CRONOGRAMA DE POSTAGENS


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terça-feira, 13 de outubro de 2020

SEI (SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS): ARTE AFRICANA

 SEI - ARTE AFRICANA

ALUNOS QUE AINDA NÃO FIZERAM, NÃO PERCAM A OPORTUNIDADE! REALIZEM AS ATIVIDADES.

Veja o trabalho de alguns artistas:



Imagem 1

SEM TÍTULO – WALDOMIRO DE DEUS

Fonte: http://www.waldomirodedeus.com.br/ acesso em 18/06/2020.


 Imagem 2

FESTA DO DIVINO EM PARATY – DJANIRA DA MOTA E SILVA

Fonte: https://www.brasilartesenciclopedias.com.br/ acesso em 18/06/2020.


 Imagem 3

FREVO – HEITOR DOS PRAZERES

Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ Acesso em 18/06/2020.

Esses artistas fazem parte da arte popular brasileira, uma criação simples e sem técnicas. Vejam a diversidade em cada pintura, cada uma retrata festas populares brasileiras.

A-     Observe com atenção e anote as cores pintadas que você consegue identificar nas pessoas das obras de Waldomiro de Jesus, Djanira da Mota e Silva e Heitor dos Prazeres.

B-      Observando as imagens 1,2 e 3? De qual você mais gostou? Por quê?

C-      Todas as pessoas participam de alguma forma da cultura onde vivem. Você já vivenciou ou presenciou alguma manifestação artística e cultural na sua cidade? Se sim, qual? Descreva a sensação:

 Olá! Vamos continuar nosso estudo sobre Cultura Afro-brasileira!

Vamos conhecer o trabalho de mais alguns artistas...

YEDA MARIA CORREIA DE OLIVEIRA

Nome artístico YEDAMARIA (Salvador, 1932 - Salvador, 27 de março de 2016), foi uma artista plástica afro-brasileira, com obras expostas no Brasil e no exterior. Conhecida pelos seus quadros, gravuras e colagens de paisagens, marinhas e naturezas-mortas de influência africana.


Figura 1

YEDAMARIA – A cor sem rancor

Fonte: http://www.omenelick2ato.com/artes-plasticas/1195  (Acesso 07/05/2020)


 Figura 2

YEDAMARIA – Barco com frutas – 1964

Fonte: http://filosofaram.blogspot.com/2010/07/yedamaria.html   (Acesso 07/05/2020)

HEITOR DOS PRAZERES

Compositor e pintor nascido no Rio de Janeiro em 1898. Autor de sambas que marcaram a história do gênero no Brasil, Heitor dos Prazeres é também conhecido por expressar por meio da pintura o Rio de Janeiro do seu tempo por uma perspectiva valiosa. Negro e de família pobre.


Figura 3

HEITOR DOS PRAZERES – Favela – 1965

Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra4656/favela  (Acesso 07/05/2020)


 Figura 4

HEITOR DOS PRAZERES – Roda de samba – 1965

Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra4654/roda-de-samba  (Acesso 07/05/2020)

A)     Observe as figuras 1 e 2 e descreva o que você consegue identificar e qual a principal diferença que conseguiu perceber entre as duas obras?

B)      Você viu o titulo da figura 1: “A COR SEM RANCOR”

O que será que a artista Yeda Maria queria nos comunicar ou questionar com esse título e com as cores em tons de cinza (preto e branco)? Será que ela queria falar sobre preconceito, racismo...?

Peça ajuda para alguém da sua família, pais ou irmãos e escreva o que você entende, sabe ou vivenciou sobre preconceito e racismo.

C)      As figuras 3 e 4 representam uma FAVELA e uma RODA DE SAMBA. Nas duas obras você identifica pessoas que são da raça negra. Na escola, ou na sua sala de aula também tem colegas negros ou de descendência indígena. Assim podemos conhecer e aprender sobre diferentes culturas e costumes... além de preservar e respeitar as diferenças!

No espaço abaixo, faça um desenho/pintura de memória: dos seus colegas e do local onde vocês se encontram pra brincar e se divertir (na praça, na rua, na escola, na casa de alguém...?)

Figura 1 - Cena do clipe Apeshit: Beyonce e suas bailarinas no Louvre

Fonte: https://www.huffpostbrasil.com/2018/06/19/7-detalhes-de-apeshit-clipe-de-beyonce-e-jay-z-que-talvez-voce-tenha-perdido_a_23462851/

A.      Observe a figura 1. Com suas palavras, descreva de forma objetiva, como se você estivesse descrevendo-a para uma pessoa que não pudesse vê-la (pode falar das cores, formas, expressões faciais e postura das pessoas, etc) e de forma subjetiva. O essa imagem representa, o que transmite? Explique.

Assista ao clipe Apeshit - The Carters:

https://www.youtube.com/watch?v=kbMqWXnpXcA

https://www.youtube.com/watch?v=kbMqWXnpXcA



Figura 3 - Reprodução | Instagram | freedoflondonOpções de cores de sapatilhas de balé da Freed of London

Fonte: https://catracalivre.com.br/cidadania/apos-200-anos-sapatilhas-de-bale-marrons-chegam-ao-mercado/

E.       Você sabia que por cerca de 200 anos (!!!) não existiam sapatilhas de balé para dançarinos/nas de pele marrom e preta? Os dançarinos e dançarinas não brancos eram obrigados a tingir suas sapatilhas para poderem compor seu figurino. Por que você acha que demorou tanto tempo para que alguma empresa passasse a fabricar sapatilhas para uma diversidade maior de tons de pele?



Figura 4 - Caixa de giz de cera Pinktor. Foto: Koralle

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/o-lapis-cor-de-pele-esta-com-os-dias-contados/

E. Você já deve ter ouvido falar de lápis de cor ou giz de cera "cor da pele", não é mesmo? Até hoje nas caixas de lápis de cor mais tradicionais encontramos o lápis identificado como "cor de pele", mas que se trata de uma cor que se assemelha somente ao tom de pele de pessoas brancas. Quantos tons de pele tem na sua caixa de lápis de cor? Alguma delas representa a cor da sua pele? Crie uma composição utilizando a técnica da colagem com pessoas de tons de pele diferentes (procure por revistas velhas ou jornais e anúncios que você possa recortar ou se puder, pesquise na internet e imprima algumas imagens).


Fig. 1 - Reprodução/Instagram (John Boyega), Jan. 2016

Fonte: https://revistaforum.com.br/noticias/ator-de-star-wars-posta-foto-de-menino-negro-brasileiro-se-reconhecendo-em-seu-personagem/ , acesso em 01/05/2020

"Um momento para estar agradecido. Pelo que você segura em sua mão até o potencial em sua mente, você é um rei, jovem homem". Assim declara o ator John Boyega em seu Instagram ao comentar a imagem do garoto Matias Melquíades que posa ao lado do brinquedo. A imagem foi muito repercutida e ainda é lembrada como evidência de que, como foi dito em um dos comentários, "Representatividade importa, e muito!".

Mas o que é representatividade? A resposta é abrangente porém, podemos dizer que representatividade é essencial para desenvolvermos um sentido de identificação e pertencimento. A representatividade passa pelos termos de igualdade de direitos e direito à diferença: ou seja, é social, histórica e culturalmente injusto e empobrecedor que somente um tipo de cultura, um tipo de beleza, um tipo de arte, etc. seja socialmente aceito, representado e imposto como um padrão. E por muito tempo, era justamente o que ocorria: observando a história da arte e da cultura visual percebemos que as minorias sociais não eram representadas ou eram representadas de forma muito distorcida (e até perversa). Ressaltando que essas minorias tratam-se de grupos de pessoas que, por conta de relações de dominação cristalizadas ao longo da História, se encontram numa situação de dependência ou desvantagem em nossa sociedade, por exemplo: negros, mulheres, indígenas, LGBTQI+, imigrantes, idosos, portadores de deficiência, etc.

No nosso contexto histórico-social atual, os casos de representatividade desses grupos nas culturas de massa e dominante ainda são raros. Sendo assim, a atuação de movimentos culturais, artesãos, artistas e educadores populares, se faz essencial para manter, recriar, reinventar, divulgar culturas plurais e contestar os valores culturais hegemônicos que excluem, oprimem ou expropriam cultura e representantes de setores populares.

A. Você conhece a saga Star Wars? Essa franquia de filmes começou em 1977, porém em 2015, a nova trilogia, acendeu várias discussões envolvendo a "cultura geek" e questões de representatividade. Os personagens interpretados por John Boyega (Finn) e Daisy Ridley (Rey) chamaram a atenção não apenas por seus papéis na narrativa (afinal, as sagas anteriores tiveram personagens negros e mulheres) mas por seu protagonismo, o que gerou, por um lado, muita simpatia por parte de minorias sociais e daqueles que reconhecem a importância de suas causas, mas também frustração e até animosidade daqueles que não possuem esse entendimento. Você tem algum filme, história em quadrinhos, seriado, novela ou desenho animado favorito? Existem personagens negros, indígenas, mulheres, LGBTQI+, etc nessa produção? Como são mostrados esses personagens? Qual a importância desses personagens nessa narrativa? Você se identifica com algum desses personagens? Por quê?

B. Faça uma pesquisa envolvendo representações de minorias sociais pela arte. Crie um banco de imagens com o material pesquisado (pelo menos 5 imagens) e liste os/as autores/as e obras que você listou.

C. Pensando nas imagens e artistas de maior destaque na História da Arte, quantos você conhece que fazem parte de minorias sociais? Você já notou que existe uma maior projeção de artistas desses grupos na arte contemporânea? Com base na leitura e em suas pesquisas, por que você acha que isso acontece? Será que não existiam representantes desses grupos nos períodos, por exemplo, da arte clássica?

D. Você conhece a música "Procuram-se bonecas pretas" de Larissa Luz? Basicamente, essa música se trata de representatividade negra e, observando nosso contexto histórico e social, da falta dessa representatividade. Considerando que a produção industrial de brinquedos (no caso, bonecas, bonecos ou action figures) está vinculada aos valores e contextos de uma sociedade, essa representação é muito reduzida, mesmo nos dias de hoje. Após a leitura do texto, de suas pesquisas e reflexões sobre o tema, escreva com suas palavras porque a representatividade é importante.

Assista ao clipe e ouça a música: Larissa Luz - Bonecas Pretas | Clipe Oficial

https://www.youtube.com/watch?v=Qk3-0qaYTzk

E. Faça uma pesquisa (internet, revistas, jornais, etc.) e busque por imagens de representações de minorias sociais e faça uma crie uma colagem com o tema "Representatividade importa".

 

 

 


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