CRONOGRAMA DE POSTAGENS


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quarta-feira, 9 de setembro de 2020

               

Olá, turma!

Espero que todos estejam bem! 

Prof.ª: Monica 

Período: 09/09/2020 á 16/09/2020

Recurso: Assistir as aulas no Centro de Mídias São Paulo realizadas em 11 ,12 e 17/08/2020.

Habilidade:( EF08MA07) Associar uma equação linear de 1°grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

Atenção:  

 *Atividade dessa semana, será realizada no caderno do aluno, quem for entregar na escola, façam em folha separada;

*se for entrega pelo e-mail ou WhatsApp, tire foto e envie e não esquecer do (nome e série);

*acompanhe as aulas do Centro de Mídias, ajudará nas atividades propostas. 

 Dúvidas segue meu e –mail: monicax@prof.educacao.sp.gov.br e Whatsapp (11) 99870 - 3595  

 

  Assistam os vídeos abaixo:



 



 



Leia com atenção o conceito abaixo:

 

Equações Lineares com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano                                                            

 

                                                        PLANO CARTESIANO

              Plano cartesiano é um método criado pelo filósofo e matemático francês, René Descartes. Trata-se de dois eixos perpendiculares que pertencem a um plano em comum. Descartes criou esse sistema de coordenadas para demostrar a localização de alguns pontos no espaço. Esse método gráfico é utilizado em diversas áreas, sobretudo na matemática e na cartografia.

                                                             Como fazer?

            Para localizar pontos num plano cartesiano, devemos ter em conta algumas indicações importantes. A linha vertical é chamada de eixo das ordenadas (y). Já a linha horizontal é chamada de eixo das abscissas (x). Com a intersecção dessas linhas temos a formação de 4 quadrantes:

                                                                                

                      


    É importante notar que no plano cartesiano os números podem ser positivos ou negativos. Ou seja, os números positivos vão para cima ou para a direita, dependendo do eixo (x ou y). Já os números negativos, vão para a esquerda ou para baixo.

                    1.º quadrante: os números sempre serão positivos: x > 0 e y > 0

                    2.º quadrante: os números são negativos ou positivos: x 0

                    3.º quadrante: os números são sempre negativos: x

                    4.º quadrante: os números podem ser positivos ou negativos: x > 0 e y

                                                                          Exemplos

       As coordenadas cartesianas são representadas por dois números racionais entre parênteses, os quais são chamados de elementos:                 

                                                            (X, y)

                                                        A: (4, 7)

                                                       B: (8, -9)

                                                       C: (-2, 2)

                                                       D: (-5, -4)

                                                       E: (5, 3)

  



 

    Esses elementos formam um “par ordenado”. O primeiro elemento corresponde ao eixo das abscissas (x). Já o segundo elemento corresponde ao eixo das ordenadas (y). Note que o ponto em que os eixos se encontram é chamado de “origem “e corresponde ao par ordenado (0, 0).

 

                                                         Produto Cartesiano

            O produto cartesiano é usado na teoria dos conjuntos. É aplicado em conjuntos distintos e corresponde à multiplicação entre os pares ordenados. Esse método também foi criado por René Descartes.

 

Exercícios Resolvidos

1.       1 . Localize os pares ordenados no plano cartesiano:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  (X, y)

                                                             

                                                                         a) (-9, 4)

                                                                        b) (8, 3)

                                                                        c) (0, -3)

                                                                        d) (-4, -9)

                                                                        e) (8, 0)

 

   


 2.calcule uma solução da equação 4x + y = 20 quando:

    a) y = 0

   b) x = -2

                                         Respostas do exercício

         a) Primeiro, substituímos o valor de y por 0 na equação:

                                                       4x + y = 20

                                                       4x + 0 = 20

             Depois, resolvemos a equação para encontrar o valor de x:

                                                      4x + 0 = 20

                                                             4x = 20

                                                                x = 20/4

                                                                x = 5

          Então, a solução da equação é o par ordenado (0, 5).

 

b) Primeiro, substituímos o valor de x por -2 na equação:

                                                    4x + y = 20

                                                    4. (-2) + y = 20

    Depois, resolvemos a equação para encontrar o valor de y:

                                                    4. (-2) + y = 20

                                                         -8 + y = 20

                                                                y = 20 + 8

                                                                 y = 28 Então, a solução da equação é o par ordenado (-2, 28).

 

3) verifique quais dos pares abaixo são soluções da equação 9x + y =1.

                                                         (0, 1) (1, 0) (1, -8) (-1, 10)

 

                                                  Respostas do exercício

  Devemos substituir cada par ordenado na equação. Se a igualdade for verdadeira, então, o par ordenado é solução da equação.

                                      Substituindo por (0, 1) → x = 0 e y = 1

                                                               9x + y = 1

                                                           9. 0 + 1 = 1

                                                                0 + 1 = 1

                                                                       1 = 1

 Chegamos a uma igualdade verdadeira, então o par ordenado (0, 1) é solução da equação.

                                       Substituindo por (1, 0) → x = 1 e y = 0

                                                              9x + y = 1

                                                           9. 1 + 0 = 1

                                                                      9 = 1 → isso é um absurdo, pois 9 não é igual a 1.

Chegamos a uma igualdade que não é verdadeira. Então, o par (1, 0) não é solução da equação.

                                       Substituindo por (1, -8) → x = 1 e y = -8

                                                              9x + y = 1

                                                       9 . 1 + (-8) = 1

                                                                9 – 8 = 1

                                                                       1 = 1

 Chegamos a uma igualdade verdadeira, então, o par ordenado (1, -8) é solução da equação.

                                       Substituindo por (-1, 10) → x = -1 e y = 10

                                                                  9x + y = 1

                                                        9 . (-1) + 10 = 1

                                                                -9 + 10 = 1

                                                                          1 = 1

Chegamos a uma igualdade verdadeira, então, o par ordenado (-1, 10) é solução da equação.

                                    Assim, os pares (0,1), (1, -8) e (-1, 10) são soluções da equação 9x + y = 1.

 

4). Determine três pares ordenados que sejam soluções da equação x + 2y = 20.

                                        Respostas do exercício

      Existem infinitos pares ordenados que são soluções da equação. Para encontrar um par ordenado, temos que atribuir valor para uma das incógnitas e, depois, encontrar o valor da outra.

                                  Vamos escolher x = 0 e substituir na equação:

                                                        x + 2y = 20

                                                        0 + 2y = 20

                                                              2y = 20

                                                                y = 20 /2

                                                                y = 10

 Então, o par ordenado (0, 10) é uma das soluções dessa equação.

             Agora, vamos escolher y = 0 e substituir na equação:

                                                          x + 2y = 20

                                                       x + 2 . 0 = 20

                                                           x + 0 = 20

                                                                  x = 20

Então, o par ordenado (20, 0) é uma das soluções dessa equação.

               Por fim, vamos escolher y = 5 e substituir na equação:

                                                           x + 2y = 20

                                                        x + 2 . 5 = 20

                                                           x + 10 = 20

                                                                    x = 20 – 10

                                                                    x = 10

 Então, o par ordenado (10, 5) é uma das soluções dessa equação.  Se você escolher outros valores, encontrará outras soluções.

 

 5). Escreva uma equação que represente a seguinte situação: o dobro de um número x diminuído de 7 é igual ao número y.

                                              

  Vamos montar a equação por partes, a partir de cada informação dada:

O dobro de um número x → 2x

O dobro de um número x diminuído de 7 → 2x – 7

O dobro de um número x diminuído de 7 é igual a y → 2x – 7 = y

Então, a equação é: 2x – 7 = y

 

 6). Um livro tem 120 páginas. Pedro já leu x páginas e faltam y páginas para ele terminar de ler o livro. Escreva uma equação que represente essa situação.

                                                                                                                                                                                                                        Respostas do exercício

O número de páginas do livro vai ser igual à soma do número de páginas lidas mais o número de páginas que ainda não foram lidas.

                                                       Como temos que:

    x → é o número de páginas lidas

   y → é o número de páginas que ainda não foram lidas

120 → é o total de páginas

 Então, a equação é x + y = 120

 

Para essa semana faça os exercícios do caderno do aluno volume 3 páginas 65 6.1 ; 6.2 ; 6.3 e 6.4

                                                                                                                         66  5.3 e 1.1

                                                                                                                         67  2.1;2.2;2.3 e 3.1

                                                                                                                         68  3.2 ; 4.1 e 4,2

                                               

Qualquer dúvida entrar em contato: e-mail: (monicax@prof.educacao.sp.gov.br )  ou  manda mensagem no  Whatsapp  (99870-3595) com suas dúvidas.

                                                                  

                                                                                                                                         Bons estudos !

 

 

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