OLÁ, QUERIDOS ESTUDANTES ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!!!
Música “A cura tá no coração” de Gabriel O Pensador com participação especial de Cynthia Luz.
Todos dormem, cada um sonhando em sua cela
Tô fugindo da loucura olhando pra janela
Não dormi, a pandemia já deixou sequela
Poesia me procura e eu nunca fujo dela
Isolado, mas nem tanto, tô conectado
Mas me sinto abandonado como um náufrago na ilha deserta
Com saudade do calor de um abraço apertado
Meu pulmão tá funcionando, mas meu peito aperta
Quando eu penso nesse vírus e em vários assuntos
No passado mais recente e em tudo que passamos juntos
Pensando bem, juntos não, mais ou menos,
Mais pra menos que mais, juntos jamais estivemos
Cada um com seus problemas, resolvendo pelo ódio
Cada um por si, e vale tudo pra chegar no pódio
Cada um na sua bolha, todo o resto é inimigo
Cada um fazendo escolhas olhando pro próprio umbigo
O mendigo ali dormindo tá com um sorriso na cara
Será que ele tá sonhando, rindo da cara dos caras que passam fechando a cara?
Que felicidade rara
Será que ele sempre dorme assim e a gente não repara?
Tem gente que se máscara com um sorriso de mentira
E só quando tira a máscara a gente vê que é traíra
Tipo Judas com Jesus, essa história é antigona
Aconteceu 2020 anos antes do Corona
A cura tá no coração
Só procure mais amar do que ser amado
Onde houver discórdia, leve a união
Tamo junto e nosso amor nunca vai ser parado
Janelas sem grade, sem ansiedade, viver de verdade, não dá pra fingir
Churrasco na esquina, Capela Sistina, Muralha da China, lugares pra ir
A vista é tão bela, parece uma tela mais psicodélica que as do Dali
Derreto os relógios que o tempo é fumaça e a tempestade passa pro sol ressurgir
Sem pressa, a história recomeça com o morador de rua sem ninguém na praça
Quando chega uma gari que varre o lixo e dá o papo sobre um bicho
Que se pega até no ar pela boca e pelo nariz
Trazendo o medo e a desgraça deixando o mundo infeliz
Ele abaixa e pega um pedaço de pão no lixo e diz:
"Princesa, a falta de ar pra alguns pode ser útil
Pra valorizar o que é simples em vez do que é fútil"
E nessa noite eu tive um sonho e agora tenho certeza
A natureza tá fazendo uma limpeza como você faz
Levando muita gente boa pra outra dimensão
Pra ver se os que vão ficar nessa aprendem um pouco mais
Pra ver se a gente agora escuta a voz que berra
Na floresta, na geleira e em todos os cantos da Terra
E enxerga que é capaz até de interromper a guerra
Pra buscar uma solução em paz quando a engrenagem emperra
Quem erra empurra os outros pro buraco
E todos estão no mesmo barco, mas não é Arca de Noé
Só o ser humano afunda com seu ego e até o outro perde o brilho
Quando um pai chegando em casa não pode abraçar um filho
É, o vírus nos roubou os abraços
Pra gente se lembrar da importância desses laços
Amizade, gentileza, perdão e misericórdia
E pode ser que a gente leve união onde houver discórdia
Luz onde houver trevas, esperança onde houver desespero
Que a gente entenda que a riqueza não é o dinheiro
E que os guerreiros de todos os serviços são essenciais
E que lembremos disso nos dias normais
A cura tá no coração
Só procure mais amar do que ser amado
Onde houver discórdia, leve a união
Tamo junto e nosso amor nunca vai ser parado
(Gabriel O Pensador)
Link do vídeo: https://youtu.be/cGlCalnE8EQ
ATIVIDADE:
Leia e se possível acesse o link do vídeo, copie ou faça a impressão da letra música no caderno de arte e depois realize as atividades abaixo:
1. Que mensagem a canção transmite? Comente:
2. Escolha um trecho da música que mais lhe chamou atenção e explique o porquê você escolheu esse trecho e o que você entendeu.
3. O que você mudaria na sua vida após isolamento social?
4. Agora que você já analisou a canção do músico Gabriel Pensador, faça um desenho representando a canção estudada.
Os alunos que ainda não realizaram as atividades, segue um resumo sobre o que foi abordado para serem entregues até 23/10/2020.
3ºbimestre - 01 atividade 10 à 14 Agosto
A palavra “teatro” vem do grego Theatron e significa “panorama (lugar de onde se vê), lugar onde as pessoas estão juntas para assistir um espetáculo artístico”.
Desde as antigas civilizações, já temos registro da existência do teatro, que já era um local onde se faziam encenações e danças nas quais se acreditava poder controlar o divino e as forças sobrenaturais, para assim, manipular eventos da natureza, como chuvas, colheitas e farturas.
O teatro é uma das artes mais completas, pois o ator, quando entra na peça, pode encenar vários personagens e representar uma gama de emoções, provocando reações diversas no público.
ATIVIDADE I
Copie no caderno o texto acima, depois faça uma pesquisa sobre as formas de espetáculos teatrais: teatro de bonecos, teatro de sombras, mímica, teatro de máscaras, teatro convencional, teatro musical e teatro circo. Depois faça um desenho do teatro que mais se identificou.
ATIVIDADE II
Responda os questionamentos abaixo, justifique sua resposta.
1. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou tv?
2. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz africana, vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou tv.
3. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz afro-brasileira vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou tv.
4. Como você acha que acontece a criação e produção de espetáculos teatrais destes grupos?
5. Como você acha que acontece a divulgação e circulação de espetáculos teatrais destes grupos?
6. Como você acha que acontece a organização da atuação profissional destes artistas e grupos?
3ºbimestre - 02 atividades - 21 à 25 Setembro
Teatro, cinema e tecnologia
O teatro: é uma das formas de arte que se caracteriza pela representação com o corpo e voz por meio de cenas, considerada uma das artes mais completas, pois o ator, ao adentrar a peça, pode encenar vários personagens e representar diversas emoções provocando reações diversas no público.
O cinema: Na visão artística, um filme pode ser entendido como imagens em movimento com som sincronizado ou sem som, com diálogos ou não, com tempo de duração variável, assim como pode variar também o suporte ou a forma de veiculação.
A linguagem cinematográfica é poética e o cinema é uma ponte entre universos culturais diferentes e distantes.
A linguagem teatral contemporânea vem dando ênfase a formas experimentais que dialogam com imagens geradas por vídeos e por projeções de slides e que atuam sobre o imaginário do espectador, integrando ao palco, a estética do filme ou do videoclipe.
1.Leia o texto acima e copie no caderno/artes, depois faça as atividades abaixo:
a) Você gosta de assistir filmes? Qual gênero você mais gosta (drama, comédia, suspense, ação ou romance)? Comente sobre algum filme que você já assistiu.
b) Observe as silhuetas abaixo e identifique quais histórias pertencem:
3ºbimestre - 03 atividades - 28/09 à 02/10
ATIVIDADE:
1. Experimentação: Ação expressiva.
A proposta é fazer um jogo de improvisação
O desafio é que cada integrante deve trabalhar a mesma frase de uma forma diferente, modificando sua voz natural e utilizando o corpo e os gestos, experimentando interpretá-la de forma dramática, cômica, sussurrando, por exemplo.
• PEÇA AJUDA DA FAMILIA, FAÇA UM ÁUDIO, VÍDEO OU ESCREVA O DIÁLOGO.
• EXEMPLOS DO JOGO: A atividade consiste em um DIÁLOGO IMPROVISADO, baseado em perguntas e respostas, porém utilizando gestos exagerados e voz “estranha”.
• O desafio é desenvolver o diálogo seguindo a ORDEM ALFABÉTICA. Sendo assim, a primeira palavra da primeira pergunta deve iniciar com a letra “A”, e a primeira palavra da resposta deve iniciar com a letra “B”.
• O diálogo deve prosseguir até alguém errar, ou não conseguir ir adiante. Quando isso acontecer, recomece o jogo, voltando para a letra “A” com uma nova dupla se desejar.
Exemplo de diálogo:
jogador 1 - Amigo, você por aqui?
jogador 2 - Beleza! Sim e você o que faz por aqui?
jogador 1 - Comecei a trabalhar nesta loja hoje!
jogador 2 -“Da hora mano!”
jogador 1 - Então, vamos tomar um suco, qualquer dia desses?
jogador 2 - Faz tempo que não fazemos isso.
jogador 1 - Gosta de que tipo de suco?
jogador 2 - Hortelã com abacaxi
2. Após analisar os conceitos sobre teatro, responda as questões abaixo:
a) Como foi seu processo de criação nessas experiências teatrais da atividade? Quais foram as dificuldades e os desafios? Justifique sua resposta.
b) Escreva um texto explicando o que você aprendeu, o que achou difícil ou interessante na linguagem do teatro.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ➢ Linguagem Dança 2ºBIMESTRE
A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos.
O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção, e criação em dança nos âmbitos artístico e estético. A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão.
As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar.
Dançar implica em aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes.
Nesses momentos de aprendizagem, você vai fazer uma viagem no território das danças africana, indígena e afro- -brasileira, e se aproximar das diversidades, dos diferentes povos e suas etnias.
Copie o texto acima no caderno/desenho.
ATIVIDADE 1 – Faça uma pesquisa sobre os fatores dos movimentos na dança:
TEMPO, PESO, FLUÊNCIA E ESPAÇO. Registre no caderno de artes/desenho.
ATIVIDADE 2 – Copie e responda os questionamentos, sobre as diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras. E das composições de danças, seus artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas, e fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço).
1. Você costuma prestar atenção em seu corpo? Quais são os movimentos que seu corpo consegue fazer?
2. Em qual posição você fica a maior parte do tempo na sala de aula? Você se senta corretamente? Conhece os ossos e as articulações do corpo?
3. Quais partes do corpo você pode dobrar, esticar ou torcer?
4. Você conhece os fatores do movimento em dança? Quais são eles?
5. Você já assistiu alguma apresentação de dança africana? Se sim, fale sobre a expressão, representação e encenação do espetáculo. Quais foram as suas impressões?
6. Você conhece artistas, bailarinos ou grupos de danças paulistas? Quais?
7. Você já assistiu apresentações de danças indígenas? Se sim, comente sobre a expressão, representação e encenação. Quais foram as suas impressões?
8. Quais grupos ou corpo de dança indígena você conhece?
9. Você já assistiu apresentações de danças afro-brasileiras? Se sim, comente sobre a expressão, representação e encenação. Quais foram as suas impressões?
10. Quais grupos ou corpo de dança afro-brasileiro você conhece?
11. O que tem em comum na dança das três culturas: africana, indígena e afro brasileira? E o que é divergente?
2ºbimestre – 02 atividades – 06/07 à 10/07
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ➢ Linguagem Dança
Nesta situação de aprendizagem, você irá investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
ATIVIDADE 01
Faça uma pesquisa sobre o que é improviso na dança e anote no caderno, depois responda os questionamentos abaixo, justifique sua resposta.
1. O que é improviso? Você já se viu em momento da vida em que tive que improvisar?
2. O que você acha que seria improvisar em dança? Precisa de estudo antes de improvisar? O que precisaria ser estudado?
3. Como os dançarinos e/ou os coreógrafos criam os movimentos de um espetáculo?
4. Quais estilos você gosta de dançar?
5. Você gosta de dançar do seu jeito, sem seguir tantas regras e padrões? Você consegue dar um nome a este “jeito”?
6. Você já tentou dançar diferente, um outro estilo, uma outra forma? Como foi?
7. Você já assistiu a algum espetáculo de dança? Qual ou quais?
8. Você já assistiu a uma disputa de dança? Eram movimentos improvisados ou ensaiados? O jogador podia modificar a sequência se percebesse risco de perder a competição?
9. Do que você brincava quando era criança? Se lembra de alguma brincadeira ou jogo? Explique.
10. Você conhece alguma brincadeira ou jogo com raízes indígenas ou africanas? Qual?
11. Você conhece alguma dança coletiva ou individual com raízes indígenas ou africanas? Qual?
12. Você acredita que brincadeiras infantis podem gerar ideias para criar novas apresentações de espetáculos de danças? Como?
ATIVIDADE 02
Pesquise e anote no caderno sobre as diferentes formas de improvisação, composição e processos de criação em dança, brincadeiras, jogos e outras manifestações de expressão de matriz indígena, africana e afro-brasileira, depois preencha o quadro abaixo.
BRINCADEIRAS | JOGOS | DANÇAS COLETIVAS |
Bolinha de gude | Barra manteiga | Capoeira |
Cabo de guerra | Chicotinho queimado | Cateretê |
Escravo de jó | Kameshi Mpuku Ne | Jongo |
Kakopi | Ikindene | Kizomba |
Mamba | Jogo da onça | Ko/lá San Jon |
Peteca | Labirinto | Kuarup |
Pular corda | Mbube Mbube | Maracatu |
Pular elástico | Queimada | Toré |
Terramar | Tobdaé | Ussuá |
Matriz Cultural | Indígena | Africana | Afro-brasileira |
Brincadeiras | |||
Jogos | |||
Danças Coletivas | |||
2ºbimestre – 03 atividades – 22/06 à 26/06
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ➢ Linguagem Dança
Realize uma pesquisa em livros, revistas, internet etc. de imagens e textos sobre danças folclóricas de origem indígenas, africanas e afro-brasileiras, escolha (06) seis opções de cada dança e depois represente no caderno de desenho sua produção da pesquisa com colagem ou desenho e se desejar de outra forma.
Danças folclóricas de origem indígena: Cateretê ou Catira, Cururu, Sarabaquê ou Dança da Santa Cruz, Sairê (do extremo norte do Brasil), Folguedos Populares, Dança dos Tapuias e Pássaros Branco etc.
Danças Africanas: Entre os muitos ritmos de origem africana, podem ser destacados: o Ahouach, o Guedra, o Schikatt, a Gnawa, a Kizomba e o Semba.
Danças Afro- brasileiras: Capoeira, Congada, Jongo, Maracatu, Tambor de Crioula, Frevo, Jongo, Batuque, Bambelô, Tambor de crioula, Tambor de Taboca, Tambor de Mina, Carimbó, Congada, Cavalhada, Congo, Banda de Congo, Banda de Pífano, Dança do Parafuso, Punga de Pernada, Umbigada, Embolada, Boi de reis, Boi da manta, Bumba Meu Boi, Folia de Reis, Fado, Auto do Quilombo, Chimarrita, Vaquejada, Fandango do Pontal, Fandango de Tamancos, Catira, Cateretê, Maculelê, Repente, Maxixe, Gafieira, Xote, Pastoril Dramático, Lapinhas, Samba, Samba de Aboio, Samba de Roda, Samba de Breque e Samba Enredo., Carnaval .
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