)_O portador de Parkinson tem diversos tratamentos disponíveis.
d)_O paciente e seus entes queridos têm medo da enfermidade degenerativa.

Leia o texto e responda à questão 11 :
Continho

Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, de sertão de Pernambuco. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo:
_Você aí, menino, para onde vai essa estrada?
_Ela não vai não: nós é que vamos nela.
_Engraçadinho duma figa! Como se chama?
_Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé.

Paulo Mendes , Campos
11_Em “(…) _Engraçadinho duma figa! (...), o uso do ponto de exclamação provoca o efeito de sentido de
a)_admiração. c)_raiva.
b)_Surpresa. d)_susto.


Questão 12
Hagar ganhou 22 quilos porque

a)_ Demorou muito para retornar à consulta.
b)_ Manteve seus hábitos alimentares normais.
c)_ Preparou diferentes refeições com a tripulação.
d)_ Comeu muitos doces, biscoitos, bolos e tortas.


6 comentários:

  1. Eu já fiz a AAP professora,preciso fazer os exercícios?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi Gustavo , tudo bem? boa noite.
      Então, eu preciso das respostas para colocar presença da semana e dar notas.
      As AAPs, eu ainda irei conversar com a coordenadora.

      Excluir
  3. Oi Sarah, se você puder mandar as respostas da atividade , porque eu preciso colocar frequência e notas.

    Prof. :Maria de Jesus

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma