ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS 16/09/20
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSORA: ANGELA
Série: 8ªA,B,C,D
A adolescência é, de fato, um período de desafios,
inquietações e turbulências. E é principalmente nesse momento em que a pessoa
procura achar um rumo na vida que, normalmente, entra em contato com outro
grande desafio: o nebuloso mundo das drogas psicotrópicas. É quando surgem a
“fumaça” que relaxa, a “picada” que dá prazer, a “bola” que afasta o cansaço, a
“pílula” que tranquiliza, o “pó” que realça a vida, o “chá” que faz viajar.
Os adolescentes estão vulneráveis ao abuso de drogas, assim como em relação à gravidez e as Infecções Sexualmente Transmissíveis - Aids, à violência, ao abuso e exploração sexual. O primeiro cuidado que uma pessoa deve ter para se manter distante do consumo de drogas, é saber recusar seu consumo, sem se preocupar com o julgamento de outras pessoas e obter informações com o objetivo de criar comportamentos de prevenção e autocuidado.
A princípio, qualquer medicamento é uma droga, pois
altera o funcionamento natural do organismo e são divididas em dois grandes
grupos: as drogas lícitas e ilícitas.
As drogas lícitas são aquelas legalizadas, produzidas e
comercializadas livremente e que são aceitas pela sociedade. Os dois principais
exemplos de drogas lícitas,são o cigarro e o álcool. Já outras drogas, como a
cocaína, a maconha, a heroína, o crack, entre outros, são drogas ilícitas, ou
seja, a comercialização é proibida pela legislação. Além disso, as mesmas não
são socialmente aceitas.
As drogas são classificadas em três grandes grupos:
As drogas depressoras do sistema nervoso central. Seu uso
deixa a pessoa “desligada” ou alheia ao que acontece ao seu redor e afeta a
coordenação motora. Exemplos: o álcool, os ansiolíticos (sedativos ou
calmantes), os medicamentos à base de codeína (substância derivada do ópio) e
os solventes ou inalantes (como a cola de sapateiro).
As drogas estimulantes que aumentam a atividade do
sistema nervoso. As pessoas que as consomem ficam muito agitadas, ligadas ou
“elétricas”, e com sensação de euforia; há redução da fome e de sono. Exemplos:
a nicotina (presente no tabaco), a cocaína (produto extraído da coca, planta originária
dos Andes) e as anfetaminas (conhecidas também como “bolinhas”).
Por fim, existem as drogas perturbadoras ou
alucinógenas. Elas desgovernam o sistema
nervoso central, fazendo com que o usuário perceba as coisas em cores e formas
distorcidas, diferentes da realidade. Causam também alucinações.
A maconha, o LSD, a mescalina e certos cogumelos e
plantas alucinógenas são exemplos de drogas perturbadoras do sistema nervoso
central.
Atividades:
Após a leitura do texto, responda as questões:
1) O que é considerado droga? Posso considerar um remédio
para dor de cabeça um tipo de droga? E as bebidas alcoólicas?
2) O que significa dizer que uma substância é licita e
ilícita? Dê exemplos.
3) Há alguma relação entre o uso de bebida alcoólica e
outros alucinógenos e Infecções Sexualmente transmissíveis (ISTs)? Explique.
4) Em sua opinião, por que o álcool é a droga mais
consumida por adolescentes, jovens e adultos? Quais são os problemas que o
consumo de álcool pode causar às pessoas?
5) Se as drogas fazem mal, por que muitas pessoas usam?
6) O que são drogas depressoras? Dê exemplos.
7) O que são drogas estimulantes? Dê exemplos.
8) O que são drogas perturbadoras? Dê exemplos.
9) Como prevenir o uso de drogas na adolescência?
10) Quais são os riscos do uso de drogas?
Enviar as
atividades até 23/09/20 para o email: angelapaulasantos@prof.educacao.sp.gov.br
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