ATENÇÃO ALUNOS COM ATIVIDADES ATRASADAS E COM ENTREGAS PARCIAIS
- Orientações Gerais para entrega de atividades atrasadas, todas serão aceitas por completo, portanto enviem o quanto antes para a nota do primeiro e do segundo bimestres.
- Sigam as orientações e, por favor, avisem aos seus colegas de sala, usem as tecnologias disponíveis e tentem fazer as atividades solicitadas.
- Coloque nome completo, o ano (Ex. 7º e a série) e a data de resolução em cada folha do caderno;
- Coloque o Título da Atividade no início (semana de XX até XX de Maio – título da atividade);
- Ao terminar toda a atividade, tire foto (legível) de cada folha e envie para o meu e-mail (paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br), você pode fazer no Word também ou outro editor de texto, mas sempre deixe uma cópia no CADERNO.
- No e-mail, colocar o título da atividade no campo “ASSUNTO” e no corpo da mensagem o NOME COMPLETO e ANO/SÉRIE;
- Essas atividades são avaliações e pontos de presença para compor a nota do 1º bimestre e valerá de 0 (Zero) a 10 (Dez);
- Todas as atividades que devem ser realizadas em Ciências referentes aos meses de Maio/Junho/Julho/Agosto/2020, devem ser feitas e enviadas, o importante é que façam, entreguem e deixem no caderno, pois contam como presença e nota de 2020.
ATENÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES QUE SÃO SOLICITADAS DEVEM SER ENTREGUES VIA EMAIL: (paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br) E UMA CÓPIA EM CADERNO.
A ESCOLA TAMBÉM ESTÁ RECEBENDO AS ATIVIDADES DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 10:00 AS 15:00, TEM QUE ESTÁ DEVIDAMENTE SEPARADA POR MATÉRIA E IDENTIFICADA.
ATENÇÃO SEGUE LINK PARA QUEM AINDA NÃO RESPONDEU
QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.
ACESSEM O LINK ABAIXO PARA RESPONDER:
https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8
Data: semana – 28 de setembro até 02 de outubro.
Número de aulas: 4
- Contato e entrega de atividades: via e-mail paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br e sempre uma cópia no caderno.
- Você pode tirar foto do que foi feito no caderno, pode enviar no Word ou no corpo do e-mail.
Orientações para entrega de Atividades.
- Coloque o nome completo, o ano (Ex. 7 e a série) e a data de resolução em cada folha do caderno;
- Coloque o Título da Atividade no Início (semana de XX ate XX de agosto - título da atividade);
- Ao terminar toda a atividade, tire foto (legível) de cada folha e envie para o meu email (paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br), você pode fazer no Word também ou outro editor de texto, mas sempre deixe uma cópia no CADERNO;
- No email, colocar o título da atividade no campo "ASSUNTO" e no corpo da mensagem o NOME COMPLETO E ANO/SÉRIE.
Prazo para a entrega: 07/10/2020
Tema: RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE.
Segundo o IBGE, o Brasil possui seis biomas, os quais apresentam características distintas entre si, como a vegetação, clima e hidrografia.
Atividade 1: Avaliação dos conteúdos e habilidades - Biomas Brasileiros
1. Assinale a opção que apresenta unicamente características da Caatinga.
A) Compreende a área em que se encontra a maior floresta tropical do mundo.
B) Ocupa boa parte da região Nordeste do Brasil e seu nome significa “floresta branca”.
C) É considerada a savana brasileira e compreende uma área de elevado potencial aquífero.
D) Compreende a região costeira do Brasil e atualmente restam menos de 10% da sua mata nativa.
2. O termo bioma pode ser conceituado como:
A) O conjunto de vida vegetal e animal presentes em um ambiente que possui condições naturais parecidas e que historicamente foi influenciado pelo mesmo processo de formação.
B) O agregado de seres vivos que dependem um dos outros para sobreviver. É dividido em: produtores, consumidores e decompositores.
C) O conjunto composto por todos os seres vivos do planeta, exceto as plantas e as algas, que formam a flora.
D) O conjunto formado por seres bióticos e abióticos que interagem entre si, formando um sistema equilibrado.
3. Os principais biomas brasileiros são:
A) Biomas costeiros, Campos, Pampas, Pradarias e Mata Atlântica.
B) Manguezal, Pradarias, Amazônia, Caatinga, Cerradão e Campo sujo.
C) Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Caatinga e Pantanal.
D) Mata de Galeria, Cerrado, Amazônia, Pantanal e Igapó.
4. A vegetação dos Pampas é composta, principalmente, por:
A) Gramíneas.
B) Plantas xerófilas.
C) Árvores de grande porte.
D) Árvores de pequeno porte.
5. Em qual Bioma brasileiro Você mora?
A) Amazônia
B) Mata Atlântica
D) Pampas
C) Caatinga
6. Sobre o Pantanal, julgue os itens a seguir e assinale apenas as proposições que apresentam características desse bioma.I. A fauna é semelhante à do bioma Amazônia. A flora conta com aproximadamente 20 mil espécies de vegetais.II. Conhecido também como Campo Sulino, esse bioma abrange o território do estado do Rio Grande do Sul.III. É considerado uma das maiores planícies alagadas do mundo, sendo o menor bioma em extensão territorial do Brasil.IV. Esse bioma compreende a bacia hidrográfica do Rio Paraguai, e o clima predominante é o tropical. Assinale a alternativa correta:
A) II - III
B) I - III - IV
C) II- III - IV
D) III - IV
7. Mata de terra firme, mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas, este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de floresta nativa no Brasil, ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado. O texto refere-se ao bioma:
A) Cerrado.
B) Amazônico.
C) Mata Atlântica.
D) Pampa.
8. A Mata Atlântica é um importante bioma brasileiro que, em virtude da intensa exploração, praticamente não existe mais. Esse bioma enquadra-se em que tipo de bioma mundial?
A) Savanas.
B) Floresta Tropical.
C) Deserto.
D) Campos.
9. A Mata Atlântica é uma floresta tropical que se estende desde o Rio Grande do Norte até o Sul em montanhas e planícies litorâneas. São características dessa floresta, EXCETO:
A) Apresentar grande diversidade de plantas e animais.
B) Apresentar baixa quantidade de espécies e de indivíduos.
C) Proporcionar abrigo para animais em extinção.
D) Possibilitar o desenvolvimento do turismo.
10. O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos estados brasileiros que possuem esse bioma.
A) Goiás e Mato Grosso.
B) Pará e Amazonas.
C) Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
D) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Atividade 2:
Caderno do Aluno - DIVULGANDO CONHECIMENTOS
O Uso da Tecnologia na promoção da saúde.
Atividade 1: Pesquise em livros didáticos, na internet ou em outras fontes de informações sobre o SARAMPO, se baseando nas seguintes questões:
- Quando o sarampo foi descoberto?
- Quais foram os primeiros casos registrados?
- Como eram feitas as primeiras ações de prevenção desta doença? Como são feitas agora?
- Qual a origem da vacina contra o sarampo?
- Como esta vacina é fabricada?
- Quais são os resultados da vacinação contra o sarampo?(controle ou erradicação).
- Como o desenvolvimento da tecnologia vem impactando na evolução da prevenção ao sarampo ao longo dos anos?
Atividade 3:
Caderno do Aluno - Situação de Aprendizagem 3 - Vírus e Bactérias
Leitura páginas 12, 13, 14 e 15.
Atividade 1 - Conhecendo Vírus e Bactérias.
Copie e responda as questões da página 12.
Com as informações obtidas na pesquisa ou consulta do material de aula dada, faça a reprodução do quadro em seu caderno, utilizando o exemplo do Caderno do Aluno página 12.
Atividade 2 - Uma conversa sobre a Dengue.
Leitura página 13, 14 e 15.
Copie e responda as questões da 1 a 5 da página 15.
Bom Estudo!
Na torcida contínua para que todos estejam bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma