Boa
tarde!
Terceira
atividade do 4º bimestre.
Valor:
4 pontos
Bom
estudo!!
1)
Considere os fenômenos abaixo:
a) a)Dissolução do sal de frutas;
b) b)Produção de caramelo a partir do açúcar;
c) c)Desaparecimento de bolinhas de naftalina colocadas em armários;
d) d)Cândida em tecido colorido;
e) e)Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre;
f) Quais deles são fenômenos químicos?
2) Considerando-se
as transformações:
a. A água líquida é
obtida a partir do gelo ao se fornecer energia na forma de calor:
b. As chuvas ácidas
transformaram a superfície do mármore de estátuas gregas em gesso macio e
sujeito à erosão:
c. Uma poção de ferro
interage com o oxigênio em presença da umidade, transformando-se em ferrugem:
É correto afirmar que os fenômenos ocorridos são identificados, respectivamente, como
a)Físico, químico, físico.
b) b)Físico, químico,
químico.
c) c)Físico, físico,
químico.
d) d)Químico, químico, físico
3) A
alternativa que NÃO representa um fenômeno químico:
b) fermentação da massa na fabricação de pães.
c) dissolução de um comprimido efervescente em
água.
d) destruição da camada de ozônio.
4) A água oxigenada,
usada para limpar ferimentos, é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio
que, na presença de luz, decompõe-se em água e gás oxigênio. A alternativa que representa
reação química correta é:
a) H2O2 (aq) → H2(g) + O2(g)
b) H2O2 (aq) → H2O(l) +
O3
c) H2O2 (aq) → 2
H2O(l) + O2(g)
d) H2O2 (aq) → H2O(l) +
H2(g)
Orientações:
- Fazer a atividade no caderno.
- Enviar para o e-mail: elizangelamoura@prof.educacao.sp.gov.br
- Assista as aulas do centro de mídias.
- Utilizar o roteiro de estudo.
- Enviar a atividade até o dia 25/11/2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma