CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Projeto de Vida - 9º ANO B,C e D - 28/10 e 29/10

  PROJETO DE VIDA


DIAS: 28/10 e 29/10
9º ANO B,C e D

PROF. FRANCISCA 

Projeto de VIda

As marcas que recebo e deixo no mundo



Para refletir:

Pensar sobre o que se fez, refletir sobre as próprias ações e saber antecipar as consequências dos próprios atos são algumas formas de avaliar nossas próprias atitudes, de pensar sobre elas e, principalmente, produzir significado para nossas experiências. Avaliar, nesse sentido, é compreender o que aconteceu, estabelecer relações causais a partir das ações e escolhas que fazemos. Junto com isso, também podemos pensar na importância da determinação e persistência. Essas duas competências permitem que olhem para suas marcas no mundo e reflitam de que forma querem continuar caminhando para atingir seus objetivos e sonhos futuros.
Antes mesmo de nascer, recebemos e deixamos diversas marcas no mundo. Uma das primeiras, e que nos acompanham por toda a vida, é o nosso nome. Depois do parto, novas marcas começam a chegar: a certidão de nascimento, a vacina BCG (aquela que dói pra caramba e marca o braço direito das pessoas para sempre!), as primeiras fotografias... Os anos vão se passando e a coisa continua: os desenhos que fazemos para nossos pais e irmãos, a matrícula na escola e a entrada nas redes sociais! Somos marcados também por outros tipos de coisas: pelas lembranças de lugares e pessoas importantes para nós (como a casa de uma avó, o primeiro mergulho no mar, a amizade com alguém que se torna especial) ou, ainda, pelos grandes acontecimentos do mundo, como as guerras, o descobrimento de tratamentos de doenças, os desastres naturais etc 

1. Vamos fazer um teste para ver se tudo isso que foi dito anteriormente é verdade? Você tem até 30 segundos para pensar e responder, em um papel, a cada item abaixo: 

a) Duas marcas de produtos que você consome sempre; 
b) Dois esportistas que marcaram a sua vida;
c) Dois políticos que fizeram história no Brasil; 
d) Dois conteúdos aprendidos na escola que você nunca esqueceu; 


E aí, como se saiu? Os 30 segundos foram suficientes? Se não, é porque as marcas não foram muito profundas! Por falar na profundidade daquilo que é importante nas nossas vidas, há mesmo uma diferença entre as coisas que marcam a gente: alguns acontecimentos deixam marcas em nossas lembranças, outros, no nosso corpo. Mas têm aquelas coisas que marcam a nossa história, por isso consideramos que são mais profundas.


2. Novo teste. Desta vez, mais difícil e de maior responsabilidade: 

a) Quais são os acontecimentos pessoais, familiares, comunitários ou da sociedade de maneira mais ampla que mais marcaram você? Três minutos para pensar... Vamos dar mais um passo adiante. Outra pergunta, ainda mais desafiadora: 
b) Que tipo de marcas você tem deixado no mundo? Pense sobre elas com cuidado. Tente compreender os vários aspectos dessas marcas que você deixa no mundo à sua volta. 


3. Depois de tantas perguntas instigantes, chegou a hora do grande desafio: 

Em uma folha, criar, graficamente, uma marca para você. Já fez isso antes? Se não fez, precisa saber que, em geral, as marcas representam negócios ou produtos. Nesse universo, a criação de uma marca envolve uma série de pontos. A nova forma de expressar essas marcas pode ser um momento para desenvolver imaginação criativa. Alguns deles são


❖ Pesquisa: antes de qualquer coisa, é preciso refletir sobre os valores, a identidade, a personalidade do negócio ou produto; 
❖ Conceito: é essencial definir a mensagem, a ideia que se pretende comunicar com aquela marca;
❖ Legibilidade: a marca precisa ser legível, compreendida pelas pessoas; 
❖ Uso: é importante que a marca seja facilmente aplicada em suportes (papel, internet etc.) e produtos variados. 




“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. 
Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.” - Antoine de Saint-Exupéry


OBS: Mandem a atividade feita até dia 05/11 para o email vilanilsa@prof.educacao.sp.gov.br para a correção.                                                                                                          

Bons estudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma