CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Teoria da evolução

 

ESCOLA  ESTADUAL HERBERT BALDUS  12/08/20

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

PROFESSORA: ANGELA

Série: 9ªA,B

Tema: Teoria da evolução

Charles Robert Darwin e Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, conhecido como Cavaleiro de Lamarck, foram dois pesquisadores fundamentais para o desenvolvimento da teoria da evolução das espécies, ambos entendiam que o meio ambiente exerce um papel fundamental no processo evolutivo.  Alguns  termos científicos surgiram nesta pesquisa e serão fundamentais discutirmos em nossos estudos, tais como o significado dos termos: uso e desuso, herança de características adquiridas, adaptação, seleção natural.

Segundo Lamarck o ambiente é o principal fator que provoca modificações nos organismos. Segundo Darwin o ambiente apenas seleciona as variações que melhor se adaptam ao ambiente.

A partir dessa constatação, Darwin propôs a teoria da seleção natural, em seu livro – A Origem das Espécies, dizendo que a seleção natural nada mais é do que um mecanismo evolutivo que se baseia na sobrevivência e reprodução diferencial de indivíduos de uma população. Costuma-se dizer que o ambiente seleciona o organismo mais apto a viver em um determinado ambiente.

Atividades:

1) Quando nos referimos a seres vivos, o que é uma espécie?

2) O que você entende por Evolução das Espécies?

3) Como classificamos os seres vivos? Você lembra quais são os cinco reinos?

4) Faça uma pesquisa em livros didáticos ou internet sobre as idéias de Lamarck e Darwin.

5) Na sua opinião, como as espécies podem se modificar com o passar do tempo?

6) Na sua opinião, qual ou quais fatores (ambientais e/ou antrópicos) podem modificar uma espécie?

 

Observação: Pesquisar as atividades no livro de Ciências, Capítulo 2 – Evolução.  Enviar as atividades para o email: angelapaulasantos@prof.educacao.sp.gov.br  até 19/08/20!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma