Olá pessoal tudo certo , espero que sim , nesta semana proponho que façamos algumas questões relacionadas aos temas estudados que são fundamentais para solidificar algumas aprendizagens . São 8 ao todo, consulte as aulas anteriores para sanar algumas dúvidas.
1- “O Feudalismo europeu ocidental entrou num período de crise aguda no século XIV e daí por diante se desintegrou, com maior ou menor rapidez, em diferentes regiões”. (SWEEZY, Paul et al. A transição do feudalismo para o capitalismo – um debate.)
As razões fundamentais dessa crise foram, EXCETO,
a) a super exploração do trabalho dos servos pelos nobres, que exigiam deles um maior tempo de trabalho.
b) as revoltas camponesas e urbanas atribuídas à miséria que passou a caracterizar a vida de camponeses e trabalhadores.
c) o esgotamento das forças produtivas acentuado pela crise demográfica derivada da Peste Negra.
d) a descoberta de novas minas de ouro e prata em territórios alemães, gerando a disputa entre várias nações pelo seu domínio.
2- Entre os séculos XV e XVIII, a transição do feudalismo para o capitalismo, no mundo ocidental, engloba um conjunto de transformações econômicas e sociais, entre as quais identificamos corretamente a(o):
a) fragmentação da propriedade fundiária senhorial e monárquica.
b) substituição da produção das manufaturas pelo sistema de corporações de ofícios.
c) fortalecimento dos laços de servidão e vassalagem.
d) desenvolvimento da vida urbana através das atividades comerciais.
3- A crise do Feudalismo acabou gerando também um declínio das relações feudais. Entretanto, o modelo político que se adequou inicialmente ao desenvolvimento do capitalismo foi o absolutismo monárquico. Ao contrário da figura dos senhores feudais, nesse modelo político:
a) tinham centralidade os presidentes, que eram eleitos democraticamente.
b) tinha centralidade a figura dos caudilhos.
c) tinha posição destacada Napoleão Bonaparte.
d) tinha destaque central a figura do monarca.
4- Sabe-se que os renascimentos urbano e comercial na Europa viabilizaram o aparecimento do capitalismo, que teve a forma mercantilista inicialmente. O Mar Mediterrâneo teve um papel fundamental nesse processo, que pode ser expresso pelo(a):
a) concessão pacífica do tráfego pelo Mediterrâneo que os muçulmanos deram aos europeus.
b) ausência de marcadores navegantes, que precisavam ser buscados no continente americano recém-descoberto.
c) fluxo de mercadorias provindas de outras regiões, como África, Oriente Médio e Ásia, que aportavam em cidades (burgos) italianas, como Gênova e Veneza.
d) oportunidade de pirataria e de roubo de navios de outras regiões, sobretudo da Ásia.
5- Mercantilismo é um termo que foi criado pelos economistas alemães da segunda metade do século XIX para denominar o conjunto de práticas econômicas dos Estados europeus nos séculos XVI e XVII. Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO indica uma característica do mercantilismo.
a) Busca de uma balança comercial favorável, ou seja, a superação contábil das importações pelas exportações.
b) Intervencionismo do Estado nas práticas econômicas, através de políticas monopolistas e fiscais rígidas.
c) Crença em que a acumulação de metais preciosos era a principal forma de enriquecimento dos Estados.
d) Aplicação de capitais excedentes em outros países para aumentar a oferta de matérias-primas necessárias à industrialização.
6- Para se compreender historicamente o contexto em que se iniciou as práticas de navegações europeias que resultaram no que ficou conhecido como as Grandes Navegações, o autor do texto Grandes Navegações diz que é necessário fazer a associação entre algumas situações históricas. Indique qual das alternativas abaixo está correta.
a) renascimento cultural, fortalecimento dos senhores feudais e formação dos Estados Nacionais.
b) reavivamento comercial da Baixa Idade Média, formação dos Estados Nacionais e ascensão da burguesia.
c) reavivamento comercial da Baixa Idade Média, formação dos Estados Nacionais e ascensão da nobreza.
d) controle dos mercados marítimos pelos árabes, formação dos Estados Nacionais e ascensão da burguesia.
7- Sobre as características das Grandes Navegações do século XV, indique a alternativa incorreta:
a) Em 1434, o navegador Gil Eanes ultrapassou o Cabo do Borjador, abrindo portas para a conquista lusitana sobre o litoral africano.
b) Desde o século XII, a entrada dos produtos orientais se dava pelo monopólio exercido pelos comerciantes italianos e árabes no Mar Mediterrâneo. Com o objetivo de superar a dependência para com esses atravessadores, Portugal promoveu esforços para criar uma rota que ligasse diretamente os comerciantes portugueses aos povos do Oriente.
c) Como consequência das várias expedições realizadas pelos portugueses na costa ocidental do continente africano, o navegador Vasco da Gama conseguiu chegar à cidade indiana de Calicute em 1498, e voltou a Portugal com uma embarcação cheia de especiarias.
d) Ao mesmo tempo em que Portugal despontou em sua expansão marítima, a Espanha, mesmo envolvida no processo de expulsão dos mouros da Península Ibérica, acompanhou os portugueses nas expedições marítimas. O fim da chamada Guerra de Reconquista foi apenas mais um passo para o fortalecimento dos espanhóis na corrida de expansão marítima.
8- Explique o que foi o Tratado de Tordesilhas ?
email : klebernatividdade@prof.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma