CRONOGRAMA DE POSTAGENS


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3 ANOS
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quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Atividade de Recuperacão Contínua - 3º Bimestre

 


Boa noite!!

Atividade de Recuperação Contínua – 3º Bimestre                                     

Enviar até o dia: 06/10/2020

Email: elizangelamoura@prof.educacao.sp.gov.br

 

Tabela Periódica e Balanceamento e Interpretações das Transformações Químicas

1 – A tabela periódica de Mendeleev teve grande aceitação na comunidade científica. Descreva a sua importância.

 

2 – Consultando a tabela periódica indique, para os elementos químicos: cálcio, nitrogênio, fósforo, ferro, manganês e boro, o período e o grupo que pertencem, a classificação em metais, não metais, gases nobres, elementos representativos ou de transição e o número atômico.

 

3 – O conjunto de propriedades de um metal determina sua utilização comercial. O ferro, por exemplo, é utilizado na sustentação de edifícios por ser muito resistente; no entanto, enferruja facilmente. O alumínio, por sua vez, embora não apresente a mesma resistência que o ferro, não sofre corrosão quando exposto ao ar livre, por isso pode ser utilizado em estruturas de janelas, portas, grades, etc., sem proteção de tinta, necessária nas estruturas de ferro. Cite exemplos de outros metais utilizados comercialmente.

 

4 – O gás amoníaco NH3 (g), é matéria-prima importante na obtenção de fertilizantes usados na agricultura. Industrialmente, ele é obtido por reação de síntese, a partir de substâncias simples. Equacione essa reação de síntese.

 

5 - Represente por meio de equações químicas balanceadas, cada uma das transformações químicas que envolvem a produção de ferro-gusa:

a)   a) O gás monóxido de carbono (CO) é formado na combustão incompleta do carvão e reagirá com o óxido de ferro III (Fe2O3), extraído do minério de ferro, e terá produtos o ferro líquido (Fe) e o gás dióxido de carbono (CO);

b)    b) A  remoção das impurezas do minério de ferro é realizada pela adição de calcário (CaCO3), cuja interação com o dióxido de silício (SiO2) leva à formação da escória (CaSiO3) e de dióxido de carbono (CO2);

 Orientações:

·         Essa atividade é somente para os alunos que NÃO entregaram as atividades do 3º bimestre.

·         Os demais alunos façam a atividade no caderno como roteiro de estudo.

·         Dúvidas: elizangelamoura@prof.educacao.sp.gov.br

·         Respeitar o prazo de entrega.

 


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