CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Atividade de Recuperação: Preservação e conservação da biodiversidade

 

ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS  30/09/20

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

PROFESSORA: ANGELA

Tema: Preservação e Conservação da biodiversidade

Série: 9ªA,B

O Brasil é um dos países com maior biodiversidade do planeta. O termo biodiversidade pode referir-se ao conjunto de seres vivos existentes no planeta com um todo ou conjunto de seres vivos de determinado ambiente, as diferentes relações entre eles e com o ambiente onde vivem. Quando falamos em biodiversidade de um ecossistema, estamos falando, então, da variabilidade existente entre os seres vivos desse ecossistema, tanto entre indivíduos da mesma espécie como entre seres de espécies diferentes, e também das relações ecológicas entre eles e entre eles e o ecossistema.

A riqueza de biodiversidade corresponde à grande diversidade de paisagens naturais, como praias, cachoeiras, florestas, rios, lagos, cavernas e montanhas. Esses fatores, associados á grande diversidade cultural brasileira, com artesanato, comidas, musicas e festivais típicos de cada região, fazem de nosso país um dos mais visitados por turistas do mundo. O fato de o Brasil apresentar elevada biodiversidade implica uma grande responsabilidade de preservação, que diz respeito a todos os brasileiros e requer empenho.

A preservação da biodiversidade é importante por diversos motivos, e todos acabam envolvendo a sobrevivência futura da espécie humana. Isso ocorre porque os seres vivos de um ecossistema estão todos inter-relacionados, em uma verdadeira teia de vida, e a extinção de uma espécie afeta, direta ou indiretamente, outras espécies.

A extinção é um fenômeno natural: diante de condições ambientais adversas, algumas espécies desaparecem, enquanto outras, com determinadas características, sobrevivem e geram descendentes. Entretanto, muitas atividades humanas danosas para o ambiente, que acarretam a poluição e o desmatamento, intensificam a extinção de espécies.

De acordo com a ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS), antes dos seres humanos surgirem na terra, a taxa de extinção natural era de uma espécie a cada 13,5 meses. Atualmente, a previsão é de que, nos próximos 20 anos, o planeta perca aproximadamente de 20 a 75 espécies por dia.

Por isso proteger a biodiversidade é fundamental para a manutenção da vida no planeta, o que pode ser feito de duas formas: preservando e conservando. Apesar de parecerem sinônimos, esses termos representam duas formas diferentes de proteção da natureza.


Atividade de recuperação – Após a leitura do texto, responda as questões:

1) A biodiversidade atual é a mesma de 500 anos atrás? Por que?

2) O número de espécies de seres vivos se distribui da mesma maneira em todas as partes do planeta? Explique.

3) Qual é a relação entre o desmatamento para ampliação de aéreas de cultivo e a perda de biodiversidade?

4) De que maneira o conhecimento tradicional e o cientifico podem contribuir para a proteção da biodiversidade.

5) Devido ás atividades humanas que destroem o habitat das abelhas, bem como o uso intenso de agrotóxicos, estes insetos encontram-se ameaçados de extinção. Considerando o papel desempenhado pelas abelhas no ambiente como polinizadoras, elabore uma explicação de como sua possível extinção afetaria a espécie humana.

6) Qual é a diferença entre preservar e conservar?

7) Qual a nossa responsabilidade em preservar a biodiversidade e de que forma faremos isso?

8) De que maneira a extinção de uma espécie afeta a vida de futuras gerações?

 

Observação: Se preferível, consulte o livro de Ciências ou em sites, Capítulo 3 – Conservação da biodiversidade. (Pessoal por favor, não esqueçam de colocar o nome completo e a sua série nas atividades). Enviar as atividades para o e-mail: angelapaulasantos@prof.educacao.sp.gov.br  até 07/10/20!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma