CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Retomada – Equipamentos elétricos e suas características de funcionamento

 

ESCOLA  ESTADUAL HERBERT BALDUS  28/10/20

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

PROFESSORA: ANGELA

SÉRIE: 8ªA,B,C,D

 Tema: Equipamentos elétricos e suas características de funcionamento

As propriedades elétricas e magnéticas muitas vezes passam despercebidas em nosso dia a dia. Contudo, elas são necessárias para a compreensão de inúmeros fenômenos presentes no cotidiano, especialmente na atualidade.

O funcionamento de um motor elétrico, as informações gravadas nos pen drives e a produção de energia elétrica em grande escala dependem dessas interações. O que diferencia um aparelho elétrico de outro é a transformação de energia elétrica em térmica, mecânica, luminosa e outras, além das diferentes finalidades.

Os equipamentos elétricos podem ser classificados em grupos:

1) Resistivos

Se a energia elétrica for transformada apenas em térmica, o aparelho é denominado resistivo. Exemplos: Chuveiro, secador de cabelo, cafeteira elétrica, aquecedor elétrico, lâmpada, torradeira, lâmpada fluorescente, ferro de passar.

2) Motores

Possuem em seu interior um motor que transforma a maior parte da energia elétrica em mecânica, produzindo rotação em torno de um eixo. Apesar de aquecerem um pouco, a função desses aparelhos não é a mesma dos resistivos.

Como nesses aparelhos não ocorre somente a transformação de energia elétrica em energia térmica, eles são chamados de receptores de energia nos circuitos.  Exemplos: Ventilador, furadeira, aspirador de pó, liquidificadores, batedeiras, aparelho de barbear, secador de cabelo, lavadora, geladeira.

3) Comunicadores e Informativos

São considerados receptores de energia elétrica, e a principal função é guardar informações, decodificá-las, transportá-las e servir a comunicação. 

Estão relacionadas com o magnetismo e com ondas eletromagnéticas. Por exemplo, na TV, a energia elétrica é transformada em energia sonora e luminosa; no rádio, elétrica em sonora. Exemplos: televisão, computador, rádio, celular, telefone, microfone, DVD player, fita cassete.

4) Fontes ou geradores

As fontes fornecem energia elétrica a partir de outras formas de energia, como energia química ou energia mecânica, na forma de energia potencial elétrica.  Exemplos: pilha, baterias, tomada, bateria de carro.

Atividades

Após a leitura do texto, pesquise as questões no livro didático:

1) Distribua esses equipamentos em quatro grupos: resistivos, comunicadores, motores e geradores.

a) Secador de cabelo                                            

b) Televisão                                                                                 

c) Geladeira                                                                                  

d) Rádio   

e) Forno elétrico

f) Bateria

G) Pilha

H) Ventilador                                                                             

2) Pense nos aparelhos elétricos que você conhece. Classifique-os em dois grupos: dos receptores e dos resistivos. Explique a função de cada um deles.

3) Como funcionam os eletrodomésticos que “esquentam as coisas”, como o ferro de passar, a cafeteira, a torradeira?

4) A água conduz eletricidade? O que são condutores elétricos?

5) Verifique em sua residência os aparelhos elétricos que emitem:

a) Calor                         c) Luz

b) Som                          d) Rotação ou movimento.

                  

6) Relacione os tipos de energia de acordo com suas características:

(A) Obtida da energia dos ventos.

(B) Originada de substâncias radioativa.

(C) Captada por placas solares.

(D) Gerada pela queda d’água.

(   ) Energia hidrelétrica.

(   ) Energia eólica.

(   ) Energia solar.

(   ) Energia nuclear.


Observação: Pesquisar as demais atividades no livro de Ciências, ou em sites, páginas: (167 à 182 e 223 à 225) Entregar as atividades em 04/11/20, para o email: angelapaulasantos@prof.educacao.sp.gov.br (Não esqueçam de colocar o nome completo e série).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma