CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Tema: Os Movimentos da Terra - Rotação

 

ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS 18/11/20

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

PROFESSORA: ANGELA

SÉRIE: 8ªA,B,C,D

Tema: Os Movimentos da Terra - Rotação

O movimento de rotação consiste no deslocamento da Terra em torno de si mesma, circulando ao redor do seu eixo imaginário central durante um período de 23 horas e 56 minutos. Na altura do Equador, a velocidade desse movimento é de 1666 km/h.

 Ao longo do dia, temos a impressão de que é o Sol que se desloca no céu, de leste para oeste, chamamos esse movimento de movimento aparente dos astros, mas o que realmente ocorre, é que a direção do movimento de rotação da Terra acontece de oeste para leste, ou seja, a porção Leste vê o nascer do Sol primeiro que o Oeste.

Quando um lado do planeta está voltado para o Sol, é dia, e, conseqüentemente, no lado oposto é noite. Sem o movimento de rotação não haveria vida na Terra, já que este movimento é fundamental para o equilíbrio da temperatura e da composição química da atmosfera.

 Além da sucessão dos dias e das noites e a conseqüente influência na organização da vida das pessoas (período de aula, período de sono, jornada de trabalho etc), nos hábitos dos animais e em processos dos vegetais, fotossíntese, por exemplo, o movimento de rotação gera outras conseqüências: interfere na circulação do ar e das correntes marinhas, permitiu a divisão do dia em horas e a criação do sistema de fuso horário e é responsável pelo discreto achatamento na região dos pólos e da dilatação na região equatorial do planeta.  


                                            

Atividades

Após a leitura do texto, pesquise as questões no livro didático:

1) Durante muito tempo, utilizaram-se sombras para marcar as horas do dia. Pelo tamanho e, principalmente, pela posição da sombra no chão, é possível sabermos a posição do Sol no céu e, portanto, as horas.

Esse é o princípio aparente do sol durante o dia, no céu, pode ser explicado:

a) Pelo movimento da Lua ao redor da Terra.

b) Pela rotação do Sol em torno de seu eixo.

c) Pelo movimento da Terra ao redor do Sol.

d) Pela rotação da Terra em torno de seu eixo.

 

2) Quanto tempo a Terra demora para executar o movimento de rotação?

a) 22 horas, 43 minutos e 54 segundos.

b) 24 horas, 56 minutos e 4 segundos.

c) 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.

d) Nenhuma das alternativas.                 

 

3) Qual é a principal conseqüência do movimento de rotação?

a) A formação das quatro estações do ano.

b) A formação das chuvas.

c) A formação dos dias e das noites.

d) A formação dos fenômenos naturais.

 

4) O que é gravidade? E o que ela tem a ver com órbita?

 

5) Quanto tempo leva para a Terra dar uma volta completa em torno de si mesma?

 

6) Se a Terra não girasse, como seriam os dias e as noites?

 

7) Os eclipses acontecem em geral devido a um alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua. No eclipse solar, qual dos corpos celestes fica no meio desse alinhamento?  E no eclipse lunar? 

 

8) Qual é a diferença entre equinócio e solstício?

 

Observação: Pesquisar as atividades no livro de Ciências, Capítulo 4 (Sol, Terra e Lua) Por favor, colocar o nome completo e sua série nas atividades!  Enviar as atividades para o e-mail: angelapaulasantos@prof.educacao.sp.gov.br  até 25/11/20!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma