CRONOGRAMA DE POSTAGENS


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3 ANOS
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quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Semana de estudos intensivos: Recuperação.

 Recomendações aos alunos

* Leiam com atenção.

* Assistam às vídeo aulas pelo CMSP, TV, plataforma Stoodi.

* Façam pesquisas em livros didáticos ou pela internet.

* Identifiquem as atividades com o título, data de postagem no Blog, nome, turma, nº de chamada (se possível).

* Enviem as atividades para o E-mail: josecorreia@prof.educacao.sp.gov.br

*Data de entrega: até 08/12

Olá pessoal! Que todos estejam bem.

Nessa semana vamos fazer a recuperação do conteúdo estudado ao longo deste ano.


EXERCÍCIOS.


1) Um atleta percorre a distância de 100 m em 10 s. A velocidade do atleta, em Km/h, é:

Dado: Vm = ΔS/Δt

  1. 10 Km/h

  2. 20 Km/h

  3. 30 Km/h

  4. 36 Km/h


2) Um móvel se desloca em M.R.U. de acordo com a função horária S = 200 - 10 . t.

Podemos afirmar que no instante 20 s, a posição escalar do móvel será?

Dado: S = So + V . t


  1. 0 m

  2. 10 m

  3. 20 m

  4. 30 m


3) Uma composição de metrô parte de uma estação, do repouso, e após 10 s atinge a velocidade

de 108 Km/h. Admitindo uma aceleração constante, determine o módulo dessa aceleração.

Dado: V = Vo + a . t ( cuidado com as unidades de medida )


  1. 1,5 m/s²

  2. 2,0 m/s²

  3. 2,5 m/s²

  4. 3 m/s²


4) Uma pedra é lançada do décimo andar de um prédio com velocidade de 5 m/s. Sendo a altura

nesse ponto igual a 30 m e a aceleração da gravidade de 10 m/s², qual será a velocidade da pedra

ao atingir o solo?

Dado: V² = Vo² + 2.g .ΔS


  1. 25 m/s

  2. 30 m/s

  3. 35 m/s

  4. 40 m/s


5) O peso de um objeto na Terra é 300 N. Qual será o peso desse objeto na Lua?

Dados: gravidade na Terra = 10 m/s² e gravidade na Lua = 1,6 m/s²

P = m . g


  1. 300 N

  2. 48 N

  3. 480 N

  4. 30 N


6) Dois corpos de massas M1 e M2, estão separados no vácuo por uma distância d, e exercem

mutuamente uma força de atração gravitacional F. Triplicando-se a distância entre esses corpos, a

nova força de atração gravitacional entre eles, em termos de F, deverá ser igual a:

Dado: Fg = G . M1 . M2


  1. F

  2. 3F

  3. F/3

  4. F/9


7) Após ingerir uma barra de chocolate de valor energético igual a 500 cal, um homem de 70 Kg

resolve praticar rapel, subindo uma rocha de 15 m de altura. Considerando que apenas a energia

adquirida a partir da barra de chocolate fosse utilizada na subida, até que altura ele subiria?

Dado: 1 cal = 4,2 J e Ep = m . g . h


  1. 3 m

  2. 8 m

  3. 12 m

  4. 15 m


8) Uma criança de massa 40 kg viaja no carro dos pais, sentada no banco de trás, presa pelo

cinto de segurança. Num determinado momento, o carro atinge a velocidade de 72 km/h.

Nesse instante, a energia cinética dessa criança é:

Dado: Ec = m .v² ( cuidado com as unidades de medida )

2


a) 3.10³ J

b) 5.10³ J

c) 6.10³ J

d) 8.10³ J

9) Um corpo de massa igual a 1 kg apresenta, em um dado instante, velocidade de 5 m/s,

quando passa a atuar sobre ele uma força de intensidade igual a 5N, na mesma direção e

sentido da velocidade, durante 4s. Determine o valor da velocidade do corpo ao final dos 4s.

Dado: I = ΔQ , I = F . t e Q = m . v

a) 30 m/s

b) 25 m/s

c) 20 m/s

d) 15 m/s

10) Marque a alternativa correta a respeito do modelo astronômico proposto por

Cláudio Ptolomeu.

a) O modelo ptolomaico propunha que o Sol girava ao redor da Terra e todos os outros

planetas giravam ao redor do Sol.

b) Nicolau Copérnico no século XVI propôs que a Terra era o centro do sistema

planetário, proposta que era contrária à de Ptolomeu.

c) O sistema planetário proposto por Ptolomeu trazia a ideia de que a Terra era o centro

do Universo e os demais astros giravam ao seu redor.

d) A proposta de Ptolomeu era a de um universo simples, por isso, o Sol deveria ser o

centro e os demais planetas girariam ao seu redor.


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