Bom dia turma!
Vamos começar o 4º bimestre
falando de equações,iremos focar em equação do 1º grau,siga atentamente as
orientações a seguir,pois ajudará nas realizações das atividades. Após analisar
os exemplos dados,resolva os exercícios fazendo a resolução de cada um deles
não coloque apenas o resultado, envie para meu email: gcaminha@prof.educacao.sp.gov.br
ou entrega na escola até dia 28/10/2020
INTRODUÇÃO:
Na Matemática, a equação é
uma igualdade que envolve uma ou mais incógnitas. Quem determina o “grau” dessa
equação é o expoente dessa incógnita, ou seja, se o expoente for 1, temos a
equação do 1º grau. Se o expoente for
Para exemplificar:
4x + 2 = 16 (equação do 1º
grau)
x² + 2x + 4 = 0 (equação do
2º grau)
x³ + 2x² + 5x – 2 = 0
(equação do 3º grau)
A equação do 1º grau é
apresentada da seguinte forma:
ax + b = 0
É importante dizer que a e b
representam qualquer número real e a é diferente de zero (a 0). A incógnita x
pode ser representada por qualquer letra, contudo, usualmente, utilizamos x ou
y como valor a ser encontrado para o resultado final da equação. O primeiro
membro da equação são os números do lado esquerdo da igualdade, e o segundo
membro, o que estão do lado direito da igualdade.
Veja também: Método prático
para resolver equações
Como resolver uma equação do
primeiro grau
Para resolvermos uma equação
do primeiro grau, devemos achar o valor da incógnita (que vamos chamar de x) e,
para que isso seja possível, é só isolar o valor do x na igualdade, ou seja, o
x deve ficar sozinho em um dos membros da equação.
O próximo passo é analisar
qual operação está sendo feita no mesmo membro em que se encontra x e “jogar”
para o outro lado da igualdade fazendo a operação oposta e isolando x.
Primeiro exemplo:
x + 4 = 12
Nesse caso, o número que
aparece do mesmo lado de x é o 4 e ele está somando. Para isolar a incógnita,
ele vai para o outro lado da igualdade fazendo a operação inversa (subtração):
x = 12 – 4
x = 8
Segundo exemplo:
x – 12 = 20
O número que está do mesmo
lado de x é o 12 e ele está subtraindo. Nesse exemplo, ele vai para o outro
lado da igualdade com a operação inversa, que é a soma:
x = 20 + 12
x = 32
Terceiro exemplo:
4x + 2 = 10
Vamos analisar os números
que estão no mesmo lado da incógnita, o 4 e o 2. O número 2 está somando e vai
para o outro lado da igualdade subtraindo e o número 4, que está multiplicando,
passa para o outro lado dividindo.
4x = 10 – 2
4x = 10 – 2
4x = 8
X = 8/4
x = 2
Quarto exemplo:
-3x = -9
Esse exemplo envolve números
negativos e, antes de passar o número para o outro lado, devemos sempre deixar
o lado da incógnita positivo, por isso vamos multiplicar toda a equação por -1.
-3x = -9 (-1)
3x = 9
Passando o número 3, que
está multiplicando x, para o outro lado, teremos:
x = 9/3
x = 3
Quinto exemplo:
2x/3 + 4/5 = 7/8
Nesse caso, devemos fazer o
MMC dos denominadores para que eles sejam igualados e, posteriormente,
cancelados (sempre na intenção de isolar a incógnita x):
O próximo passo é igualar os
denominadores com o resultado do MMC. Os numeradores são encontrados pela
divisão do MMC pelo denominador e a multiplicação pelo numerador:
(120 ÷ 3.2x)/120 + (120
÷ 5.4)/120 = (120 ÷ 8.7)/120
80x/120
+ 96/120 = 105/120
Depois de igualados os
denominadores, ele podem ser cancelados, restando a equação:
80x + 96 = 105
O 96 está somando e vai para
o outro lado da igualdade subtraindo:
80x = 105 – 96
80x = 9
Para finalizar, o 80 que
está multiplicando x vai para o outro lado da igualdade dividindo:
x = 9/80
x = 0,1125
Obs.: Sempre que a incógnita
x estiver entre parênteses e houver algum número de fora que esteja
multiplicando esses parênteses, devemos distribuir a multiplicação do número
para todos os componentes que estiverem dentro dos parênteses (esse processo é
chamado de propriedade distributiva). Por exemplo:
5(3x – 9 + 5) = 0
Nesse caso, o 5 deve
multiplicar todos os componentes de dentro dos parênteses para depois isolar a
incógnita x:
15x – 45 + 25 = 0
15x – 20 = 0
15x = 20
x = 20/15
x = 4/3 ou
x = 1,33333...
Propriedade fundamental das
equações:
A propriedade fundamental
das equações é também chamada de regra da balança. Não é muito utilizada no
Brasil, mas tem a vantagem de ser uma única regra. A ideia é que tudo que for
feito no primeiro membro da equação deve também ser feito no segundo membro com
o objetivo de isolar a incógnita para se obter o resultado final. Veja a
demonstração nesse exemplo:
3x + 12 = 27
Começaremos com a eliminação
do número 12. Como ele está somando, vamos subtrair o número 12 nos dois
membros da equação:
3x + 12 – 12 = 27 – 12
3x = 15
Para finalizar, o número 3 que está
multiplicando a incógnita será dividido por 3 nos dois membros da equação:
3x = 15
3 3
x = 5
EXERCÍCIOS
1-Resolva as seguintes
equações:
a) x + 4 = 15
b) 2x – 5 = x + 10
c) X + 1 = 0
d) 4x – 12 = 0
e) X – 1 = 3
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