Leia o texto abaixo e enviem as respostas para a página https://www.facebook.com/cosplayjanaina
Histórias de contos de fadas são algo que fazem parte de nossa infância, não importa o gênero, de onde veio entre outros, pelo menos uma daquelas tradicionais histórias infantis você já deve ter ouvido, ou nos dias de hoje, assistido algum filme sobre eles. O que muitos podem não saber sobre elas é antes mesmo de muitas virarem filmes da Disney ou serem livros lidos na hora de dormir para ajudarem as crianças terem bons sonhos, esses contos eram na verdade histórias assustadoras com o intuito de distrair os adultos.
Compartilhados oralmente, os primeiros contos de fadas eram narrativas de terror contadas em reuniões e encontros de pessoas, além de serem usadas para entreter os adultos, elas também serviam para assustar as crianças fazendo com que as mesmas não desobedecem os mais velhos. Foi apenas por volta do século XVII na França, que os contos infantis surgiram da forma que conhecemos atualmente com Charles Perrault, e foram se popularizando mais tarde com os irmãos Grinn. A adaptação dessas histórias veio através da vontade de amenizar as narrativas polêmicas, as transformando em mais fantasiosas,
As primeiras histórias adaptadas por Charles Perrault foram A Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho, O Barba Azul, As Fadas, Cinderela, O Gato de Botas, Henrique do Topete e o Pequeno Polegar. Após algum tempo os irmãos Grinn também começam a reescrever seus contos, porém com uma visão mais voltada para a fé cristã e os valores morais. E em seguida o Dinamarquês Hans Christian Andersen se junta aos autores de fabulas infantis, trazendo em seus contos finais não muito felizes, já que o mesmo gostava de mostrar para as crianças que para alcançar seus objetivos era preciso passar por moomentos difíceis para só então por chegar no céu.
Em Bela Adormecida, no conto original a personagem na verdade se chama Tália. Ela espeta seu dedo em uma farpa de linho e fica inconsciente, é quando então o príncipe a encontra e apaixonado pela beleza da jovem, ele decide abusar sexualmente de Tália a abandonando e voltando para seu reino. A moça ainda desacordada dá a luz a um casal de gêmeos, que em procura de alimento acabam chupando o dedo de Tália, e assim fazem com que a farpa seja sugada acordando a jovem. Ela dá os nomes de Sol e Lua para as crianças, e mais a frente descobre que o rei que a abusou, era na verdade casado. Quando a esposa do rei descobre sobre Tália e os bebês, ela ordena que os matem, cozinhando as crianças e queimando a moça no fogo. No final do conto a rainha acaba morrendo pelas mãos do próprio rei, e ele então se casa com Tália.
O nome de Tália é mudado para Aurora por Tchaikovski em 1888, quando o mesmo compõe o balé A Bela Adormecida, a troca de nomes é feita como uma homenagem do musico a sua mãe de mesmo nome. A disney então em 1959 lança seu filme baseada na versão de Perrault e alem de contar com grande parte da trilha sonora sendo criada por Tchaikoviski, a princesa mantem o nome de Aurora. Além do desenho, Aurora também aparece em um live action criado pela Disney em 2014, que tinha como foco a história de Malévola, a bruxa de A Bela Adormecida.
meu email institucional é janainacrodrigues@professor.educacao.sp.gov.br
ResponderExcluir