Olá meus queridos!!
Espero que estejam bem!!
Os alunos que estão com atividades atrasadas, por favor enviar pra não acumular no final do ano.
Na semana passada apreendemos um pouco sobre a atividade industrial no mundo e como a indústria chegou ao Brasil. Nessa semana vamos aprender um pouco sobre os tipos de indústrias existentes ok.
TIPOS DE INDÚSTRIAS
A classificação das indústrias obedece a critérios diferentes . Pode ser feita de acordo com o bem produzido ou com a tecnologia empregada.
SEGUNDO O BEM PRODUZIDO:
-Indústrias de Base: As indústrias de base, também chamadas de “indústrias pesadas” envolvem as indústrias extrativas .
Nessa classificação, há transformação de energia ou de matérias-primas brutas em processadas as quais são utilizadas em outras indústrias.As extrativas, como o próprio nome indica, extraem matérias-primas (vegetal ou mineral), por exemplo, petróleo, madeira, minério, carvão mineral, etc.Elas estão instaladas geralmente próximos aos locais fornecedores de matérias-primas e dependem de boa rede de transportes.
-Indústrias de bens de Capital :Já as indústrias de bens de capital produzem, dentre outras coisas, diversos equipamentos e máquinas, por exemplo, as metalúrgicas, siderúrgicas, petroquímicas, navais, etc.
Ou seja, elas coletam as matérias-primas processadas pelas indústrias de base e produzem algumas peças e equipamentos que serão utilizadas nas indústrias de bens de consumo.
São exemplo, as peças para automóveis, máquinas, motores, computadores, etc.
Essa estão instaladas nos maiores centros urbanos.
-Indústrias de Bens de Consumo: As indústrias de bens de consumo recebem esse nome pois produzem diversos produtos que são diretamente voltados para o mercado consumidor. Também são chamadas de “indústria leves”.Essas estão localizadas mais próximas dos centros urbanos. Isso facilita o acesso aos produtos por seus consumidores.
Note que as matérias-primas utilizadas são provenientes do trabalho realizado pelas indústrias de base e intermediárias. Elas são classificadas de três maneiras:
Indústria de bens duráveis: incluem produtos não-perecíveis como os eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, veículos, dentre outros. Recebe esse nome visto que os produtos gerados possuem uma longa durabilidade.
Indústria de bens semiduráveis: é intermediaria entre os dois outros tipos de indústria de bens de consumo. Ou seja, os produtos gerados possuem uma vida útil mediana, por exemplo, telefones, roupas, sapatos, etc.
Indústria de bens não-duráveis: envolvem produtos perecíveis considerados de primeira necessidade, por exemplo, os alimentos, bebidas, remédios, cosméticos, etc.
Indústrias de Ponta :As indústrias de ponta são aquelas que tem como foco a alta tecnologia. Diferente de muitos delas, essas envolvem mão-de-obra qualificada, ou seja, trabalhadores com títulos (graduação, mestrado, doutorado, etc.).Aqui, podemos citar as empresas relacionadas com comunicação, computadores, telefones, aviação, navegação, dentre outras.
Diante desse contexto são observados diversos fatores para a criação e implantação de uma indústria, dentre os principais estão:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma