CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Tema: Diferentes leituras do céu

 

ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS  25/11/20

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

PROFESSORA: ANGELA

Série: 9ªA,B

Tema: Diferentes leituras do céu

Atividade 1 - Povos antigos e a observação do céu

Observe a imagem e responda: Você sabe como os povos observavam o céu antigamente?

Desde quando a humanidade se interessa pelas estrelas e pelo espaço?

                   

Para compreendermos melhor essa questão, é preciso considerar o contexto e as características de diferentes culturas, em diferentes períodos históricos. De modo geral, os povos antigos utilizavam as informações astronômicas que possuíam para planejar suas atividades.

a) Faça uma pesquisa sobre como algumas civilizações faziam a observação do céu, quais explicações elas elaboraram para a origem da Terra ou do Universo, e como estas informações e explicações se relacionavam com a sua cultura e suas atividades. Utilize livros, sites e outras fontes confiáveis para realizar sua pesquisa:

Povos:

Informação ou explicação astronômica:

Usos culturais:

 

b) Por que é importante para a ciência criar sistemas de classificação, como a classificação cientifica dos astros celestes?

 

c) Na sua opinião, é importante que as populações indígenas mantenham os nomes das constelações e os conhecimentos astronômicos tradicionais de suas etnias? Justifique sua resposta.

 

d) Descreva outro tipo de astro celeste no Sistema Solar que não seja um planeta ou um planeta-anão.

 

e) Cite as características de planetas-anões que os diferenciam dos planetas.

 

f) Cite duas diferenças entre um planeta e uma estrela.

 

g) Quais planetas giram mais rapidamente que a Terra em torno do seu próprio eixo, isto é, têm uma velocidade de rotação maior que a da Terra?

 

h) O que é um sistema planetário?


Observação: Pesquisar as atividades no livro de Ciências, páginas (123 e 125) - Capítulo 5 (Sistema Solar, Via Láctea e Universo). Colocar o nome completo e sua série nas atividades! Enviar as atividades para o e-mail: angelapaulasantos@prof.educacao.sp.gov.br  até 02/12/20!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma