Vamos
continuar o nosso estudo de tabela periódica, elaborando um roteiro de estudo
no caderno.
Bom estudo !!
Atividade 3 – Balanceamento
e Interpretações das Transformações Químicas
3A – Registre suas respostas com
relação às seguintes questões:
1.
Como as transformações químicas podem ser representadas?
2.
Existe relação entre as quantidades de reagentes e produtos?
3.
Como se pode prever a quantidade de ferro produzido com base nos
reagentes?
3B – Represente por meio de equações químicas balanceadas, cada uma das transformações
químicas que envolvem a produção de ferro-gusa (a e b) e cobre (c e d):
a) O gás monóxido de carbono (CO) é formado na combustão incompleta do
carvão e reagirá com o óxido de ferro III (Fe2O3),
extraído do minério de ferro, e terá produtos o ferro líquido (Fe) e o gás
dióxido de carbono (CO);
b) A remoção das impurezas do minério de ferro é realizada pela adição de
calcário (CaCO3), cuja interação com o dióxido de silício (SiO2)
leva à formação da escória (CaSiO3) e de dióxido de carbono (CO2);
c) A calcopirita (CuFeS2), reage com o oxigênio (O2)
e produz sulfeto de cobre I (Cu2S), óxido de ferro III (Fe2O3)
e gás dióxido de enxofre (SO2);
d) O sulfeto de cobre I (Cu2S) é aquecido na presença de oxigênio
(O2), formando o gás dióxido de enxofre (SO2) e cobre
metálico (Cu).
3C – Pesquise na tabela periódica as massas atômicas e os símbolos dos
elementos: hidrogênio, oxigênio, cálcio, cobre, enxofre, carbono e ferro.
Registre-os na tabela abaixo e calcule
as massas moleculares das substâncias indicadas:
Elemento |
Símbolo |
Massa Atômica (u) |
Substância |
Representação (Dalton) |
Massa Molecular (u) |
Hidrogênio |
|
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H2O |
|
|
Oxigênio |
|
|
CO2 |
|
|
Cálcio |
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CaCO3 |
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Cobre |
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Cu2S |
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Enxofre |
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SO2 |
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Assista as aulas do
centro de mídias dos dias 14 e 21/09.
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Links: 14/09: https://youtu.be/21Rb-ESCXnl
21/09:
https://youtu.be/eVpOAOa85WA
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Faça o roteiro de estudo
no caderno.
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Dúvidas: elizangelamoura@prof.educacao.sp.gov.br
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