Bom
dia, galera do 6ºA!
Espero
que estejam bem J
Iniciaremos esta semana com atividades
de SEI (Semana de Estudos Intensivos). A atividade a seguir é uma oportunidade
para revisarmos alguns assuntos já estudados ao longo do ano. Realizem as
atividades e enviem suas respostas para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 16/10/2020 (sexta-feira).
Assunto: variação linguística;
classes de palavras; texto narrativo; produção textual.
I. Analise qual linguagem deveremos utilizar nas situações abaixo. Escreva LF para (linguagem formal) e LI ( para linguagem informal):
a.( )Ao conversar
com um amigo.
b.( ) Ao conversar
com a diretora da escola.
c.( )Ao escrever
uma carta para uma autoridade.
d.( ) Ao escrever
uma carta para o namorado(a).
e.( )Ao conversar
com um professor.
f.( ) Ao conversar
com meu irmão.
g.( ) Ao conversar
com vários amigos.
h.( ) Ao redigir
um texto para o vestibular.
i.( )Ao conversar
no telefone com um juiz.
j.( )Ao conversar
com um matuto.
II. Observe as
manchetes de jornal e identifique os substantivos.
a)Praias do Rio voltam a ficar cheias em dia de forte
calor
b)Fumaça de incêndios florestais nos EUA chega ao
Canadá
c)Moradores
reclamam de infestação de pernilongos e mosquitos em São Paulo
d)Calor, pandemia
e pouca chuva fazem reservatórios em SP registrarem queda no nível de água
III. Leia a
tirinha a seguir e depois responda às questões.
Na
história, a mãe revela-se preocupada com o filho que está saindo para a prova
de vestibular.
a)
Que tipo de linguagem é empregada: formal ou informal? Justifique.
b)
Observe o sentido que é atribuído às palavras no texto. Explique o recurso
utilizado pelo quadrinista para a produção do humor.
c)
Releia a frase “Bom vestibular!”
Interprete o sentido expresso pelo adjetivo destacado, e pense nesse sentido se
ele fosse colocado depois do substantivo. Explique os dois significados.
d)
No último quadrinho, explique o sentido dos adjetivos empregados pela mãe.
IV. Leia o texto a
seguir para responder aos itens a, b e c.
O
lobo e o cordeiro
Estava o lobo bebendo água de um ribeirão, quando, num ponto mais abaixo
da correnteza, um cordeiro aproximou-se e se pôs a beber também. O lobo
arreganhou os dentes:
¾ Como ousa
turvar a água que estou bebendo?
¾ Eu? ¾
retrucou o cordeiro humildemente. ¾ Mas, se o senhor bebe da água
antes que ela chegue até mim, como posso turvá-la?
O lobo respondeu, encolerizado:
¾ Está me
contradizendo? Pois eu lhe digo que pouco importa se foi você ou se foi seu
pai, seis meses atrás.
¾ Mas eu nem era
nascido há seis meses... ¾ retrucou o
pobre cordeiro, acrescentando ingenuamente: ¾
E penso que não tenho culpa pelo que pode ter feito meu pai...
O lobo, cada vez mais irado e faminto, trovejou:
¾ Tem culpa, sim,
por ter pastado em meu campo!
¾ Como, senhor,
se eu ainda não tenho dentes para pastar? ¾
balbuciou o cordeiro.
O lobo, sem mais argumentar, saltou sobre ele e o devorou.
(Esopo. http://wikisource.org/wiki. Tradução dos
autores)
a)Quais são as personagens da história?
b)Em que lugar se passa a história?
c)Na
sua opinião, por que o lobo resolve comer o cordeiro? Qual a moral da história?
V. Faça de conta
que você é o autor da história O lobo e o
cordeiro e escreva outro final para ela.
Observações: Leiam os textos
com calma, para poder realizar as atividades de maneira adequada. Caso tenham
dúvidas, perguntem!
Até
mais,
Profº
Maria Margarida
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma