ATENÇÃO ALUNOS COM ATIVIDADES ATRASADAS E COM ENTREGAS PARCIAIS
Orientações Gerais para entrega de atividades atrasadas, todas serão aceitas por completo, portanto enviem o quanto antes para a nota do primeiro e do segundo bimestres.
Sigam as orientações e, por favor, avisem aos seus colegas de sala, usem as tecnologias disponíveis e tentem fazer as atividades solicitadas.
Coloque nome completo, o ano (Ex. 7º e a série) e a data de resolução em cada folha do caderno;
Coloque o Título da Atividade no início (semana de XX até XX de Maio – título da atividade);
Ao terminar toda a atividade, tire foto (legível) de cada folha e envie para o meu e-mail (paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br), você pode fazer no Word também ou outro editor de texto, mas sempre deixe uma cópia no CADERNO.
No e-mail, colocar o título da atividade no campo “ASSUNTO” e no corpo da mensagem o NOME COMPLETO e ANO/SÉRIE;
Essas atividades são avaliações e pontos de presença para compor a nota do 1º bimestre e valerá de 0 (Zero) a 10 (Dez);
Todas as atividades que devem ser realizadas em Ciências referentes aos meses de Maio/Junho/Julho/Agosto/2020, devem ser feitas e enviadas, o importante é que façam, entreguem e deixem no caderno, pois contam como presença e nota de 2020.
ATENÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES QUE SÃO SOLICITADAS DEVEM SER ENTREGUES VIA EMAIL: (paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br) E UMA CÓPIA EM CADERNO.
A ESCOLA TAMBÉM ESTÁ RECEBENDO AS ATIVIDADES DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 10:00 AS 15:00, TEM QUE ESTÁ DEVIDAMENTE SEPARADA POR MATÉRIA E IDENTIFICADA.
Data: semana – 21 até 25 de setembro.
Número de aulas: 2
Contato e entrega de atividades: via e-mail paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br e sempre uma cópia no caderno.
Você pode tirar foto do que foi feito no caderno, pode enviar no Word ou no corpo do e-mail.
Orientações para entrega de Atividades.
Coloque o nome completo, o ano (Ex. 7 e a série) e a data de resolução em cada folha do caderno;
Coloque o Título da Atividade no Início (semana de XX ate XX de agosto - título da atividade);
Ao terminar toda a atividade, tire foto (legível) de cada folha e envie para o meu email (paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br), você pode fazer no Word também ou outro editor de texto, mas sempre deixe uma cópia no CADERNO;
No email, colocar o título da atividade no campo "ASSUNTO" e no corpo da mensagem o NOME COMPLETO E ANO/SÉRIE.
Prazo para a entrega: 01/10/2020
Tema: Esporte, Natureza e Preservação.
Atividades: Continuando com as nossas aulas de Esporte Radicais e de Aventura.
Atividade 1: Corrida de orientação.
Assista a aula e responda.
https://youtu.be/nYh77ONOIJA - Esportes Radicais e de Aventura - aula 9
Nesta aula vamos tratar sobre Corrida de Orientação.
https://youtu.be/NSM0yk5pOOI - Esporte de Orientação para iniciantes - Sobre corrida de orientação, mapas e rotas
Vídeo educativo para ensinar esporte de Orientação/ corrida de Orientação para crianças e adultos.
O vídeo está dividido em 3 partes:
Parte 1 - Tipos de mapas;
Parte 2 - Escolhas de rotas; e
Parte 3 - Execução da rota escolhida.
https://youtu.be/beF3fPEiPQo - Corrida de Orientação
Material de Apoio.
https://www.sportseventos.com.br/artigo.aspx?O-que-%C3%A9-Corrida-de-Orienta%C3%A7%C3%A3o?&i=109
https://pt.wikipedia.org/wiki/Orienta%C3%A7%C3%A3o
RESPONDA.
1. O que é um orientista?
2. Qual objetivo da corrida de orientação?
3. Quais os equipamentos da corrida de orientação?
4. Como a corrida de orientação é desenvolvida?
5. Quando a corrida de orientação chegou ao Brasil?
6. Quais os equipamentos necessário para esta corrida acontecer?
7. Existe modalidade dentro deste esporte?
8. Como acontece a apuração do vencedor da corrida de orientação?
9. Onde acontece estas corridas?
10. Quais são as principais características da corrida de orientação?
Atividade 2: RAPEL
Rapel é uma técnica vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações.
Trata-se de uma atividade criada a partir das técnicas do alpinismo o que significa que requer preocupação com a segurança do praticante. Este deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas. Cursos preparatórios são indispensáveis.
A atividade é praticada essencialmente em grupo onde cada integrante se deve preocupar com o companheiro, questionando qualquer situação que possa gerar um incidente e até um acidente.
Rappel é uma palavra que em francês quer dizer "chamar" ou "recuperar" e foi usada para batizar a técnica de descida por cordas. O termo veio da explicação do "criador" do rappel, Jean Charlet-Stranton, por volta de 1879, quando explicava a técnica: "je tirais vivement par ses bouts la corde qui, on se le rappelle...." que quer dizer em tradução livre "Quando chegava perto de meus companheiros eu puxava fortemente a corda por uma de suas pontas e assim a trazia de volta para mim...", ou seja, ele chamava a corda de volta ao terminar a escalada e a descida de uma montanha ou pico.
Categorias de Rapel:
Rapel em Positivo: quando os pés têm contato com a parede, durante a descida.
Rapel em Negativo: quando praticado em vãos livres, onde não há contato dos pés com a parede.
Para cada técnica é possível realizar algumas manobras como saltos, giros e descidas de ponta-cabeça.
Salvamento com Rapel: O rapel também é utilizado como técnica de salvamento em muitas situações. Os bombeiros do mundo todo utilizam desta técnica para o resgate de pessoas.
Equipamento: São utilizados diversos equipamentos diferentes para cada necessidade. É preciso estar atento a cada detalhe, revendo todos os pontos sempre. Redundância é um fator de segurança.
Existem equipamentos voltados para a amarração ou ancoragem da corda de descida, como os mosquetões, as fitas tubulares e as ancoragens back-ups.
Entre os equipamentos individuais básicos estão a arnês, mosquetão, luva, freio e capacete. Normalmente são utilizados equipamentos com certificação de segurança internacional.
Esse conjunto adapta-se ao corpo com conforto na altura da cintura e, depois de conectado à corda e travado, permite ao praticante uma descida com velocidade controlada, sem esforço maior, utilizando o atrito entre o oito (um tipo de descensor) e a corda e controlando com uma das mãos a passagem da corda pelo sistema. Não requer força, apenas determinação, um pouco de coragem e técnica, sendo necessária uma formação antecipada de forma a evitar acidentes trágicos e fatais. Quem cai, por não saber utilizar corretamente os equipamentos, só cai uma vez!
As descidas devem ser monitoradas por um agente, no lançamento, e por outro agente, durante a descida cuidando da segurança lá embaixo. Ele segura a ponta da corda, esticando-a, caso necessário e provocando atrito no sistema conectado, colaborando com o praticante em caso de alguma dificuldade.
É uma atividade segura desde que praticada com muita atenção aos princípios de segurança.
Cuidados: Toda prática de rapel deve ser executada em grupo, pois um integrante é sempre responsável pela vida de outro.
Toda descida deve ter no mínimo três participantes:
O que aborda: que é o responsável por colocar o praticante na corda, conferir se seu equipamento está correto e orientá-lo no momento da abordagem.
O que desce: Que é o praticante atual, ou seja, quem vai fazer a descida.
O que faz a segurança: Que é a pessoa que vai estar lá em baixo, segurando a corda, atento a qualquer vacilo que o que desce possa dar.
Quem fica responsável pela segurança da descida, deve ter total atenção, pois com ele fica o último recurso antes de uma fatalidade. Se alguém que está descendo perde o controle de sua descida, é o segurança quem vai ter que fazer o bloqueio dele na corda, ou seja, parar a sua queda e evitar que ele caia.
Rapel no Viaduto Sumaré: Conhecida como Ponte Sumaré, é um dos lugares de maior procura para a prática do rapel em São Paulo!
SOBRE A PRÁTICA DO RAPEL NO VIADUTO SUMARÉ
Já pensou em pular da ponte com os amiguinhos? Sim??? Você está no lugar certo! Nossa equipe está preparada para proporcionar essa experiência totalmente fora do comum a todos os corajosos (ou não!) que quiserem se divertir!
O rapel é uma das técnicas utilizadas na escalada, onde é possível através de equipamentos, realizar a descida por corda.
Rapel Acompanhado: O instrutor acompanha e orienta todos os participantes (rapel acompanhado), do início ao fim da atividade, portanto, não é necessário ter experiência alguma para poder se inscrever!
Da forma como realizamos a brincadeira, o rapel fica extremamente seguro e divertido!
Rapel Monitorado: Nesta opção o praticante desce sozinho, com monitoramento na saída do rapel e um instrutor na ponta da corda.
O rapel monitorado é para quem já tem preparo psicológico ou coragem para se aventurar sozinho! Bora lá?.
POR QUÊ FAZER RAPEL?
Para sentir a adrenalina!
Ver os carros passando logo ali embaixo,definitivamente, não é para qualquer um!
Para conhecer os seus limites!
Venha superar os seus limites e enfrentar em grande estilo o seu medo de altura.
Para contar para os seus netos!
Registramos o momento de sua descida com fotos sensacionais.
https://youtu.be/rMhCDAXl2Bw - Rapel na Sumaré - SãoPaulo
Descer na corda nunca foi algo fácil, imagina em meio ao caos de Sampa! Se liga nesse rolê na Ponte Sumaré que você também pode fazer.
https://youtu.be/RQ23e3e1zz0 - Como fazer rapel, uma pequena introdução à prática esportiva.
Neste vídeo, mostro de forma prática e eficiente, uma das maneiras de você fazer rapel. Não é uma aula de rapel e sim uma introdução à prática do rapel aos que não conhecem a nossa atividade. Mostro como se usa um freio oito e quais equipamentos são necessários para a prática.
https://youtu.be/JxetnzGCY2Q - Boca da Onça - Maior cachoeira do MS / Maior rapel de plataforma do Brasil.
A maior cachoeira do Mato Grosso do Sul e o maior rapel de plataforma do Brasil, na Boca de Onça em Bodoquena MS - Paraíso para os amantes de aventura.
https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/rapel-conheca-esse-esporte-de-aventura-e-os-seus-
beneficios-para-a-saude_a6209/1
https://conect.online/blog/resgate-de-pessoas-em-altura-como-executar-sem-panico/
https://oliveiraalpinismo.com.br/resgate-em-altura/
RESPONDA.
1. Quais os benefícios do Rapel para sua saúde?
2. Quais os cuidados importantes.Há restrição para o rapel?
3. Onde pode ser praticado o Rapel?
4. Quem pratica rapel?
5. Qual é o objetivo do rapel?
6. Quais os principais instrumentos do rapel?
7. O que é resgate em altura?
8. Como elaborar um plano de resgate em altura, qual o melhor método?
9. O que é trabalho em altura?
10. Mediante ao conhecimento obtido o rapel é só um esporte? Justifique sua resposta.
Atividade 3: RAFTING
Desbravar belas corredeiras descendo a bordo de um bote. Esse é o rafting, um esporte que mistura adrenalina com segurança, e que pode ser praticado por qualquer pessoa. Por ser praticado em equipe, proporciona a toda a família ou a um grupo de amigos o prazer de desenvolverem uma atividade juntos.
O rafting é um desporto de aventura que se baseia na prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança. Antes de se começar qualquer descida de rafting, um condutor da atividade passa a todos os participantes detalhadas instruções de conduta relativas à segurança.
https://globoplay.globo.com/v/6405345/ - Fant360: sinta emoção do rafting nível 4, em Pucón, na Patagônia chilena. Exibição em 7 jan 2018.
Dificuldade é considerada a mais forte do turismo de aventura. A repórter Renata Ceribelli mostra o canionismo em todos os ângulos, em 360º.
Material de Apoio.
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/educacao-fisica/rafting
1. Como é praticado o Rafting?
2. Quais os riscos do esporte?
3. Quem pode praticar o esporte?
4. Qual o objetivo do Rafting?
5. Onde podemos praticar?
6. Quais os equipamentos necessário para a prática do esporte?
7. Quando o esporte começou a ser praticado no Brasil?
8. Qual é a história do esporte resumidamente?
9. O que o esporte pode trazer de benefícios?
10. Quais as regras do esporte?
11. Quais os níveis leigos ou aprendiz pode se aventurar?
12. Os demais níveis porque só profissional pode fazer, quais os riscos?
13. A mistura dos esportes pode nos trazer quais os benefícios Rafting e Rapel?
Bom estudo!
Na torcida contínua para que todos estejam bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma