Bom dia meus queridos!
Espero que estejam todos bem!!
Na aula semana passada iniciamos o conteúdo sobre as Cadeias Produtivas é um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado.
Nessa semana vamos dar continuidade :
A desigualdade na distribuição de recursos na sociedade urbano- industrial
Você sabe o que é DESIGUALDADE ?
A desigualdade é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social.
Desenvolvimento e modernização urbana.
A urbanização dos países não aconteceu de maneira igualitária. As cidades mudaram muito no decorrer da história. Na antiguidade tinham função comercial, militar ,política e religiosa. Durante o feudalismo, tinham importância secundária ,pois, a propriedade rural determinava seu caráter agrário. A atividade comercial fez com que ressurgisse a vida urbana ,iniciando o processo de urbanização no mundo. Hoje elas desenvolvem muitas atividades em prol de beneficiar sua população .
- Urbanização no mundo subdesenvolvido: está relacionado à industrialização tardia dos países de economias em desenvolvimento associada aos processos de industrialização, mecanização do espaço agrário e êxodo rural.Até a primeira metade do século XX, a maioria da população urbana mundial encontrava-se nos países desenvolvidos, em decorrência do fato de suas economias serem altamente industrializadas. Os países mais pobres possuíam economias predominantemente agrárias, o que contribuía para a concentração de pessoas no campo.
A partir da década de 1950, os países subdesenvolvidos assistiram ao processo de industrialização de suas economias, seja pelo crescimento das indústrias nacionais, seja pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras. Tal processo, associado à rápida mecanização do campo e concentração de terras, proporcionou a ocorrência do êxodo rural (migração em massa da população do campo para a cidade).
Com isso, os problemas urbanos se multiplicaram em face da incapacidade dos governos de fornecer infraestrutura básica para grandes aglomerados urbanos.
Dados de diversas organizações internacionais demonstram que, até 1950, das oito grandes cidades com mais de cinco milhões de habitantes, seis encontravam-se em países desenvolvidos e duas em países subdesenvolvidos.
A Urbanização nos Países Desenvolvidos: A Revolução Industrial foi a grande responsável pela urbanização nos países desenvolvidas.
Vamos ver agora uma figura representando essa desigualdade dentro de um mesmo lugar. O bairro do Morumbi, ao lado de grandiosas mansões, a favelização ao redor. Observe e tire suas conclusões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma