CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 16 de novembro de 2020

DANÇA - ATIVIDADE FINAL.

 

NOME:

TURMA:                                                        DATA:

PARTE I

Estamos estudando a cultura HIP HOP ou URBANA. Hoje vamos conhecer alguns artistas goianos desta cena que, como já falamos, envolve muitas linguagens (dança, música, poesia, grafite); para isso vou apresentar a vocês um Grafiteiro e um DJ goianos que movimentam a cena da arte urbana por aqui. Depois de nos inspirar um pouco com eles, vamos dançar em uma atividade bem legal.

1- Leia o texto

Binei, como é mais conhecido o grafiteiro Hubner Miashiro, de 34 anos, é um artista goiano que dedica seu tempo difundindo cores pela cidade através do grafite, deixando suas obras pelos mais diversos pontos da capital. O artista conta que se inspirou em elementos da própria natureza, que remetam à beleza do simples.

“Algo que está no cotidiano de todo mundo, mas que, às vezes, as pessoas não dão muito valor”, avalia Binei, destacando que a paixão pela arte nasceu do prazer de transformar locais e objetos abandonados e esquecidos.


Todos os grafites dele são feitos com permissão de uso do espaço e como profissional ele também é contratado para grafitar em vários lugares, como nesta foto em que ele grafita um gerador de um hospital. A flor vermelha é sua marca registrada.

Aqui embaixo você pode acessar o link do DJ TUBARÃO, que também é goiano e faz parte do movimento Mega Break Crew, que reúne a galera no Lago das Rosas para fazer arte urbana da melhor qualidade.

2- Acesse o link para conhecer a música do DJ TUBARÃO.

https://youtu.be/BFypILox52A

3- Se quiser saber mais, veja essa entrevista com o DJ

https://www.olhovivoca.com.br/entrevistas/8672/dj-tubarao-um-artista-nascido-no-oceano-hip-hop/

4- Agora vamos desenhar e dançar na batida do DJ Tubarão e inspirados na flor do Binei.

Vamos dançar no plano alto e médio, então escolha uma parede e se você puder rabiscar nela, melhor ainda; se não, imagine que está desenhando uma flor e limite seu movimento em fluido (contínuo) ou quebrado, mas não perca o contato com a parede. Pode ser qualquer parte do corpo, mas uma parte do seu corpo tem que estar em contato com a parede. Segue o beat da música e sinta-se fazendo arte; se quiser, grave a intervenção e melhor ainda será se postar marcando a #cirandadaarte.

DESEJO QUE TENHAM UM MOMENTO DELICIOSO DE CONHECIMENTO E ENVOLVIMENTO,

DANÇANDO E DESENHANDO TODO AMOR QUE A FLOR VERMELHA REPRESENTA.

PARTE II

Nas atividades de Arte/Dança vamos acessar e compreender os caminhos e possibilidades de atuação no universo da dança. Essa atividade é a terceira de uma série que pretende faze-los conhecer o universo da dança contemporânea na sociedade e em seu corpo. Hoje vamos conhecer todas as possibilidades que temos dentro do universo da arte e em especial da dança e para isso iremos estudar as profissões que envolvem o fazer artístico e conhecer os bastidores de uma companhia de dança goiana para podermos identificar as funções e atuações dos profissionais que atuam nela.

Qual a importância de aprender sobre as profissões que atuam no campo da cultura?

Entender que a arte é um campo de trabalho

Reconhecer que a produção artística vai além da obra

Despertar possibilidades de interesse nesse campo profissional

Para que um espetáculo aconteça é preciso que muitos profissionais se envolvam em sua produção e isso gera um campo amplo de trabalho na cultura. Um espetáculo de dança, por exemplo, envolve bailarinos, coreógrafo, ensaísta, cenógrafos, sonoplasta, iluminador, figurinista, direção artística, produção executiva, produção artística, fotógrafos, filmagem, etc. A Quasar é uma companhia de dança contemporânea goiana com projeção internacional. Ela comemorou seus 20 anos de existência e na ocasião celebrou com um vídeo contando sua história e nele podemos perceber todos os profissionais envolvidos nesse trabalho. Muitas vezes alguns profissionais são contratados especificamente para determinado trabalho e podem nunca ter tido contato com essa arte, como mostra uma cena do vídeo. Mas aqui o importante é percebermos que a cultura é um campo de trabalho que gera empregos diretos e indiretos, por exemplo, o bailarino contratado da companhia é um trabalhador direto, porém, um marceneiro ou outro profissional contratado para prestar determinado serviço é um trabalhador indireto e assim a cultura ajuda a movimentar a economia do nosso país. Para entender quais os profissionais estão envolvidos nesse processo vamos assistir o vídeo abaixo e conhecer através da história dessa companhia o quanto de pessoas são necessárias na concepção de uma obra/arte de dança.

1- Clique no link e assista o vídeo.

https://youtu.be/rom4F1ZJk_o

 AGORA RESPONDA

Podemos observar no vídeo o dia a dia da companhia, sua história, seus projetos e colaboradores. Na primeira cena já aparece um senhor que está montando o cenário e nunca assistiu a um espetáculo.

Ele não faz parte do quadro de funcionários apesar de estar trabalhando na montagem, desta forma, ele é um trabalhador direto ou indireto da companhia?

_________________________________________________________________________________

Os bailarinos são fundamentais no espetáculo e isso exige deles uma preparação para a cena, responda o que envolve a rotina de trabalhos desses profissionais, dos ensaios até o espetáculo, conforme eles relatam no vídeo.

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

Quem faz o cenário é o?

_________________________________________________________________________________

Qual é o nome e de que cidade é o coreógrafo da Quasar cia de dança?

_________________________________________________________________________________

Uma companhia de dança é uma empresa, e esta empresa vai estrear um espetáculo no teatro Goiânia em comemoração aos seus 20 anos, quais os profissionais você precisa contratar para que o espetáculo aconteça?

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

Essa atividade é para repensarmos a arte muito além do entretenimento, ela gera empregos e exige capacitação e aprimoramento constante de seus profissionais, dessa forma ela gera demandas como escolas, cursos universitários e assim colabora com a economia do pais. São muitas possibilidades profissionais neste campo, de bailarino à administrador. Quem sabe um dia você escolha trabalhar com arte e cultura mesmo que não seja artista. Tudo é possível e é preciso conhecer as profissões para auxiliar nossas escolhas de futuro, pois, o trabalho é muito importante para o ser humano e por isso é importante trabalhar com o que se gosta para ser feliz.

PARTE III

Vamos analisar as raízes africanas do Ragga Jam, uma modalidade de dança urbana. Hoje vamos conhecer um pouco das matrizes de movimento da dança afro, entender seus sentidos, significados e reconhecer suas influências no Ragga brasileiro e goiano.

Espero que esse estudo possa ampliar seu conhecimento sobre o valor cultural das raízes africanas em nosso cotidiano e ampliar seu reportório de movimento para além da cultura midiática.

1- Observe as imagens, leia o texto e, se der, assista aos vídeos.

Observe as semelhanças em todos os exemplos abaixo onde a base do movimento são pernas flexionadas, pés inteiros no chão e se você assistir aos vídeos verá que eles saltam, empunham as mãos como em uma luta, ondulam o corpo e mexem os quadris. Essa movimentação vem de sua origem africana (Jamaica), onde as danças exaltam suas lutas, a relação com a natureza e o sagrado.

Por exemplo, neste primeiro vídeo, as crianças estão se filmando e, apesar disso, há naturalidade na dança delas, seus movimentos não parecem copiados e sim internalizados, mesmo havendo momentos em que eles se coreografaram, a dança é natural e demonstra como ela faz parte cotidiano delas.

 Assista o vídeo completo das crianças dançando nas ruas da África.


https://youtu.be/2f1WTdFjY6Q  acesso em 09/06/2020

Nesta segunda opção, temos duas professoras que trazem uma célula coreográfica, depois um tutorial de Ragga Jam; as matrizes são as mesmas, mas a roupa, o cenário, mostram como ela se apresenta no contexto urbano representado pelo Graffite, a moda, a música e o dançarino, mas a matriz continua na dança afro.

 Agora o vídeo completo de duas professoras


https://youtu.be/OqjdWLEAJq0 acesso em 09/06/2020 .

Na terceira opção, a dança faz parte de um clipe e também conserva a matriz de movimento, no contexto midiático. Eles fazem uma releitura para o contexto e/ou intenção, a arte permite isso.

É de bom senso que quando um branco fale na perspectiva de um preto, que seja com empatia e respeito pela história de luta e bravura desse povo. E principalmente que seja na busca por conquistas e formas de reparar esse erro histórico de nossa sociedade, que não fale no lugar do preto, mas ao lado dele.

 Aqui temos um clipe que utiliza a dança Ragga Jam nas cenas



https://www.youtube.com/watch?v=TsRhMqVcS5s  acesso em 09/06/2020 

Hoje o Ragga Jam é chamado de Dancehall e vem passando por modificações e influências da mídia ao longo seu caminho.

2- Registre em seu caderno de arte/dança.

- Você já dançou Ragga Jam ou a dança afro?

- Conhecer a matriz Afro altera sua forma de dançar o Ragga Jam ou Dancehall?

Você pode fazer um Rap com rimas interessantes ou somente registrar os tópicos que achou mais interessante, depois apresente ao seu professor esse texto por escrito.

FICA A DICA

 Na aula de número (09) vamos dançar juntos. Vamos preparar um vídeo tutorial de uma célula coreográfica de Ragga Jam e experimentarmos no nosso corpo a vibração dessa dança. Fique ligado na próxima atividade.

 O hábito de ler amplia sua capacidade de refletir, de conhecer, reconhecer e sustentar suas ações no mundo; por isso, se quiser saber mais é só ler as reportagens abaixo.

Clique e se divirta!

https://www.metropoles.com/colunas-blogs/conceicao-freitas/cronica-negra-de-mais-um-menino-preto-assassinado-pela-policia  acesso em 12/06/2020

https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/o-caso-george-floyd-e-o-debate-sobre-racismo-e-violencia-policial/  acesso em 12/06/2020

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/racismo.htm#:~:text=O%20racismo%20%C3%A9%20um%20dos,de%20sua%20etnia%20ou%20cor .Acesso em 12/06/2020.

 

ESSA É ATIVIDADE FINAL DO BIMESTRE. AQUELES ALUNOS QUE NÃO FIZERAM ATIVIDADES NO SEGUNDO E NEM NO TERCEIRO BIMESTRE, PROCURE A COORDENADORA EUZANIA PARA FAZEREM A RECUPERAÇÃO.

AQUELES ALUNOS QUE FIZERAM E TEM BOAS NOTAS, LOGO ESTARÃO DE FÉRIAS. 

ALUNOS COM NOTAS BAIXAS FARÃO RECUPERAÇÃO NAS PRÓXIMAS SEMANAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma