INTERDEPENDÊNCIA ENTRE GRANDEZAS,
PROPORCIONALIDADE DIRETA E INVERSA.
Definimos por grandeza tudo
aquilo que pode ser contado e medido, como o tempo, a velocidade, comprimento,
preço, idade, temperatura entre outros. As grandezas são classificadas em:
diretamente proporcionais e inversamente proporcionais.
GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS
São aquelas grandezas onde a variação de uma provoca a variação da outra numa mesma razão. Se uma dobra a outra dobra, se uma triplica a outra triplica, se uma é divida em duas partes iguais a outra também é dividida à metade.
GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS
Uma grandeza é inversamente
proporcional quando operações inversas são utilizadas nas grandezas. Por
exemplo, se dobramos uma das grandezas temos que dividir a outra por dois, se
triplicamos uma delas devemos dividir a outra por três e assim sucessivamente.
A velocidade e o tempo são considerados grandezas inversas, pois aumentarmos a
velocidade, o tempo é reduzido, e se diminuímos a velocidade, o tempo aumenta.
Sempre que expressamos por meio de variáveis uma situação de interdependência envolvendo duas grandezas diretamente proporcionais, chegamos a uma função de 1º grau. De modo geral uma função de primeiro grau é expressa por uma fórmula do tipo
Em que a e b são
constantes , sendo a diferente de zero . Quando a é
igual a zero , a função se reduz a f(x) = b, ou seja , uma função constante. Na função f(x) = ax + b, o número a é
chamado de coeficiente de x e o número b é
chamado termo constante.
O gráfico da função f(x) = ax + b é uma reta, para quaisquer que sejam os valores de a e b,
podemos afirmar que
a > 0 , a função é crescente;
a < 0 , a função é
decrescente.
FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU
A função
de segundo grau, também chamada de função quadrática ou função polinomial
do 2° grau, é escrita como: f(x) = ax² + bx + c. Sendo os coeficientes "a,
b e c" números reais e "a" diferente de 0 (zero).
O grau da função é
determinado de acordo com o maior expoente que a incógnita x assume. Ou seja, se em uma
função a incógnita x não tiver nenhum expoente, ela é
classificada como de primeiro grau, mas se ela tiver o número dois como
maior expoente, ela é classificada como de segundo grau.
A
representação gráfica da função de segundo grau é uma parábola.
Se a > 0, a
concavidade da parábola estará voltada para cima
se a < 0, a
concavidade da parábola estará voltada para baixo.
FUNÇÃO EXPONENCIAL
Função
Exponencial é aquela que a variável está no expoente e cuja base é sempre maior
que zero e diferente de um.
Essas
restrições são necessárias, pois 1 elevado a qualquer número resulta em 1.
Assim, em vez de exponencial, estaríamos diante de uma função constante.
Além
disso, a base não pode ser negativa, nem igual a zero, pois para alguns
expoentes a função não estaria definida.
O
gráfico desta função passa pelo ponto (0,1), pois todo número elevado a zero é
igual a 1. Além disso, a curva exponencial não toca no eixo x.
Na
função exponencial a base é sempre maior que zero, portanto a função terá
sempre imagem positiva
A
função exponencial pode ser crescente ou decrescente.
Será
crescente quando a base for maior que 1. Por exemplo, a função y = 2x é
uma função crescente.
Por sua vez, as funções cujas bases são valores maiores que
zero e menores que 1, são decrescentes.
FUNÇÃO LOGARITMICA
A inversa da
função exponencial é a função logarítmica. A função logarítmica é definida
como f(x) = logax, com a real positivo
e a ≠ 1.
Sendo, o logaritmo de um número definido como o expoente ao qual
se deve elevar a base a para obter o
número x, ou seja, y = logax ⇔ ay =
x.
Uma relação
importante é que o gráfico de duas funções inversas são simétricos em relação a
bissetriz dos quadrantes I e III.
Desta maneira,
conhecendo o gráfico da função exponencial de mesma base, por simetria podemos
construir o gráfico da função logarítmica.
ORIENTAÇÕES:
-REVER RESUMOS POSTADOS NO BLOGGER
-ASSISTIR A AULA DO CENTRO DE
MÍDIAS
- FAZER
EXERCÍCIOS DO CADERNO DO ALUNO ATÉ A PÁGINA 18, CASO AINDA NÃO TENHA FEITO,
(ATIVIDADES RESOLVIDAS NA PRÓPRIA APOSTILA OU NO CADERNO, MANDE - ME AS FOTOS, POR FAVOR!)
-FAZER ATIVIDADE, SEGUE O LINK: ATIVIDADE
-ENTREGAR ATIVIDADE ATÉ 16/10
-DÚVIDAS PELO BLOGGER OU E-MAIL: claudiamatos@prof..educacao.sp.gov.br
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