NOME:
TURMA:
DATA:
PARTE I
Estamos estudando a cultura HIP HOP ou URBANA. Hoje vamos
conhecer alguns artistas goianos desta cena que, como já falamos, envolve
muitas linguagens (dança, música, poesia, grafite); para isso vou apresentar a
vocês um Grafiteiro e um DJ goianos que movimentam a cena da arte urbana por
aqui. Depois de nos inspirar um pouco com eles, vamos dançar em uma atividade
bem legal.
1- Leia o texto
Binei, como é mais conhecido o grafiteiro Hubner Miashiro,
de 34 anos, é um artista goiano que dedica seu tempo difundindo cores pela
cidade através do grafite, deixando suas obras pelos mais diversos pontos da
capital. O artista conta que se inspirou em elementos da própria natureza, que
remetam à beleza do simples.
“Algo que está no cotidiano de todo mundo, mas que, às
vezes, as pessoas não dão muito valor”, avalia Binei, destacando que a paixão
pela arte nasceu do prazer de transformar locais e objetos abandonados e
esquecidos.
Aqui embaixo você pode acessar o link do DJ TUBARÃO, que
também é goiano e faz parte do movimento Mega Break Crew, que reúne a galera no
Lago das Rosas para fazer arte urbana da melhor qualidade.
2- Acesse o link para conhecer a música do DJ TUBARÃO.
3- Se quiser saber mais, veja essa entrevista com o DJ
https://www.olhovivoca.com.br/entrevistas/8672/dj-tubarao-um-artista-nascido-no-oceano-hip-hop/
4- Agora vamos desenhar e dançar na batida do DJ Tubarão e
inspirados na flor do Binei.
Vamos dançar no plano alto e médio, então escolha uma parede
e se você puder rabiscar nela, melhor ainda; se não, imagine que está
desenhando uma flor e limite seu movimento em fluido (contínuo) ou quebrado,
mas não perca o contato com a parede. Pode ser qualquer parte do corpo, mas uma
parte do seu corpo tem que estar em contato com a parede. Segue o beat da
música e sinta-se fazendo arte; se quiser, grave a intervenção e melhor ainda
será se postar marcando a #cirandadaarte.
DESEJO QUE TENHAM UM MOMENTO DELICIOSO DE CONHECIMENTO E
ENVOLVIMENTO,
DANÇANDO E DESENHANDO TODO AMOR QUE A FLOR VERMELHA REPRESENTA.
PARTE II
Nas atividades de Arte/Dança vamos acessar e compreender os
caminhos e possibilidades de atuação no universo da dança. Essa atividade é a
terceira de uma série que pretende faze-los conhecer o universo da dança
contemporânea na sociedade e em seu corpo. Hoje vamos conhecer todas as
possibilidades que temos dentro do universo da arte e em especial da dança e
para isso iremos estudar as profissões que envolvem o fazer artístico e
conhecer os bastidores de uma companhia de dança goiana para podermos
identificar as funções e atuações dos profissionais que atuam nela.
Qual a importância de aprender sobre as profissões que atuam
no campo da cultura?
Entender que a arte é um campo de trabalho
Reconhecer que a produção artística vai além da obra
Despertar possibilidades de interesse nesse campo
profissional
Para que um espetáculo aconteça é preciso que muitos
profissionais se envolvam em sua produção e isso gera um campo amplo de
trabalho na cultura. Um espetáculo de dança, por exemplo, envolve bailarinos,
coreógrafo, ensaísta, cenógrafos, sonoplasta, iluminador, figurinista, direção
artística, produção executiva, produção artística, fotógrafos, filmagem, etc. A
Quasar é uma companhia de dança contemporânea goiana com projeção
internacional. Ela comemorou seus 20 anos de existência e na ocasião celebrou
com um vídeo contando sua história e nele podemos perceber todos os profissionais
envolvidos nesse trabalho. Muitas vezes alguns profissionais são contratados especificamente
para determinado trabalho e podem nunca ter tido contato com essa arte, como mostra
uma cena do vídeo. Mas aqui o importante é percebermos que a cultura é um campo
de trabalho que gera empregos diretos e indiretos, por exemplo, o bailarino
contratado da companhia é um trabalhador direto, porém, um marceneiro ou outro
profissional contratado para prestar determinado serviço é um trabalhador
indireto e assim a cultura ajuda a movimentar a economia do nosso país. Para
entender quais os profissionais estão envolvidos nesse processo vamos assistir
o vídeo abaixo e conhecer através da história dessa companhia o quanto de
pessoas são necessárias na concepção de uma obra/arte de dança.
1- Clique no link e assista o vídeo.
AGORA RESPONDA
Podemos observar no vídeo o dia a dia da companhia, sua
história, seus projetos e colaboradores. Na primeira cena já aparece um senhor
que está montando o cenário e nunca assistiu a um espetáculo.
Ele não faz parte do quadro de funcionários apesar de estar
trabalhando na montagem, desta forma, ele é um trabalhador direto ou indireto
da companhia?
_________________________________________________________________________________
Os bailarinos são fundamentais no espetáculo e isso exige
deles uma preparação para a cena, responda o que envolve a rotina de trabalhos
desses profissionais, dos ensaios até o espetáculo, conforme eles relatam no
vídeo.
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
Quem faz o cenário é o?
_________________________________________________________________________________
Qual é o nome e de que cidade é o coreógrafo da Quasar cia
de dança?
_________________________________________________________________________________
Uma companhia de dança é uma empresa, e esta empresa vai
estrear um espetáculo no teatro Goiânia em comemoração aos seus 20 anos, quais
os profissionais você precisa contratar para que o espetáculo aconteça?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
Essa atividade é para repensarmos a arte muito além do
entretenimento, ela gera empregos e exige capacitação e aprimoramento constante
de seus profissionais, dessa forma ela gera demandas como escolas, cursos
universitários e assim colabora com a economia do pais. São muitas
possibilidades profissionais neste campo, de bailarino à administrador. Quem
sabe um dia você escolha trabalhar com arte e cultura mesmo que não seja
artista. Tudo é possível e é preciso conhecer as profissões para auxiliar
nossas escolhas de futuro, pois, o trabalho é muito importante para o ser
humano e por isso é importante trabalhar com o que se gosta para ser feliz.
PARTE III
Vamos analisar as raízes africanas do Ragga Jam, uma modalidade
de dança urbana. Hoje vamos conhecer um pouco das matrizes de movimento da
dança afro, entender seus sentidos, significados e reconhecer suas influências
no Ragga brasileiro e goiano.
Espero que esse estudo possa ampliar seu conhecimento sobre
o valor cultural das raízes africanas em nosso cotidiano e ampliar seu
reportório de movimento para além da cultura midiática.
1- Observe as imagens, leia o texto e, se der, assista aos
vídeos.
Observe as semelhanças em todos os exemplos abaixo onde a
base do movimento são pernas flexionadas, pés inteiros no chão e se você
assistir aos vídeos verá que eles saltam, empunham as mãos como em uma luta,
ondulam o corpo e mexem os quadris. Essa movimentação vem de sua origem
africana (Jamaica), onde as danças exaltam suas lutas, a relação com a natureza
e o sagrado.
Por exemplo, neste primeiro vídeo, as crianças estão se
filmando e, apesar disso, há naturalidade na dança delas, seus movimentos não
parecem copiados e sim internalizados, mesmo havendo momentos em que eles se
coreografaram, a dança é natural e demonstra como ela faz parte cotidiano delas.
Assista o vídeo completo das crianças dançando nas ruas da
África.
https://youtu.be/2f1WTdFjY6Q acesso em 09/06/2020
Nesta segunda opção, temos duas professoras que trazem uma célula coreográfica, depois um tutorial de Ragga Jam; as matrizes são as mesmas, mas a roupa, o cenário, mostram como ela se apresenta no contexto urbano representado pelo Graffite, a moda, a música e o dançarino, mas a matriz continua na dança afro.
Agora o vídeo completo de duas professoras
https://youtu.be/OqjdWLEAJq0
acesso em 09/06/2020 .
Na terceira opção, a dança faz parte de um clipe e também conserva
a matriz de movimento, no contexto midiático. Eles fazem uma releitura para o
contexto e/ou intenção, a arte permite isso.
É de bom senso que quando um branco fale na perspectiva de
um preto, que seja com empatia e respeito pela história de luta e bravura desse
povo. E principalmente que seja na busca por conquistas e formas de reparar
esse erro histórico de nossa sociedade, que não fale no lugar do preto, mas ao
lado dele.
Aqui temos um clipe que utiliza a dança Ragga Jam nas
cenas
https://www.youtube.com/watch?v=TsRhMqVcS5s
acesso em 09/06/2020
Hoje o Ragga Jam é chamado de Dancehall e vem passando por
modificações e influências da mídia ao longo seu caminho.
2- Registre em seu caderno de arte/dança.
- Você já dançou Ragga Jam ou a dança afro?
- Conhecer a matriz Afro altera sua forma de dançar o Ragga
Jam ou Dancehall?
Você pode fazer um Rap com rimas interessantes ou somente
registrar os tópicos que achou mais interessante, depois apresente ao seu
professor esse texto por escrito.
FICA A DICA
Na aula de número (09) vamos dançar juntos. Vamos preparar
um vídeo tutorial de uma célula coreográfica de Ragga Jam e experimentarmos no
nosso corpo a vibração dessa dança. Fique ligado na próxima atividade.
O hábito de ler amplia sua capacidade de refletir, de
conhecer, reconhecer e sustentar suas ações no mundo; por isso, se quiser saber
mais é só ler as reportagens abaixo.
Clique e se divirta!
https://www.metropoles.com/colunas-blogs/conceicao-freitas/cronica-negra-de-mais-um-menino-preto-assassinado-pela-policia acesso em 12/06/2020
https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/o-caso-george-floyd-e-o-debate-sobre-racismo-e-violencia-policial/
acesso em 12/06/2020
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/racismo.htm#:~:text=O%20racismo%20%C3%A9%20um%20dos,de%20sua%20etnia%20ou%20cor
.Acesso em 12/06/2020.
ESSA É ATIVIDADE FINAL DO BIMESTRE. AQUELES ALUNOS QUE NÃO FIZERAM ATIVIDADES NO SEGUNDO E NEM NO TERCEIRO BIMESTRE, PROCURE A COORDENADORA EUZANIA PARA FAZEREM A RECUPERAÇÃO.
AQUELES ALUNOS QUE FIZERAM E TEM BOAS NOTAS, LOGO ESTARÃO DE FÉRIAS.
ALUNOS COM NOTAS BAIXAS FARÃO RECUPERAÇÃO NAS PRÓXIMAS SEMANAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma