Recomendações aos alunos
* Leiam com atenção.
* Assistam às vídeo aulas pelo CMSP, TV, plataforma Stoodi.
* Façam pesquisas em livros didáticos ou pela internet.
* Identifiquem as atividades com o título, data de postagem no Blog, nome, turma, nº de chamada (se possível).
* Enviem as atividades para o E-mail: josecorreia@prof.educacao.sp.gov.br
*Data de entrega: até 08/12
Olá pessoal! Que todos estejam bem.
Nessa semana vamos fazer a recuperação do conteúdo estudado ao longo deste ano.
EXERCÍCIOS.
1) Alguns corpos apresentam características físicas que variam com a temperatura,
as quais são chamadas de propriedades termométricas. Os termômetros se utilizam
dessas propriedades para medir temperatura. Analise as proposições I, II e III abaixo.
I. A pressão de um gás a volume constante é considerada uma propriedade termométrica.
II. A resistência elétrica é considerada uma propriedade termométrica.
III. A massa de um corpo é considerada uma propriedade termométrica.
a) Apenas a proposição I está correta.
b) As proposições I, II e III estão corretas.
c) Apenas as proposições I e III estão corretas.
d) Apenas a proposição II está correta.
e) Apenas a proposição I e II estão corretas.
2)A escala Reamur de temperatura, que hoje está em desuso, adotava para
o ponto de gelo 0°R e para o ponto de vapor 80°R. A indicação que, nessa
escala, corresponde a 30°C é:
a) 24°R
b) 20°R
c) 14°R
d) 36°R
e) 48°R
3) O calor específico da água é da ordem de 1,0 cal/g .°C e seu calor latente
de fusão é igual a 80 cal/g. Para transformar 200 g de gelo a 0°C em água a 30°C,
a quantidade de energia necessária, em quilocalorias, equivale a:
a) 22 Kcal
b) 18 Kcal
c) 16 Kcal
d) 12 Kcal
e) 10 Kcal
4) O gráfico abaixo representa o aquecimento de 50 g de uma substância que se encontra
inicialmente no estado líquido.
Podemos afirmar que que o calor específico da substância no estado líquido é:
Dado: c = Q
m.(θf -θi)
a) 0,2 cal/g.°C
b) 0,4 cal/g.°C
c) 0,5 cal/g.°C
d) 0,6 cal/g.°C
e) 0,8 cal/g.°C
5) Ao ouvir uma flauta e um piano emitindo a mesma nota musical, consegue-se diferenciar
esses instrumentos um do outro. Essa diferenciação se deve principalmente ao(a):
a) intensidade sonora do som de cada instrumento musical.
b) potência sonora do som emitido pelos diferentes instrumentos musicais.
c) diferente velocidade de propagação do som emitido por cada instrumento musical
d) timbre do som, que faz com que os formatos das ondas de cada instrumento sejam diferentes.
e) altura do som, que possui diferentes frequências para diferentes instrumentos musicais.
6) Um tenor, ao emitir uma nota musical prolongada, consegue quebrar uma taça de cristal. Tal
fenômeno, se deve a (ao):
a) reflexão
b) ressonância
c) intensidade sonora
d) Altura da nota emitida
e) timbre da nota emitida
7) Dois raios de luz, que se propagam em um meio homogêneo e transparente,
interceptam-se em certo ponto. A partir desse ponto, pode-se afirmar que:
a) continuam propagando-se na mesma direção e sentido que antes.
b) mudam a direção de propagação.
c) os raios luminosos cancelam-se.
d) propagam-se em trajetórias curvas.
e) retornam em sentidos opostos.
8) Um estudante de Física observa a imagem de uma árvore formada em uma câmara escura.
Com o objetivo de definir a altura da árvore, o estudante posiciona a câmera, de 20 cm de
comprimento, a uma distância de 30 m da árvore. Se o tamanho da imagem obtida pelo
instrumento foi de 10 cm, qual era a altura da árvore?
Dado: o/i = d/d'
a) 10 m
b) 12,5 m
c) 15 m
d) 22 m
e) 25 m
9) A imagem de um objeto real dado por um espelho plano é:
a) virtual, direita, reversa e maior que o objeto.
b) real, invertida, reversa e do mesmo tamanho do objeto.
c) virtual, invertida, reversa e maior que o objeto.
d) real, direita, reversa e do mesmo tamanho do objeto.
e) virtual, direita, enantiomorfa e do mesmo tamanho do objeto.
10) Sabendo que um espelho côncavo tem 60 cm de raio de curvatura, e que segue as
condições de Gauss. Podemos afirmar que a distância focal desse espelho é:
Dado: f = R/2
a) 60 cm
b) 50 cm
c) 40 cm
d) 30 cm
e) 20 cm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma