ESCOLA
ESTADUAL HERBERT BALDUS 28/10/20
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSORA: ANGELA
SÉRIE: 8ªA,B,C,D
Tema: Equipamentos elétricos e suas características de funcionamento
As propriedades elétricas e magnéticas muitas vezes
passam despercebidas em nosso dia a dia. Contudo, elas são necessárias para a
compreensão de inúmeros fenômenos presentes no cotidiano, especialmente na
atualidade.
O funcionamento de um motor elétrico, as informações gravadas
nos pen drives e a produção de energia elétrica em grande escala dependem
dessas interações. O que diferencia um aparelho elétrico de outro é a
transformação de energia elétrica em térmica, mecânica, luminosa e outras, além
das diferentes finalidades.
Os equipamentos elétricos podem ser classificados em
grupos:
1) Resistivos
Se a energia elétrica for transformada apenas em térmica,
o aparelho é denominado resistivo. Exemplos: Chuveiro, secador de cabelo,
cafeteira elétrica, aquecedor elétrico, lâmpada, torradeira, lâmpada fluorescente,
ferro de passar.
2) Motores
Possuem em seu interior um motor que transforma a maior
parte da energia elétrica em mecânica, produzindo rotação em torno de um eixo.
Apesar de aquecerem um pouco, a função desses aparelhos não é a mesma dos
resistivos.
Como nesses aparelhos não ocorre somente a transformação
de energia elétrica em energia térmica, eles são chamados de receptores de
energia nos circuitos. Exemplos: Ventilador,
furadeira, aspirador de pó, liquidificadores, batedeiras, aparelho de barbear,
secador de cabelo, lavadora, geladeira.
3) Comunicadores e Informativos
São considerados receptores de energia elétrica, e a principal
função é guardar informações, decodificá-las, transportá-las e servir a
comunicação.
Estão relacionadas com o magnetismo e com ondas
eletromagnéticas. Por exemplo, na TV, a energia elétrica é transformada em
energia sonora e luminosa; no rádio, elétrica em sonora. Exemplos: televisão, computador, rádio,
celular, telefone, microfone, DVD player, fita cassete.
4) Fontes ou geradores
As fontes fornecem energia elétrica a partir de outras
formas de energia, como energia química ou energia mecânica, na forma de
energia potencial elétrica. Exemplos:
pilha, baterias, tomada, bateria de carro.
Atividades
Após a leitura do texto, pesquise as questões no livro
didático:
1) Distribua esses equipamentos em quatro grupos: resistivos, comunicadores, motores e geradores.
a) Secador de cabelo
b) Televisão
c) Geladeira
d) Rádio
e) Forno elétrico
f) Bateria
G) Pilha
H) Ventilador
2) Pense nos aparelhos elétricos que você conhece. Classifique-os em
dois grupos: dos receptores e dos resistivos. Explique a função de cada um
deles.
3) Como funcionam os eletrodomésticos que
“esquentam as coisas”, como o ferro de passar, a cafeteira, a torradeira?
4) A água conduz eletricidade? O que são
condutores elétricos?
5) Verifique em sua residência os aparelhos
elétricos que emitem:
a) Calor c) Luz
b) Som d) Rotação ou movimento.
6) Relacione os tipos de energia de acordo com suas características:
(A) Obtida da energia dos ventos.
(B) Originada de substâncias radioativa.
(C) Captada por placas solares.
(D) Gerada pela queda d’água.
( ) Energia hidrelétrica.
( ) Energia eólica.
( ) Energia solar.
( ) Energia nuclear.
Observação:
Pesquisar as demais atividades no livro de Ciências, ou em sites, páginas: (167
à 182 e 223 à 225) Entregar as atividades em 04/11/20, para o email: angelapaulasantos@prof.educacao.sp.gov.br (Não esqueçam de colocar o nome completo e
série).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma