Em virtude da presença de células de memória, uma pessoa vacinada consegue que seu sistema imune atue de maneira mais rápida, evitando que a doença se desenvolva. Assim sendo, a vacina atua como um agente preventivo, devendo ser utilizada antes do contágio. Ela é considerada uma forma de imunização ativa, pois estimula nosso organismo a produzir substâncias de defesa.
redução dos números de casos de doenças infecciosas em toda a comunidade, uma vez que a transmissão é diminuída;
-
Diminuição do número de hospitalizações;
-
Redução de gastos com medicamentos;
-
Redução da mortandade;
-
Erradicação de doenças.
Mas as vacinas realmente podem erradicar doenças?
Ao vacinar a população, diminuímos a incidência de determinada doença. À medida que toda a população vai sendo vacinada, os índices caem até que nenhum caso seja mais registrado, pois toda a população está protegida.
Apesar de parecer, muitas vezes, impossível proteger toda a população, a imunização tem dado resultados no Brasil e no mundo. Em nosso país, já ocorreu a erradicação da poliomielite e da varíola graças à utilização de vacinas. Além disso, segundo a Fundação Oswaldo Cruz, ocorreu a eliminação da circulação do vírus autóctone do sarampo em 2000 e da rubéola desde 2009. Outras doenças também tiveram seus casos reduzidos, como é o caso do tétano neonatal.
Palavras que talvez você não conheça: erradicar = diminuir (eliminar), antígeno = substância que introduzida no corpo gera anticorpo, Anticorpos = proteínas que atuam como defensoras do organismo.Exercícios
1- Por que a vacinação é tão importante para você para as demais pessoas da população?
2- Cite 3 doenças que podem ser erradicadas pela vacinação.
3 - O que são vacinas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma