CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 13 de outubro de 2020

SEI/SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS/AULA 7-lÍNGUA PORTUGUESA

 

SEI SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

Olá turma. Essa semana vocês deverão realizar as três atividades a seguir para compensar notas do terceiro bimestre. Os alunos que não fizeram nenhuma atividade ou que só fizeram algumas necessitam urgentemente realizar essas atividades a seguir. Os que fizeram tudo também devem realizar essas atividades para complementar ainda mais suas notas. 

Enviarem até dia 16/10 sexta feira para merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br ou para meu whats 948338779

O bimestre encerra dia 16/10 não se atrasem!




ATIVIDADE 1 - GÊNERO JORNALÍSTICO


Leia  esta notícia:

Conheça uma espécie de libélula ameaçada

Elas voam depressa e de um jeito que sempre chama atenção. Para quem gosta de observá-las, sentar à beira de um laguinho ou de um riacho e fixar os olhos no espelho d’água é uma dica e tanto: pode apostar que as libélulas virão!

    As libélulas apresentam cores e tamanhos variados, têm o hábito de fazer voos  rasantes sobre a água. Será que fazem isso para se refrescar? Que nada! Esse é um costume das fêmeas, que batem com o final do corpo – o abdome – na água.

    Pois bem, as larvas das libélulas são exclusivamente aquáticas, então, quando a fêmea encosta o abdome na água, ela está liberando seus ovos, que depois de algum tempo vão eclodir, liberando as larvas.

    Alguns grupos de libélulas colocam os ovos em locais diferenciados, como a Leptagrion acutum, cujas larvas se desenvolvem na água acumulada em bromélias da Mata Atlântica. Essa espécie tem um abdome considerado longo, de aproximadamente 4,5 centímetros.


 Há muito tempo a Leptagrion acutum não era encontrada. Imagine você que, por 40 anos, não houve registro de sua observação por um pesquisador.

    Mas, em 2005, ela foi reencontrada na Reserva Biológica de Córrego Grande, no Norte do Espírito Santo, onde os pesquisadores observaram apenas dois machos e 16 fêmeas. Essa reserva fica em Conceição da Barra, mesma cidade da primeira observação.

Disponível em: <http://www.otempo.com.br>

 

Questões:

 1) Releia:

Conheça uma espécie de libélula ameaçada”

Agora, identifique a ideia expressa pela palavra destacada, bem como o objetivo da notícia:

 

 

2) Leia o que se afirma sobre a libélula:

I. As larvas, oriundas dos ovos das libélulas, são predominantemente aquáticas.

II. Leptagrion acutum é o nome científico para alguns grupos específicos de libélulas.

III. A presença da Leptagrion acutum, no Norte do Espírito Santo, é um sinal de que a espécie não se encontra mais tão ameaçada de extinção.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I

b) II

c) I e II

d) II e III

 

3) Identifique o trecho que evidencia a fala direta do autor com o (a) leitor (a):

a) “Elas voam depressa e de um jeito que sempre chama atenção.”.

b) “As libélulas apresentam cores e tamanhos variados […]”.

c) “Imagine você que, por 40 anos, não houve registro de sua observação por um pesquisador.”.

d) “Essa espécie tem um abdome considerado longo, de aproximadamente 4,5 centímetros.”.

 

4) Observe esta passagem do texto:

“As libélulas apresentam cores e tamanhos variados, têm o hábito de fazer voos  rasantes sobre a água.”

a) Identifique a que se refere o verbo destacado.

 

b) Explique o porquê do acento circunflexo no verbo destacado.

 

 

5) Analise a palavra-chave do texto, isto é, a palavra principal, “libélula”. Em seguida, assinale a alternativa que contém palavras que são acentuadas pela mesma razão que ela:

a) água e hábito.

b) Atlântica e fêmea.

c) bromélias e Espírito.

d) aquáticas e Córrego.

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.










ATIVIDADE 2-  NOTÍCIA

Notícia

    Com calor de quase 40ºC , Bataguassu registrou nesta quarta-feira a nona maior temperatura do Brasil.

    Com os termômetros registrando quase 40ºC, Bataguassu registrou nesta quarta-feira dia 22 de fevereiro de 2017 a nona maior temperatura do Brasil e juntamente com outras sete cidades de Mato Grosso do Sul liderou o ranking entre as 10 cidades mais quentes do país.

    Além de Bataguassu que registrou 36, 4ºC, os municípios de Bela Vista, Porto Murtinho, Água Clara, Aquidauana, Juti, Jardim e Sete Quedas também ocuparam as dez primeiras posições no ranking de temperaturas, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).Nestes locais, os termômetros registraram entre 38ºC e 36ºC nesta terça-feira.

    Fonte: http://cenarioms.com.br/noticia/geral/4204/com-calor-de-quase-40oc--bataguassu-registrou-nesta-quartafeira-a-nona-maior-temperatura-do-brasil

 

Após a leitura, responda  os  elementos estruturais que compõem o gênero notícia:

1º) Que fato aconteceu?

_________________________________________________________________

2º) Com quem?

_________________________________________________________________

3º) Quando aconteceu?

_________________________________________________________________

4º) Onde aconteceu?

_________________________________________________________________

 5º) Como aconteceu o fato?

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

6º) Por que aconteceu? (causas do fato)

_________________________________________________________________










ATIVIDADE -3 INTERPRETAÇÃO TEXTUAL


Leia:

A quem pertence?

    Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que se dedicava a ensinar zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

    Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama.

    O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.

    No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se. Desapontados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.

    — Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?

    — A quem tentou entregá-lo. — respondeu um dos discípulos.

    — O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo.

    A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir…

Disponível em: <https://metaforas.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – Segundo o narrador da história, um guerreiro foi ao encontro do grande samurai que vivia perto de Tóquio. Por quê?

(     ) Porque o guerreiro não tinha nenhum escrúpulo.

(     ) Porque o guerreiro desejava vencer o samurai e aumentar a própria fama.

(     ) Porque o guerreiro sabia que o samurai, apesar de idoso, poderia derrotar qualquer um.

 

Questão 2 – No segmento “O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo.”, o vocábulo “lo” retoma:

(     ) “O velho”.

(     ) “o desafio”.

(     ) “o jovem”.

 

Questão 3 – Sublinhe os verbos neste trecho:

“Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus ancestrais.”

 

Questão 4 – Os verbos sublinhados anteriormente expressam:

(     ) ações.

(     ) estados.

(     ) características.

 

Questão 5 – No período “Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.”, o termo destacado exprime:

(     ) um fato que conclui outro.

(     ) um fato que justifica outro.

(     ) um fato que se contrasta com outro.

 

Questão 6 – Na passagem “Desapontados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.”, a palavra grifada indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Em “— Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?”, o travessão:

(     ) anuncia a fala do mestre.

(     ) assinala o início da fala do mestre.

(     ) sugere a continuidade da fala do mestre.

 

Questão 8 – Releia este fragmento do texto:


“A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir…”

Nesse fragmento do texto, o autor:

(     ) dá um ensinamento.

(     ) faz uma advertência.

(     ) aponta uma possibilidade.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma