CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 13 de outubro de 2020

SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

 

Bom dia, galera do 6ºA!

Espero que estejam bem J

 

Iniciaremos esta semana com atividades de SEI (Semana de Estudos Intensivos). A atividade a seguir é uma oportunidade para revisarmos alguns assuntos já estudados ao longo do ano. Realizem as atividades e enviem suas respostas para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 16/10/2020 (sexta-feira).

 

Assunto: variação linguística; classes de palavras; texto narrativo; produção textual.

 

I. Analise qual linguagem deveremos utilizar nas situações abaixo. Escreva LF para (linguagem formal) e LI ( para linguagem informal):


a.(   )Ao conversar com um amigo.

b.(   ) Ao conversar com a diretora da escola.

c.(   )Ao escrever uma carta para uma autoridade.

d.(   ) Ao escrever uma carta para o namorado(a).

e.(   )Ao conversar com um professor.

f.(   ) Ao conversar com meu irmão.

g.(   ) Ao conversar com vários amigos.

h.(   ) Ao redigir um texto para o vestibular.

i.(   )Ao conversar no telefone com um juiz.

j.(   )Ao conversar com um matuto.

  

II. Observe as manchetes de jornal e identifique os substantivos.

 

a)Praias do Rio voltam a ficar cheias em dia de forte calor

 

b)Fumaça de incêndios florestais nos EUA chega ao Canadá

 

c)Moradores reclamam de infestação de pernilongos e mosquitos em São Paulo

 

d)Calor, pandemia e pouca chuva fazem reservatórios em SP registrarem queda no nível de água

 

III. Leia a tirinha a seguir e depois responda às questões.

Na história, a mãe revela-se preocupada com o filho que está saindo para a prova de vestibular.

 

a) Que tipo de linguagem é empregada: formal ou informal? Justifique.

b) Observe o sentido que é atribuído às palavras no texto. Explique o recurso utilizado pelo quadrinista para a produção do humor.

c) Releia a frase “Bom vestibular!” Interprete o sentido expresso pelo adjetivo destacado, e pense nesse sentido se ele fosse colocado depois do substantivo. Explique os dois significados.

d) No último quadrinho, explique o sentido dos adjetivos empregados pela mãe.

 

IV. Leia o texto a seguir para responder aos itens a, b e c.

O lobo e o cordeiro

 

    Estava o lobo bebendo água de um ribeirão, quando, num ponto mais abaixo da correnteza, um cordeiro aproximou-se e se pôs a beber também. O lobo arreganhou os dentes:

    ¾ Como ousa turvar a água que estou bebendo?

    ¾ Eu?  ¾ retrucou o cordeiro humildemente.  ¾ Mas, se o senhor bebe da água antes que ela chegue até mim, como posso turvá-la? 

    O lobo respondeu, encolerizado:

    ¾ Está me contradizendo? Pois eu lhe digo que pouco importa se foi você ou se foi seu pai, seis meses atrás.

    ¾ Mas eu nem era nascido há seis meses... ¾ retrucou o pobre cordeiro, acrescentando ingenuamente: ¾ E penso que não tenho culpa pelo que pode ter feito meu pai...

    O lobo, cada vez mais irado e faminto, trovejou:

    ¾ Tem culpa, sim, por ter pastado em meu campo!

    ¾ Como, senhor, se eu ainda não tenho dentes para pastar? ¾ balbuciou o cordeiro.

    O lobo, sem mais argumentar, saltou sobre ele e o devorou.

 

(Esopo. http://wikisource.org/wiki. Tradução dos autores)

 

a)Quais são as personagens da história?

b)Em que lugar se passa a história?

c)Na sua opinião, por que o lobo resolve comer o cordeiro? Qual a moral da história?

 

V. Faça de conta que você é o autor da história O lobo e o cordeiro e escreva outro final para ela.

 

Observações: Leiam os textos com calma, para poder realizar as atividades de maneira adequada. Caso tenham dúvidas, perguntem!

 

Até mais,

Profº Maria Margarida

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma