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1) A política nacional de desenvolvimento sustentável dos
povos e comunidades tradicionais (PNPCT), apresentada no Decreto n.º
6.040/2007, estabelece alguns princípios e objetivos. Acerca desse assunto,
assinale a opção correta.
a) Entre as principais críticas feitas por especialistas em
relação à PNPCT está a ausência de preocupação com aspectos relacionados ao
exercício de práticas comunitárias.
b) Articulação e integração com o Sistema Nacional de
Segurança da Agricultura do governo federal estão entre os princípios da PNPCT.
c) A PNPCT visa promover o desenvolvimento sustentável dos
povos e comunidades tradicionais, com ênfase no reconhecimento de suas origens
e na garantia dos seus direitos culturais, independentemente dos aspectos
territoriais, ambientais e econômicos.
d) Por ser uma política do governo federal, a articulação
com as demais políticas públicas relacionadas aos direitos dos povos e
comunidades tradicionais nas esferas municipais constitui um dos princípios da
PNPCT.
2) Etnocentrismo e relativismo cultural:
Disponível em: http://www.inesc.org.br. Acesso em: abr.
2017.
Quanto à atitude etnocêntrica expressada na charge, é
correto afirmar:
a) O comportamento sobrevive até os dias atuais, dissimulado
por ideologias e programas de caráter aparentemente inclusivo, contrastando com
a forte consciência de identidade dos povos indígenas.
b) Os povos indígenas do passado já estão integrados e
assimilados às sociedades urbanas, não se distinguindo das populações pobres
que habitam a periferia das grandes cidades.
c) A prática de oferecer pentes e espelhos para atrair os
povos indígenas no período colonial continua a surtir efeito, em razão da
ignorância que permanece entre os índios.
d) Os povos indígenas permanecem protegidos contra o
preconceito e o racismo porque suas comunidades estão situadas em áreas remotas
do território brasileiro, fora do alcance do mundo civilizado.
e) As políticas de inclusão social são eficientes nas
relações de aproximação e convivência entre brancos e indígenas, em vista do
elevado índice demográfico e educacional desses povos.
3) O outro
Ele me olhou como se estivesse descobrindo o mundo. Me olhou
e reolhou em fração de segundo. Só vi isso porque estava olhando-o na mesma sintonia.
A singularização do olhar. Tentei disfarçar virando o pescoço para a direita e
para a esquerda, como se estivesse fazendo um exercício, e numa dessas viradas
olhei rapidamente para ele no volante. Ele me olhava e volveu rapidamente os
olhos, fingindo estar tirando um cisco da camisa. Era um ser de meia idade, os
cabelos com alguns fios grisalhos, postura de gente séria, camisa branca, um
cidadão comum que jamais flertaria com outra pessoa no trânsito. E assim,
enquanto o semáforo estava no vermelho para nós, ficou esse jogo de olhares que
não queriam se fixar, mas observar o outro espécime que nada tinha de diferente
e ao mesmo tempo tinha tudo de diferente. Ele era o outro e isso era tudo. É
como se, na igualdade de milhares de humanos, de repente, o ser se
redescobrisse num outro espécime. Quando o semáforo ficou verde, nós nos
olhamos e acionamos os motores.
(GONÇALVES, Aguinaldo. Das estampas. São Paulo: Nankin, 2013.
p. 130.)
A singularidade do olhar sobre o outro, descrita no texto,
pode remeter-nos às experiências da globalização, iniciadas na Europa no final
do século XX. Essas experiências permanecem na atualidade com o processo de
desterritorialização e o deslocamento em massa, que têm despertado os fantasmas
do nacionalismo, do etnocentrismo e do racismo. Supostamente desaparecidos,
tais fantasmas têm retornado com força total em defesa de sociedades
etnicamente puras. O resultado vem sendo uma crise profunda de identidade
somada a uma crise financeira. Sobre esse cenário, assinale a alternativa
correta:
a) Na França, a presença de milhões de mulçumanos,
legalizados ou clandestinos, tem propiciado a revisão da identidade nacional
francesa e o medo da islamização do país, o que tem colaborado para o
ressurgimento da direita xenofóbica.
b) Na Comunidade Europeia, a Alemanha tem demonstrado maior
tolerância com os imigrantes turcos e balcânicos, garantindo-lhes emprego.
c) Na Comunidade Europeia, a Alemanha tem demonstrado maior
tolerância com os imigrantes turcos e balcânicos, garantindo-lhes emprego.
d) A Itália e a Grécia, pela sua localização geográfica e
tradição cultural, foram e ainda são receptivos a refugiados albaneses que têm
migrado de seu país em busca de uma vida melhor.
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