Semana de estudos intensivos, de 30/11 a 04/12
PORTUGUÊS
Faça a leitura silenciosa dos fragmentos dos
dois poemas a seguir:
Difícil ser Funcionário (João
Cabral de Melo Neto)
Difícil ser funcionário
Nesta segunda-feira.
Eu te telefono, Carlos
Pedindo conselho.
Não é lá fora o dia
Que me deixa assim,
Cinemas, avenidas,
E outros não-fazeres.
É a dor das coisas,
O luto desta mesa;
É o regimento proibindo
Assovios, versos, flores.
[...]
A flor e
a náusea [Carlos Drummond de Andrade]
Preso à minha
classe e a algumas roupas,
vou de branco pela rua cinzenta.
Melancolias, mercadorias espreitam-me.
Devo seguir até o enjoo?
Posso, sem armas, revoltar-me?
Olhos sujos no
relógio da torre:
Não, o tempo não chegou de completa justiça.
O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.
O tempo pobre, o poeta pobre
fundem-se no mesmo impasse.
[...]
Após a leitura, responda:
1.
Escreva, de forma breve, sobre a vida dos dois
autores dos textos:
2.
Quais foram as semelhanças e diferenças
percebidas entre os dois trechos dos poemas?
3.
O que parece motivar o sentimento melancólico
refletido nos poemas? Explique:
4.
Os dois poemas foram escritos na época seguinte
ao final da segunda Guerra Mundial. De que forma esse contexto histórico está
representado no poema?
5.
Como você imagina que foi viver esta época do
pós guerra aqui no Brasil, pensando nos dois poemas e nas histórias que você já
ouviu sobre esse período?
·
Para mediar o estudo dos textos, você pode
pesquisar no Caderno do Aluno, Aprender Sempre, páginas 32 e 33 – O cotidiano
na poesia;
·
Assistir à videoaula:
https://www.youtube.com/watch?v=CwYEJzzvuvM&list=RDCMUCJF8dn7OAkMgnHeRxj-yRNA&index=5
Enviem as respostas ao meu e-mail:
zuleidelopes@prof.educacao.sp.gov.br
Um abraço,
Professora Zuleide
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