CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


sábado, 2 de maio de 2020

Atividade de Português

Atenção: Essa atividade deve ser feita e enviada para o e-mail jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 11/05 - isso contará para a sua presença e nota

Leia o texto e responda as questões:

Relato Pessoal
Como comecei a escrever (Carlos Drummond de Andrade)

Aí por volta de 1910 não havia rádio nem televisão, e o cinema chegava ao interior do Brasil uma vez por semana aos domingos. As notícias do mundo vinham pelo jornal, três dias depois de publicadas no Rio de Janeiro. Se chovia a potes, a mala do correio aparecia ensopada, uns sete dias mais tarde. Não dava para ler o papel transformado em mingau.
Papai era assinante da Gazeta de Notícias, e antes de aprender a ler eu me sentia fascinado pelas gravuras coloridas do suplemento de Domingo. Tentava decifrar o mistério das letras em redor das figuras, e mamãe me ajudava nisso. Quando fui para escola pública, já tinha a noção vaga de um universo de palavras que era preciso conquistar.
Durante o curso, minhas professoras costumavam passar exercícios de redação. Cada um de nós tinha de escrever uma carta, narrar um passeio, coisas assim. Criei gosto por esse dever, que me permitia aplicar para determinado fim o conhecimento que ia adquirindo poder de expressão contido nos sinais reunido em palavras.
Daí por diante as experiências foram se acumulando, sem que eu percebesse que estava descobrimento a leitura. Alguns elogios da professora me animavam a continuar. Ninguém falava em conto ou poesia, mas a semente dessas coisas estava germinando. Meu irmão, estudante na Capital, mandava-me revistas e livros, e me habituei a viver entre eles. Depois, já rapaz, tive sorte de conhecer outros rapazes que também gostavam de ler e escrever.
Então começou uma fase muito boa de troca de experiências e expressões. Na mesa do café sentado (pois tomava-se café setado nos bares, e podia-se conversar horas e horas sem se incomodar nem ser incomodado) eu tirava do bolso o que escrevera durante o dia, e meus colegas criticavam. Eles também sacavam seus escritos e eu tomava parte nos comentários. Tudo com naturalidade e franqueza. Aprendi muito com os amigos, e tenho pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica.

Atividade
1_ Qual o objetivo do relato pessoal?

2_ Como Carlos Drummond descreve o lugar onde vivia em 1910?

3_ O que significa a expressão “chovia potes”?

4_ Como as notícias chegavam à população?

5_ O que para o autor era o suplemento de domingo? Justifique sua resposta.

6_ Localize um trecho em que revela que o autor ainda não sabia ler.

7_ Por que Carlos tinha um pouco de conhecimento da leitura quando foi para a escola?

8_ Que atividades na escola contribuíram para o sucesso da personagem na leitura?

9_ O que motivou Carlos Drummond a continuar ler e escrever?

10_ Por que para o autor, conhecer outros rapazes que gostavam de ler e escrever foi sorte para ele?

11_ Qual foi a consequência da amizade com os rapazes que conheceu?

12_ Carlos disse que tem pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica, o que ele quis dizer com isso?



Produção de texto

Faça um relato pessoal, falando como você está se sentindo em relação ao distanciamento da escola, das amizades, familiares. Quais são seus sentimentos a respeito dessa pandemia?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma