Data: semana – 16 até 20 de novembro.
Número de aulas: 2
- Contato e entrega de atividades: via e-mail paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br e sempre uma cópia no caderno.
- Você pode tirar foto do que foi feito no caderno, pode enviar no Word ou no corpo do e-mail.
Orientações para entrega de Atividades.
- Coloque o nome completo, o ano (Ex. 7 e a série) e a data de resolução em cada folha do caderno;
- Coloque o Título da Atividade no Início (semana de XX ate XX de outubro - título da atividade);
- Ao terminar toda a atividade, tire foto (legível) de cada folha e envie para o meu email (paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br), você pode fazer no Word também ou outro editor de texto, mas sempre deixe uma cópia no CADERNO;
- No email, colocar o título da atividade no campo "ASSUNTO" e no corpo da mensagem o NOME COMPLETO E ANO/SÉRIE.
Prazo para a entrega: 26/11/2020
Tema: Cicloturismo
Você sabe o que é cicloturismo?
Cicloturismo, nada mais é que fazer turismo utilizando como veículo a bicicleta ou viajar de bicicleta.
Poderia dizer que a característica básica é percorrer longas distâncias com a bicicleta, já que para pequenas distâncias seria chamado passeio ciclístico.
A marca registrada do cicloturista é a carga na bicicleta. Se deseja percorrer locais bem desenvolvidos turisticamente e pretende hospedar-se em hotéis ou pousadas, o volume a ser carregado será pequeno. Se deseja estar auto suficiente para percorrer áreas selvagens ou desoladas o volume é bem maior, utilizando inclusive bagageiros especiais na roda da frente e no guidão. Entretanto, a característica primordial do cicloturismo é a mudança da concepção do exercício físico, ou seja, o cicloturista não está procurando recordes ou grandes velocidades, ele está procurando desafio, recreação e conhecimento.
O cicloturismo enquanto forma de viajar é fascinante, pois a bicicleta tem uma “magia especial” que atrai as pessoas. Diferente de qualquer outro veículo. Quando chegava às localidades com minha bicicleta carregada eu atraía a atenção das pessoas que vinham conversar comigo para saber mais sobre o que estava fazendo (mesmo debaixo da Torre Eifel, 5 parisienses vieram falar comigo). Nesta hora, a bicicleta realiza um papel marcante de forçar o relacionamento com as pessoas do local, sendo assim, o viajante tem a oportunidade de conhecer mais sobre o país e as pessoas que são muito mais que os lugares, pois tem verdadeiros universos dentro de si.
A viagem de bicicleta será considerada “cicloturismo de aventura” todas as vezes em que o trajeto escolhido passar por regiões desoladas ou de alto risco. Mais uma vez, o cicloturismo se sobressai entre os esportes de aventura, pois além de desenvolver no homem a coragem, ele provoca uma introspecção muito grande (a cadência do pedalar é como um mantra sendo repetido de forma constante e rítmica). Quando atravessamos uma planície logo estamos em meditação.
A introspecção provocada pelas travessias de áreas desoladas leva o aventureiro a um conhecimento que está muito além de novas línguas, costumes e povos. Leva o homem a uma viagem interna de auto conhecimento. Mais que os desafios do mundo o cicloturista enfrenta a si mesmo.
https://youtu.be/TQb_RROVH6s - O QUE PRECISO SABER PARA COMEÇAR NO CICLOTURISMO?
https://youtu.be/1zH_UchepJo - Cicloturismo pelas Américas - Juli Hirata fala um pouco de tudo sobre sua pedalada entre os extremos das Américas: do Alasca à Terra do Fogo.
Atividade
“O que podemos trazer com o conhecimento adquirido em relação entre o ciclismo, meio ambiente e mobilidade urbana.”
Nesta atividade quero que vocês façam um resumo/pesquisa sobre o tema que vou abordar para vocês.
Faça uma reflexão sobre o ciclismo como opção de esporte, lazer e transporte urbano, focando sua relação com a crise ambiental e o discurso do desenvolvimento sustentável, bem como as questões relativas à crise de mobilidade urbana nas grandes cidades. Busca refletir sobre a inserção da bicicleta nesse cenário como opção de transporte ecologicamente correta, sustentável, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente, para um acesso democrático ao espaço urbano e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Bom Estudo!
Na torcida contínua para que todos estejam bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma