Boa noite, pessoal do 2ºE!
Espero que estejam bem 😉
As atividades desta semana fazem parte da programação SEI - Semana de Estudos Intensivos. Importante a participação de todos e todas, principalmente para quem necessita fazer as recuperações. Por isso, participem e enviem suas respostas para o e-mail mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 07/12/2020.
Assunto: argumentação;
operadores argumentativos; movimentos literários.
Assista ao vídeo do programa Quebrando o Tabu no link a seguir:
Depois
de assistir ao vídeo, anote os argumentos a favor e os argumentos contra a
afirmação O Brasil é um país racista.
Questão 1
| 
   O Brasil é um país racista.  | 
 
| 
   Argumentos a
  favor  | 
 
Questão 2
| 
   O Brasil é um país racista.  | 
 
| 
   Argumentos
  contra  | 
 
Questão 3
E
você acredita que o Brasil é racista? Utilize argumentos para defender seu
ponto de vista.
Questão 4
Desenvolva
os tópicos apresentados a seguir construindo frases que se liguem coerentemente
às ideias expressas. Para isso, considere atentamente a conjunção em destaque,
pois é ela que vai servir de elemento de coesão entre os dois argumentos. 
a)     
A
internet pode ser um excelente meio de informação, desde que...
b)     
Se
não souber preservar os recursos naturais, o ser humano estará pondo em risco
sua própria existência, pois...
c)     
O
lazer realmente é importante para o ser humano; no entanto...
d)    
Não
podemos tolerar o aumento da violência nas cidades, pois...
e)     
A
poluição atmosférica é um grave problema mundial, embora...
f)      
Muitos
alunos não gostam de ler, no entanto...
Questão 5
Identifique
as características de acordo com os movimentos literários. Utilize RO para indicar Romantismo e RE para indicar Realismo.
a)     
(   ) Subjetivismo
b)     
(   ) Objetivismo
c)     
(   ) Mulher não idealizada, mostrada com
defeitos e qualidades
d)    
(   ) Byronismo
e)     
(   ) Indianismo
f)      
(   ) Mal do século 
g)     
(   ) Universalismo
h)     
(   ) Idealização da mulher
i)       
(   ) Introspecção psicológica
j)       
(   ) Crítica aos valores e às instituições
decadentes da sociedade burguesa
Bibliografia: TUFANO,
Douglas. Português fundamental: gramática.
São Paulo: Moderna, 2001.
Observações: Leiam os textos
com calma para poder realizar as atividades de maneira adequada. Caso tenham dúvidas,
perguntem!
Até
mais,
Profº
Maria Margarida
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma