SEI - ARTE AFRICANA
ALUNOS QUE AINDA NÃO FIZERAM, NÃO PERCAM A OPORTUNIDADE! REALIZEM AS ATIVIDADES.
Veja o trabalho de alguns artistas:
Imagem 1
SEM TÍTULO – WALDOMIRO DE DEUS
Fonte: http://www.waldomirodedeus.com.br/
acesso em 18/06/2020.
Imagem 2
FESTA DO DIVINO EM PARATY – DJANIRA DA MOTA E SILVA
Fonte: https://www.brasilartesenciclopedias.com.br/
acesso em 18/06/2020.
Imagem 3
FREVO – HEITOR DOS PRAZERES
Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/
Acesso em 18/06/2020.
Esses artistas fazem parte da arte popular brasileira, uma
criação simples e sem técnicas. Vejam a diversidade em cada pintura, cada uma
retrata festas populares brasileiras.
A-
Observe com atenção e anote as cores pintadas que
você consegue identificar nas pessoas das obras de Waldomiro de Jesus, Djanira
da Mota e Silva e Heitor dos Prazeres.
B-
Observando as imagens 1,2 e 3? De qual você mais
gostou? Por quê?
C-
Todas as pessoas participam de alguma forma da
cultura onde vivem. Você já vivenciou ou presenciou alguma manifestação
artística e cultural na sua cidade? Se sim, qual? Descreva a sensação:
Vamos conhecer o trabalho de mais alguns artistas...
YEDA MARIA CORREIA DE OLIVEIRA
Nome artístico YEDAMARIA (Salvador, 1932 - Salvador, 27 de
março de 2016), foi uma artista plástica afro-brasileira, com obras expostas no
Brasil e no exterior. Conhecida pelos seus quadros, gravuras e colagens de
paisagens, marinhas e naturezas-mortas de influência africana.
Figura 1
YEDAMARIA – A cor sem rancor
Fonte: http://www.omenelick2ato.com/artes-plasticas/1195 (Acesso 07/05/2020)
Figura 2
YEDAMARIA – Barco com frutas – 1964
Fonte: http://filosofaram.blogspot.com/2010/07/yedamaria.html (Acesso 07/05/2020)
HEITOR DOS PRAZERES
Compositor e pintor nascido no Rio de Janeiro em 1898. Autor
de sambas que marcaram a história do gênero no Brasil, Heitor dos Prazeres é
também conhecido por expressar por meio da pintura o Rio de Janeiro do seu
tempo por uma perspectiva valiosa. Negro e de família pobre.
Figura 3
HEITOR DOS PRAZERES – Favela – 1965
Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra4656/favela (Acesso 07/05/2020)
Figura 4
HEITOR DOS PRAZERES – Roda de samba – 1965
Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra4654/roda-de-samba (Acesso 07/05/2020)
A)
Observe as figuras 1 e 2 e descreva o que você
consegue identificar e qual a principal diferença que conseguiu perceber entre
as duas obras?
B)
Você viu o titulo da figura 1: “A COR SEM
RANCOR”
O que será que a artista Yeda Maria
queria nos comunicar ou questionar com esse título e com as cores em tons de
cinza (preto e branco)? Será que ela queria falar sobre preconceito,
racismo...?
Peça ajuda para alguém da sua
família, pais ou irmãos e escreva o que você entende, sabe ou vivenciou sobre
preconceito e racismo.
C)
As figuras 3 e 4 representam uma FAVELA e uma
RODA DE SAMBA. Nas duas obras você identifica pessoas que são da raça negra. Na
escola, ou na sua sala de aula também tem colegas negros ou de descendência
indígena. Assim podemos conhecer e aprender sobre diferentes culturas e
costumes... além de preservar e respeitar as diferenças!
No espaço abaixo, faça um
desenho/pintura de memória: dos seus colegas e do local onde vocês se encontram
pra brincar e se divertir (na praça, na rua, na escola, na casa de alguém...?)
Figura 1 - Cena do clipe Apeshit: Beyonce e suas bailarinas
no Louvre
A.
Observe a figura 1. Com suas palavras, descreva
de forma objetiva, como se você estivesse descrevendo-a para uma pessoa que não
pudesse vê-la (pode falar das cores, formas, expressões faciais e postura das
pessoas, etc) e de forma subjetiva. O essa imagem representa, o que transmite?
Explique.
Assista ao clipe Apeshit - The Carters:
https://www.youtube.com/watch?v=kbMqWXnpXcA
https://www.youtube.com/watch?v=kbMqWXnpXcA
Figura 3 - Reprodução | Instagram | freedoflondonOpções de cores de sapatilhas de balé da Freed of London
Fonte: https://catracalivre.com.br/cidadania/apos-200-anos-sapatilhas-de-bale-marrons-chegam-ao-mercado/
E.
Você sabia que por cerca de 200 anos (!!!) não
existiam sapatilhas de balé para dançarinos/nas de pele marrom e preta? Os
dançarinos e dançarinas não brancos eram obrigados a tingir suas sapatilhas
para poderem compor seu figurino. Por que você acha que demorou tanto tempo
para que alguma empresa passasse a fabricar sapatilhas para uma diversidade
maior de tons de pele?
Figura 4 - Caixa de giz de cera Pinktor. Foto: Koralle
E. Você já deve ter ouvido falar de lápis de cor ou giz de
cera "cor da pele", não é mesmo? Até hoje nas caixas de lápis de cor
mais tradicionais encontramos o lápis identificado como "cor de
pele", mas que se trata de uma cor que se assemelha somente ao tom de pele
de pessoas brancas. Quantos tons de pele tem na sua caixa de lápis de cor?
Alguma delas representa a cor da sua pele? Crie uma composição utilizando a
técnica da colagem com pessoas de tons de pele diferentes (procure por revistas
velhas ou jornais e anúncios que você possa recortar ou se puder, pesquise na
internet e imprima algumas imagens).
Fig. 1 - Reprodução/Instagram (John Boyega), Jan. 2016
Fonte: https://revistaforum.com.br/noticias/ator-de-star-wars-posta-foto-de-menino-negro-brasileiro-se-reconhecendo-em-seu-personagem/
, acesso em 01/05/2020
"Um momento para estar agradecido. Pelo que você segura
em sua mão até o potencial em sua mente, você é um rei, jovem homem".
Assim declara o ator John Boyega em seu Instagram ao comentar a imagem do
garoto Matias Melquíades que posa ao lado do brinquedo. A imagem foi muito
repercutida e ainda é lembrada como evidência de que, como foi dito em um dos
comentários, "Representatividade importa, e muito!".
Mas o que é representatividade? A resposta é abrangente
porém, podemos dizer que representatividade é essencial para desenvolvermos um
sentido de identificação e pertencimento. A representatividade passa pelos
termos de igualdade de direitos e direito à diferença: ou seja, é social,
histórica e culturalmente injusto e empobrecedor que somente um tipo de
cultura, um tipo de beleza, um tipo de arte, etc. seja socialmente aceito,
representado e imposto como um padrão. E por muito tempo, era justamente o que
ocorria: observando a história da arte e da cultura visual percebemos que as
minorias sociais não eram representadas ou eram representadas de forma muito
distorcida (e até perversa). Ressaltando que essas minorias tratam-se de grupos
de pessoas que, por conta de relações de dominação cristalizadas ao longo da
História, se encontram numa situação de dependência ou desvantagem em nossa
sociedade, por exemplo: negros, mulheres, indígenas, LGBTQI+, imigrantes,
idosos, portadores de deficiência, etc.
No nosso contexto histórico-social atual, os casos de
representatividade desses grupos nas culturas de massa e dominante ainda são
raros. Sendo assim, a atuação de movimentos culturais, artesãos, artistas e
educadores populares, se faz essencial para manter, recriar, reinventar,
divulgar culturas plurais e contestar os valores culturais hegemônicos que
excluem, oprimem ou expropriam cultura e representantes de setores populares.
A. Você conhece a saga Star Wars? Essa franquia de filmes
começou em 1977, porém em 2015, a nova trilogia, acendeu várias discussões
envolvendo a "cultura geek" e questões de representatividade. Os
personagens interpretados por John Boyega (Finn) e Daisy Ridley (Rey) chamaram
a atenção não apenas por seus papéis na narrativa (afinal, as sagas anteriores
tiveram personagens negros e mulheres) mas por seu protagonismo, o que gerou,
por um lado, muita simpatia por parte de minorias sociais e daqueles que
reconhecem a importância de suas causas, mas também frustração e até
animosidade daqueles que não possuem esse entendimento. Você tem algum filme,
história em quadrinhos, seriado, novela ou desenho animado favorito? Existem
personagens negros, indígenas, mulheres, LGBTQI+, etc nessa produção? Como são
mostrados esses personagens? Qual a importância desses personagens nessa
narrativa? Você se identifica com algum desses personagens? Por quê?
B. Faça uma pesquisa envolvendo representações de minorias
sociais pela arte. Crie um banco de imagens com o material pesquisado (pelo
menos 5 imagens) e liste os/as autores/as e obras que você listou.
C. Pensando nas imagens e artistas de maior destaque na
História da Arte, quantos você conhece que fazem parte de minorias sociais?
Você já notou que existe uma maior projeção de artistas desses grupos na arte
contemporânea? Com base na leitura e em suas pesquisas, por que você acha que
isso acontece? Será que não existiam representantes desses grupos nos períodos,
por exemplo, da arte clássica?
D. Você conhece a música "Procuram-se bonecas
pretas" de Larissa Luz? Basicamente, essa música se trata de
representatividade negra e, observando nosso contexto histórico e social, da
falta dessa representatividade. Considerando que a produção industrial de
brinquedos (no caso, bonecas, bonecos ou action figures) está vinculada aos
valores e contextos de uma sociedade, essa representação é muito reduzida,
mesmo nos dias de hoje. Após a leitura do texto, de suas pesquisas e reflexões
sobre o tema, escreva com suas palavras porque a representatividade é
importante.
Assista ao clipe e ouça a música: Larissa Luz - Bonecas
Pretas | Clipe Oficial
https://www.youtube.com/watch?v=Qk3-0qaYTzk
E. Faça uma pesquisa (internet, revistas, jornais, etc.) e
busque por imagens de representações de minorias sociais e faça uma crie uma
colagem com o tema "Representatividade importa".
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