CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Tema: Evolução em ação – Parte II

ESCOLA  ESTADUAL HERBERT BALDUS  09/09/20
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSORA: ANGELA
Série: 9ªA,B
Atividades:
1) A seleção natural configura-se como o principal conceito dentro da teoria da evolução proposta por Darwin. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente a ideia de seleção natural.
a) Os organismos mais fortes sobrevivem e transmitem essa característica para os seus descendentes.
b) Os organismos mais fortes conseguem reproduzir-se e impedir a reprodução dos mais fracos.
c) Os organismos mais aptos são selecionados pelo meio e todos os organismos mais fracos são extintos.
d) Os organismos mais aptos a sobreviver no ambiente apresentam maior chance de reprodução e transmissão da característica vantajosa para os seus descendentes.

2) Existem duas grandes teorias que tentam explicar os mecanismos pelos quais os organismos evoluíram e continuam a evoluir. Tanto Lamarck como Darwin apresentam um fator como primordial para a evolução. A diferença é que, para Lamarck, este fator é a causa direta das variações e, para Darwin, este mesmo fator seria o que seleciona dentre as variações possíveis a mais adaptada. Este fator é:
a) A competição.
b) A variação hereditária transmissível.
c) A grande capacidade de reprodução.
d) O ambiente.

3) “O hábito de colocar argolas no pescoço, por parte das mulheres de algumas tribos asiáticas, promove o crescimento desta estrutura, representando nestas comunidades um sinal de beleza. Desta forma temos que as crianças, filhos destas mulheres já nasceriam com pescoço maior, visto que esta é uma tradição secular.”
A afirmação acima pode ser considerada como defensora de qual teoria evolucionista:
a) Teoria de Wallace.
b) Teoria de Lamarck.
c) Teoria de Darwin.
d) Teoria de Mendel.

4) As asas dos insetos e das aves evoluíram como estruturas eficientes para a sobrevivência desses animais no ambiente aéreo. Do ponto de vista evolutivo, esses órgãos evidenciam:
a) Convergência evolutiva.
b) Homologia.
c) Existência de ancestral comum.
d) Irradiação adaptativa.

5) Darwin, em viagem às Ilhas Galápagos, observou que os tentilhões apresentavam bicos com formatos diferentes em cada ilha, de acordo com o tipo de alimentação disponível. Lamarck, ao explicar que o pescoço da girafa teria esticado para colher folhas e frutos no alto das árvores, elaborou idéias importantes sobre a evolução dos seres vivos.
O texto aponta que uma ideia comum às teorias da evolução, propostas por Darwin e por Lamarck, refere-se à interação entre os organismos e seus ambientes, que é denominada de
a) Mutação.
b) Seleção natural.
c) Adaptação.
d) Variabilidade genética.

6) A convergência adaptativa é um fenômeno que ocorre entre individuo de:
a) Uma mesma espécie, que vivem em ambientes diferentes.
b) Uma mesma espécie, que vivem no mesmo ambiente.
c) Espécies diferentes,que vivem no mesmo ambiente.
d) Espécies diferentes, que vivem em ambientes diferentes.

7) A ideia sobre evolução, também evoluiu com o passar do tempo, sobretudo com o avanço dos conhecimentos científicos. Identifique a correlação correta entre o nome do cientista e sua ideia de evolução.
a) Mendel → Teoria da geração espontânea.
b) Darwin → Teoria da seleção natural.
c) Lamarck → Teoria do fixismo.
d) Darwin → Lei do uso e desuso.

8) Os princípios a seguir relacionados referem-se à teoria da evolução das espécies: I. Adaptação ao meio; II. Seleção natural; III. Mutação; IV. Lei do uso e desuso; V. Herança dos caracteres adquiridos; Lamarck, em sua teoria, considerou:
a) I, IV e V.

b) I, II e II.

c) II,III e IV

d) II, IV e V
Observação: Pesquisar as atividades no livro de Ciências ou em sites, Capítulo 2 – Evolução.  Enviar as atividades para o email: angelapaulasantos@prof.educacao.sp.gov.br  até 16/09/20!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma