OLÁ, QUERIDOS ESTUDANTES ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!!!
SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM – SEMANA RECUPERAÇÃO
Vamos fazer uma revisão dos
conteúdos abordados nesse 3ºbimestre na LINGUAGEM TEATRO.
Estamos finalizando o processo de ensino aprendizagem das atividades e de práticas na criação, análise tudo o que foi abordado, revise o portfólio, suas experiências pessoais.
RELEMBRANDO
A palavra “teatro” vem do grego Theatron e significa “panorama (lugar de onde se vê), lugar onde as pessoas estão juntas para assistir um espetáculo artístico”.
Desde as antigas civilizações, já temos registro da existência do
teatro, que já era um local onde se faziam encenações e danças nas quais se
acreditava poder controlar o divino e as forças sobrenaturais, para assim,
manipular eventos da natureza, como chuvas, colheitas e farturas.
O teatro é uma das artes mais completas, pois o ator, quando entra na
peça, pode encenar vários personagens e representar uma gama de emoções,
provocando reações diversas no público.
FORMAS DE ESPETÁCUOS TEATRAIS
TEATRO DE ANIMAÇÃO: É, essencialmente, caracterizado pela
presença de um objeto “intermediário” (objetos, marionetes, fantoches,
dedoches, bonecos etc.) entre o ator e a plateia. Os manipuladores podem
estar visíveis ou não, mas sempre mantendo o foco no boneco e não na pessoa. No
teatro de animação são os objetos, bonecos ou formas animadas que ganham vida e
interpretam os personagens; observe as imagens abaixo:
Teatro de rua Teatro
contemporâneo
Observem abaixo com muita atenção as
imagens a seguir, principalmente em relação a iluminação, cenários, expressão
dos artistas, figurinos...
GÊNEROS TEATRAIS
ATIVIDADE:
Continuação aula anterior:
01.Quem ainda não
produziu
a narrativa para
dramatizar a história por meio do teatro, estou recebendo suas produções, por
meio de vídeo/desenho ou outra forma artística para: WhatsApp: (11)93497.4045
com identificação: COLOQUE
SEU NOME COMPLETO, ANO/SÉRIE.
- Crie uma narrativa e produza os
personagens para essa atividade.
02. Experimentação: Ação expressiva.
A
proposta é fazer um jogo de improvisação.
a) O desafio é que cada integrante deve trabalhar a mesma frase de uma forma diferente, modificando sua voz natural e utilizando o corpo e os gestos, experimentando interpretá-la de forma dramática, cômica, sussurrando, por exemplo.
• PEÇA AJUDA DA FAMILIA, FAÇA
UM ÁUDIO, VÍDEO OU ESCREVA O DIÁLOGO.
• EXEMPLOS DO JOGO: A
atividade consiste em um DIÁLOGO IMPROVISADO, baseado em perguntas e
respostas, porém utilizando gestos exagerados e voz “estranha”.
• O desafio é desenvolver
o diálogo seguindo a ORDEM ALFABÉTICA. Sendo assim, a primeira palavra
da primeira pergunta deve iniciar com a letra “A”, e a primeira palavra da
resposta deve iniciar com a letra “B”.
• O diálogo deve
prosseguir até alguém errar, ou não conseguir ir adiante. Quando isso
acontecer, recomece o jogo, voltando para a letra “A” com uma nova dupla se
desejar.
Exemplo de diálogo:
jogador 1 - Amigo, você por aqui?
jogador 2 - Beleza! Sim e você o que faz por aqui?
jogador 1 - Comecei a trabalhar nesta loja hoje!
jogador 2 -“Da hora mano!”
jogador 1 - Então, vamos tomar um suco, qualquer dia desses?
jogador 2 - Faz tempo que não fazemos isso.
jogador 1 - Gosta de que tipo de suco?
jogador 2 - Hortelã com abacaxi
03. Após analisar os conceitos sobre teatro, responda as questões abaixo:
a) Como foi seu processo de criação nessas experiências teatrais da atividade 1 e 2? Quais foram as dificuldades e os desafios? Justifique sua resposta.
b) Escreva um texto explicando o que você aprendeu, o que achou difícil ou interessante na linguagem do teatro.
Se ainda
permanecer dúvidas e, em caso afirmativo, descreva para esclarecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma