CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 14 de setembro de 2020

PROJETO AFRICANIDADE

 NOME:

Turma:                                                                         Data: ___/___/2020

Fig. 1 - Pedro Américo. Libertação dos escravos, tela, 1889

Fonte: http://www.brasilartesenciclopedias.com.br/nacional/pedro_americo09.htm , acesso em 26/05/2020

A.    1-  Observe a figura 1. Com suas palavras, descreva de forma objetiva, como se você estivesse descrevendo-a para uma pessoa que não pudesse vê-la (pode falar das cores, formas, linhas, etc.) e de forma subjetiva. O que a imagem representa? O que transmite? Explique.

B.    2-  Em sua opinião, quem são os "personagens" principais nessa cena? Como o autor do quadro destaca/chama a atenção para eles?

A.      Fig. 2 - Antonio Parreiras - Zumbi, tela, 1927 (detalhe) - Acervo do Museu Antonio Parreiras, Niterói Fonte: http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=antonio-parreiras , acesso em 26/05/2020

 

B.      3- Observe a figura 2. Com suas palavras, descreva de forma objetiva e de forma subjetiva. O que a imagem representa? O que transmite? Explique.

C.      4- Faça uma comparação entre as cenas representadas pelas figuras 1 e 2. Perceba as cores e formas, temáticas e mensagem de cada obra. Como as pessoas negras são representadas na imagem 1? Como o homem negro está representado na figura 2?

D.       5- A obra de Pedro América representa uma cena idealizada e romântica da "libertação" de pessoas escravizadas. Note que a cena/tela é repleta de figuras angelicais (meio santos, meio anjos, meio deuses semelhantes a deuses gregos) circundando um pequeno grupo de pessoas: um homem, uma mulher e uma criança negros que aos pés dessas figuras se postam em posições de súplica/agradecimento1. A imagem é bastante criticada, sobretudo atualmente, por apresentar uma versão de abolição em que esta parece ser um "presente" dos brancos para os negros, omitindo as lutas e revoltas dos escravizados, os quilombos e seus heróis. É com base nessa mesma crítica que muitas pessoas ao invés de celebrar o 13 de maio (dia da abolição da escravatura, data em que foi assinada a Lei Áurea), celebra o dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, data em que foi morto Zumbi dos Palmares, líder do quilombo de mesmo nome. Você conhece outros heróis da resistência negra no Brasil? Faça uma pesquisa, colete imagens e crie uma composição inspirada por esses heróis (você pode fazer desenhos, colagens ou utilizar ambas as técnicas).

Para continuar o debate: PORQUE ISABEL NÃO ERA FADA SENSATA? - A verdade sobre a abolição e a Lei Áurea | Spartakus Santiago: https://www.youtube.com/watch?v=5uRteNWnDiQ

 

1 No endereço: https://i.pinimg.com/originals/b7/3f/bf/b73fbfb650f96a348791b9def4b009cd.jpg  é possível ampliar a imagem para ver a cena com maiores detalhes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma