Recomendações aos alunos
* Leiam com atenção.
* Assistam às vídeo aulas pelo CMSP, TV, plataforma Stoodi.
* Façam pesquisas em livros didáticos ou pela internet.
* Identifiquem as atividades com o título, data de postagem no Blog, nome, turma, nº de chamada (se possível).
* Enviem as atividades para o E-mail: josecorreia@prof.educacao.sp.gov.br
*Data de entrega: até 08/12
Olá pessoal! Que todos estejam bem.
Nessa semana vamos fazer a recuperação do conteúdo estudado ao longo deste ano.
EXERCÍCIOS.
1) Um atleta percorre a distância de 100 m em 10 s. A velocidade do atleta, em Km/h, é:
Dado: Vm = ΔS/Δt
10 Km/h
20 Km/h
30 Km/h
36 Km/h
2) Um móvel se desloca em M.R.U. de acordo com a função horária S = 200 - 10 . t.
Podemos afirmar que no instante 20 s, a posição escalar do móvel será?
Dado: S = So + V . t
0 m
10 m
20 m
30 m
3) Uma composição de metrô parte de uma estação, do repouso, e após 10 s atinge a velocidade
de 108 Km/h. Admitindo uma aceleração constante, determine o módulo dessa aceleração.
Dado: V = Vo + a . t ( cuidado com as unidades de medida )
1,5 m/s²
2,0 m/s²
2,5 m/s²
3 m/s²
4) Uma pedra é lançada do décimo andar de um prédio com velocidade de 5 m/s. Sendo a altura
nesse ponto igual a 30 m e a aceleração da gravidade de 10 m/s², qual será a velocidade da pedra
ao atingir o solo?
Dado: V² = Vo² + 2.g .ΔS
25 m/s
30 m/s
35 m/s
40 m/s
5) O peso de um objeto na Terra é 300 N. Qual será o peso desse objeto na Lua?
Dados: gravidade na Terra = 10 m/s² e gravidade na Lua = 1,6 m/s²
P = m . g
300 N
48 N
480 N
30 N
6) Dois corpos de massas M1 e M2, estão separados no vácuo por uma distância d, e exercem
mutuamente uma força de atração gravitacional F. Triplicando-se a distância entre esses corpos, a
nova força de atração gravitacional entre eles, em termos de F, deverá ser igual a:
Dado: Fg = G . M1 . M2
d²
F
3F
F/3
F/9
7) Após ingerir uma barra de chocolate de valor energético igual a 500 cal, um homem de 70 Kg
resolve praticar rapel, subindo uma rocha de 15 m de altura. Considerando que apenas a energia
adquirida a partir da barra de chocolate fosse utilizada na subida, até que altura ele subiria?
Dado: 1 cal = 4,2 J e Ep = m . g . h
3 m
8 m
12 m
15 m
8) Uma criança de massa 40 kg viaja no carro dos pais, sentada no banco de trás, presa pelo
cinto de segurança. Num determinado momento, o carro atinge a velocidade de 72 km/h.
Nesse instante, a energia cinética dessa criança é:
Dado: Ec = m .v² ( cuidado com as unidades de medida )
2
a) 3.10³ J
b) 5.10³ J
c) 6.10³ J
d) 8.10³ J
9) Um corpo de massa igual a 1 kg apresenta, em um dado instante, velocidade de 5 m/s,
quando passa a atuar sobre ele uma força de intensidade igual a 5N, na mesma direção e
sentido da velocidade, durante 4s. Determine o valor da velocidade do corpo ao final dos 4s.
Dado: I = ΔQ , I = F . t e Q = m . v
a) 30 m/s
b) 25 m/s
c) 20 m/s
d) 15 m/s
10) Marque a alternativa correta a respeito do modelo astronômico proposto por
Cláudio Ptolomeu.
a) O modelo ptolomaico propunha que o Sol girava ao redor da Terra e todos os outros
planetas giravam ao redor do Sol.
b) Nicolau Copérnico no século XVI propôs que a Terra era o centro do sistema
planetário, proposta que era contrária à de Ptolomeu.
c) O sistema planetário proposto por Ptolomeu trazia a ideia de que a Terra era o centro
do Universo e os demais astros giravam ao seu redor.
d) A proposta de Ptolomeu era a de um universo simples, por isso, o Sol deveria ser o
centro e os demais planetas girariam ao seu redor.
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