CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Retomada – Fontes e tipos de energia renováveis e não renováveis

 

ESCOLA  ESTADUAL HERBERT BALDUS  04/10/20

DISCIPLINA: CIÊNCIAS                                                                              

PROFESSORA: ANGELA

SÉRIE: 8ªA,B,C,D

Fontes e tipos de energia renováveis e não renováveis

Você sabia que a energia elétrica não é o único tipo de energia que utilizamos no cotidiano? Para compreender as energias, vamos primeiro dominar o conceito de recursos naturais. Dizemos que são recursos naturais tudo aquilo que é necessário ao homem e que podemos encontrar e retirar da natureza, eles fazem parte da formação dos lugares sem a intervenção do homem e é através desses recursos que se torna possível a vida na Terra. Entre os principais recursos naturais que existem temos: o ar, o solo, a luz e o calor do sol, a água, as florestas, os animais e muitos outros. É possível dividir os recursos naturais em recursos naturais renováveis e o dos recursos naturais não-renováveis. Os renováveis são aqueles recursos que possuem a capacidade de se regenerar após serem utilizados pelo homem nas atividades. Entre os recursos que possuem essas características temos: A energia solar (luz do Sol), Águas (hidrelétricas), força dos ventos (Eólica), materiais orgânicos (Biomassa) entre outras. Já os recursos não-renováveis abrangem todos os outros que não podem se regenerar. Temos como exemplo: o petróleo (combustível fóssil), carvão mineral (combustível fóssil), urânio (Nuclear), gás natural (Combustível fóssil) entre outros.

Atividades:

Após a leitura, pesquise no livro didático:

1) Para cada recurso natural abaixo, classifique escrevendo (R) para renováveis e (NR) para não renováveis.

a) Ventos                             

b) Petróleo

c) Energia nuclear.

d) Carvão mineral

e) Luz do sol

f)  Gás natural

g)  Ar

h)  Minerais

i) mares e rios

2) O Semiárido brasileiro caracteriza-se pelo déficit hídrico, uma vez que as chuvas são irregulares no tempo e no espaço e a quantidade de chuva é menor do que o índice de evaporação, que chega a 2.500 mm/ano. A localização do semiárido brasileiro é privilegiada, no que se refere à radiação solar e aos ventos. Dessa forma, as potencialidades de fontes alternativas de energia devem ser mais exploradas na região, visto que o custo/benefício a longo prazo é reduzido, e os impactos ambientais em sua instalação e utilização são mínimos quando comparados a outras formas de obtenção de energia. Sobre qual tipo de energia renovável ideal para o semiárido trata o texto acima?

a) Eólica e Hidrelétrica.

b) Hidrelétrica e Biomassa.

c) Solar e Hidrelétrica.

d) Solar e Eólica.

3) Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?

a) Óleo diesel.

b) Gasolina.

c) Carvão mineral.

d) Vento.

4) Apesar de um relativo declínio nas ultimas décadas, esse recurso natural continua sendo a mais importante fonte de energia da atualidade. Trata-se de uma fonte não renovável e que atua na produção de eletricidade, combustíveis e na constituição de matérias-primas para inúmeros produtos, como a borracha sintética e o plástico.

A descrição acima se refere:

a) Ao gás natural.

b) A água.

c) Ao petróleo.

d) Ao carvão mineral.

 

5) Complete as lacunas:

a) As energias renováveis são fontes naturais que não se __________.

b)  A energia eólica é retirada dos -------------------------------------------.

c) A energia hidráulica é retirada dos ------------------------------------.

d) A energia maremotriz é retirada das ------------------------------dos mares.

e) As fontes de energias --------------------------------causam  menos poluição ao meio ambiente e contribuem menos para o aquecimento.

f) Energia mais utilizada no Brasil-------------------------------------------.

g) Energia pouco usada, cara, fonte limpa, gera calor e----------------------.

h) Energia gerada a partir da ----------------------------de materiais orgânicos como esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas.


6) Por que o uso de combustíveis fosseis pelas termelétricas é uma desvantagem para o meio ambiente?

 

Observação: Pesquisar as atividades no livro de Ciências, Capítulo 7 (Fontes e formas de energia) Entregar as atividades em 11/11/20, para o email: angelapaulasantos@prof.educacao.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma