CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 7 de setembro de 2020

CULTURA INDÍGENA 4

 Nome:

Turma:                                                                    Data: ___/___/2020

                                                               GRAFISMO INDÍGENA

                       

                         Fig. 3 - Pulseiras Kayapó

                         

                           Fig. 4 - Grafismo Kayapó Xikrin (in: Grafismo indígena –Lux Vidal)

 (Fonte: https://www.pinterest.co.uk/pin/ , acesso em 16/04/2020)           

O uso de formas geométricas para a composição estética foi e é feito na arte para diversas finalidades (tecelagem, estamparia, design de objetos, moda em geral, artes plásticas, etc.). E embora tenham se tornado mais reconhecidos através dos trabalhos de artistas das vanguardas europeias, os padrões de formas geométricas estão presentes em culturas originárias, de nativos indígenas e africanos de diversas etnias. Essas composições vão além do caráter estético; também guardam sentidos e significados relacionados a suas culturas, como é o caso da cultura do povo Ndebele na África do Sul (que vimos na atividade passada) e do povo kayapó no Brasil.

A. Observe novamente as pinturas de Esther Mahlangu (atividade 3) e faça uma comparação formal entre elas e o grafismo kayapó. Que elementos, cores, formas utilizadas são comuns? Que elementos são diferentes? Qual te chamou mais a atenção? Por quê?

B. Com o lápis de cor ou giz de cera, monte a paleta de cores das pulseiras kayapó mostradas na imagem/figura 3.

C. Atualmente tanto a pintura do povo Ndebele quanto do povo kayapó são reconhecidas por seu valor cultural, patrimonial e artístico. No entanto, ainda é muito comum que a arte associada à cultura de um povo seja chamada de artesanato e a produção de um artista reconhecido ser chamada de Arte. Pesquise pelas definições do que é artesanato e o que é considerado arte e registre seu entendimento sobre cada uma aqui.

D. Crie uma composição utilizando uma paleta de 10 cores e grafismos inspirados pelas representações kayapó mostradas acima. 

E. Pesquise por (pelo menos) mais cinco imagens de grafismos de etnias indígenas no Brasil e salve suas favoritas no seu banco de imagens. Não se esqueça de identificar a etnia a que cada imagem pertence. Salve as imagens no computador; se puder, imprima-as (Não se esqueça de registrar o nome de cada obra).

Turma:                                                                

                                                        


Nome:

Turma:       

                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma